The 1975 tem show interrompido na Malásia
Reprodução/Twitter

Shows do The 1975 são sempre demonstrações de liberdade sexual e amorosa, com o vocalista Matt Healy fazendo discursos e beijando fãs e outros integrantes no palco. Mas o posicionamento da banda não colou na Malásia.

Ironicamente, a apresentação da banda em um festival chamado Good Vibes terminou mais cedo na noite desta sexta-feira (21), no horário local, na capital Kuala Lumpur.

Acontece que o país tem leis rígidas criminalizando a homossexualidade, e atos descritos no código penal como “relações contra a ordem da natureza” e “atos de indecência grosseira” podem até levar à cadeia.

Obviamente Matt Healy não se calou diante desse absurdo, chamou o governo da Malásia de “bando de idiotas” e depois ganhou um beijo do baixista Ross MacDonald (assista nos vídeos mais abaixo).

O The 1975 estava apenas na sétima música quando o vocalista voltou ao microfone e encerrou o show, dizendo que a banda havia “acabado de ser banida de Kuala Lumpur” (via NME):

Eu cometi um erro. Quando estávamos agendando shows, eu não estava prestando atenção. Eu não entendo o propósito de convidarem o The 1975 para um país e depois dizerem com quem podemos fazer sexo. Sinto muito se isso ofende vocês e a sua religião, mas o governo de vocês é formado por um monte de idiotas e eu não tô nem aí mais. Não estou no clima.

Infelizmente, vocês não ouvirão nossas músicas mais alegres porque eu estou furioso. Não é justo porque vocês são jovens e tenho certeza que muitos de vocês são gays, progressistas e legais. Eu tinha cancelado o show ontem, mas decidimos manter para não decepcionar vocês, que não são o problema. […] Mas é ridículo dizer aos outros o que devem fazer. Então se vocês querem me convidar para um show, podem ir se foder. Eu vou pegar o dinheiro de vocês e vocês podem me banir depois.

A organização do festival Good Vibes divulgou uma nota dizendo sentir muito pela interrupção do show e dizendo que ela ocorreu pelo “descumprimento de regras locais para performances artísticas”.

O evento permitiu que as pessoas que compraram ingresso para sexta-feira também possam comparecer no sábado (22) ou domingo (23). Os headliners dos próximos dias de festival são The Kid LAROI e The Strokes.

The 1975 e protestos contra leis anti-LGBTQIA+

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o The 1975 protesta contra leis locais que retiram direitos LGBT+. Em 2019, Matt Healy beijou um fã durante um show em Dubai, nos Emirados Árabes.

LEIA TAMBÉM: The 1975 mostra no Lollapalooza que cativou fãs brasileiros e será bem-vinda quantas vezes quiser

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!