Podcast: música de protesto na América Latina
Arte: Bruce Rodrigues

Qual será o tamanho do impacto causado pelos últimos governos na cultura brasileira? E de que forma episódios como o 8 de janeiro, quando golpistas invadiram a sede dos poderes em Brasília, serão retratados na nossa música?

Pra tentar responder a essas e outras perguntas, o Podcast TMDQA! recebeu os músicos Mateo Piracés-Ugarte, da Francisco, el Hombre, e Gabriel Aragão, do Selvagens à Procura de Lei. Ambos estão lançando álbuns em que reforçam a sua posição política.

O programa também contou com um dos principais jornalistas de cultura do país – Alexandre Matias, do Trabalho Sujo, que fez uma análise da música de protesto no passado, quando vários países na América Latina atravessavam uma ditadura militar:

Infelizmente o Brasil é isolado do resto da América Latina, e não é só pela questão do idioma. É uma questão da indústria do entretenimento brasileira, que simplesmente resolveu se fechar pro resto da América Latina porque o nosso país é continental, muita gente já está aqui e assim a gente consegue ‘controlar melhor’ [o consumo da arte].

Quando estamos falando dos anos 60 e 70 especificamente, por termos atravessado ditaduras militares na Argentina e no Chile durante períodos próximos, tinha uma conexão artística. Desde o Secos e Molhados fazendo ‘Sangue Latino’ à Tropicália com ‘Três Caravelas’, Chico Buarque também fazia essa conexão com os latinos e com o Pop italiano.

Durante o programa, Mateo Piracés-Ugarte contou que seu pai foi um sobrevivente da ditadura chilena, e relembrou ícones de lá como Victor Jara e Violeta Parra. Já Gabriel Aragão destacou artistas que fazem protesto com poesia, como Belchior, Legião Urbana e Los Hermanos.

Você pode assistir ao corte em vídeo do Podcast TMDQA! logo abaixo, e conferir o programa completo (áudio, vídeo) clicando nos links ou ao final da matéria.

Continua após o vídeo

Ouça e assista ao Podcast TMDQA!

O Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos! vai ao ar todas as sexta-feiras, e você pode ouvir e assistir de graça nos apps de streaming e no YouTube. Apoie por apenas R$ 8 por mês e entre pro nosso Grupo Secreto.

Logo abaixo, você também pode ouvir a playlist especial inspirada neste episódio e criada por todos da mesa, com músicas latinas de protesto de todas as épocas e estilos, de Chico Buarque e Mercedes Sosa a El Efecto e Ana Tijoux.

LEIA TAMBÉM: Kurt Cobain e seu envolvimento com os movimentos LGBTQIA+ e Riot Grrrl [Podcast]

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!