Patti Smith racismo
Imagem: Divulgação

O disco Easter, lançado por Patti Smith em 1978, foi responsável por lançar a cantora ao estrelato graças a hits como “Because the Night”. Mas ali também está uma música que gerou muita polêmica já na época, chamada “Rock N Roll Nigger”.

O termo “nigger”, para quem não é familiarizado, é considerado racista e altamente ofensivo nos Estados Unidos quando usado por uma pessoa branca para se referir a uma pessoa preta, dando tons pejorativos e que remetem à escravidão.

Acontece que agora, 44 anos após o lançamento, a música foi retirada de serviços de streaming como Spotify, Apple Music, Tidal e Amazon Music, possivelmente por uma decisão da própria equipe da cantora, ainda que isso não tenha sido explicitado.

Na letra, Patti Smith descreve personalidades brancas e negras que considera subversivas, como ela própria, Jesus Cristo, Jimi Hendrix e o pintor Jackson Pollock, e insinua que o termo “nigger” pode se aplicar a todas elas, como se fosse uma alcunha dada para rebeldes.

Em uma entrevista na época, a cantora usou uma justificativa um tanto bizarra para explicar por que pensava dessa forma:

O sofrimento não faz de você um ‘nigger’. Quer dizer, eu cresci pobre também. Você acha que os negros são melhores que os brancos? Eu fui criada ao lado de negros. Tipo, eu posso andar na rua e dizer pra uma criança: ‘ei, nigger’. Eu não tenho nenhum super-respeito ou medo desse tipo de coisa.

Será que Patti mudou de opinião?

Música é presença constante nos shows de Patti Smith até hoje

Desde 1978 até 2019, a música sempre marcou presença no setlist dos shows de Patti Smith. Faz três anos que a cantora não toca mais a faixa, embora não tenha apresentado um motivo, mas é possível que já se tratasse de um sinal de sua mudança de pensamento.

Vale lembrar que “Rock N Roll Nigger” já foi regravada por artistas como Marilyn Manson, Courtney Love e Trent Reznor.

LEIA TAMBÉM: Seu Jorge faz discurso poderoso após ataques em Porto Alegre: “nunca nos curvaremos ao racismo”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!