Seu Jorge combate o racismo no Rio Grande do Sul

Infelizmente, mais uma vez, o Brasil foi palco para um triste episódio de racismo, dessa vez com Seu Jorge.

Como nós te contamos aqui no TMDQA!, o músico se apresentou em Porto Alegre e após o show foi alvo de ofensas racistas e outros tipos de xingamentos por parte da plateia do local.

Agora, o próprio artista resolveu se pronunciar a respeito de tudo que aconteceu e o fez através de um vídeo onde aparece cara a cara com a câmera, sendo contundente, forte e elogiando a história do Rio Grande do Sul, sabendo separar as pessoas de boa fé da parcela preconceituosa da população.

Seu Jorge fala sobre o Racismo

No vídeo, o artista conhecido por sucessos como “Amiga da Minha Mulher”, “Burguesinha”, “É Isso Aí” e “Tive Razão” começa relembrando o caso:

Meu Rio Grande do Sul. República Rio-Grandense. Terra abençoada de lindas cidades e gente muito boa. Fundada em 20 de Setembro de 1835 com as palavras de sua bandeira, ‘Liberdade’, ‘Igualdade’ e ‘Humanidade’.

Terra de Ronaldinho Gaúcho e Mano Menezes. Do grande escritor Luis Fernando Veríssimo. Terra de Renato Borghetti e Bebê Kramer. Do maior violão do mundo, meu grande ídolo e amigo, Yamandu Costa.

Terra da maravilhosa e ainda hoje, na minha humilde opinião de fã, a maior cantora brasileira de todos os tempos. A imortal Elis Regina.

Estado que minha vida inteira venho me apresentar com a única e exclusiva intenção que é a de levar a alegria, arte, informação e música para o povo do Rio Grande do Sul.

Terra de brasileiros citados aqui que me orgulham dizer: que bom que o Rio Grande do Sul é nosso! É do Brasil!

Terra do melhor churrasco do mundo e de um mate chamado chimarrão que eu confesso que eu nunca experimentei, mas que eu reconheço como tradição muito, mas muito importante do povo do Sul na cultura brasileira. Ainda vou experimentar um dia.

Eu tenho enorme respeito ao estado do Rio Grande do Sul e toda sua gente.

Na última sexta-feira, dia 14/10, fui contratado para fazer uma apresentação na cidade de Porto Alegre, no Clube Social Grêmio Náutico União. Era um jantar de gala com pessoas muito, mas muito bem vestidas para aquela ocasião. Um evento reservado somente para os sócios do clube.

Particularmente, não percebi nenhuma pessoa negra no jantar. E as pessoas negras que eu encontrei foram somente os funcionários que eu ouvi dizer que estavam proibidos de olhar pra mim ou falar comigo quando eu chegasse ao local do show. Mas o importante é que ao final do show eu falei com todo mundo, abracei todo mundo e tirei foto com todo mundo.

A verdade é que eu estava bastante empolgado. Já fazia um certo tempo que eu já não tocava na cidade com a minha banda.

Estávamos todos muito felizes de estarmos em Porto Alegre e quando chegou o final do show, eu saí do palco. Quando eu cheguei atrás do palco, eu começo a escutar muitas vaias e xingamentos, e logo por conta disso, eu percebi que não seria possível voltar pra fazer o famoso Bis.

Mas, sozinho, retornei ao palco e de maneira respeitosa agradeci a presença de todos, me despedi do público presente e me retirei do local do show.

Na verdade, o que eu quero dizer aqui é que eu não reconheci a cidade que eu aprendi a amar e respeitar. Não era a cidade dos inúmeros shows com as bandas amigas, O Rappa, Planet Hemp, Farofa Carioca e por aí vai.

Na verdade o que eu presenciei foi muito ódio gratuito e muita grosseria racista.

Seu Jorge agradeceu as pessoas que se sensibilizaram e denunciaram o episódio, incluindo a população de Porto Alegre que se revoltou com o comportamento das pessoas que lá estavam e ofenderam Seu Jorge.

Além disso, ainda foi contundente na fala sobre como não irá abandonar a luta contra o racismo:

Quero também dizer que é muito bom saber que, ao menos, depois de tudo isso, a nossa conexão não se rompeu e nem se romperá.

Agora, estaremos bem mais fortes e unidos, cada vez mais na luta contra o racismo e toda forma de preconceito e toda forma de discriminação.

Ao povo negro do Rio Grande do Sul e de toda região do Sul, quero dizer que amo todos vocês e admiro, respeito. E digo também que estamos mais unidos do que nunca, e que vamos vencer essa guerra que segrega nosso povo à miséria e à falta de oportunidades.

Que mata e maltrata nossos filhos, sobrinhos, primos, primas, irmãos, irmãs todos os dias. Estaremos na luta juntos, denunciando e combatendo todo tipo de tipificação da nossa gente, e respondendo com excelência, preparo, coragem, sabedoria e diplomacia.

NUNCA. JAMAIS nos curvaremos ao racismo e à intolerância. Seja ela qual for.

Não cederemos um milímetro sequer ao ódio. E combateremos e cobraremos das autoridades que a Justiça prevaleça e que os criminosos sejam devidamente punidos. A lei é para ser cumprida e assim, conclamo a grande nação afro-brasileira a se integrar com os movimentos sociais brasileiros que existem mais próximos da sua cidade.

No vídeo, Seu Jorge ainda fala mais sobre questões raciais, união e combate contra o preconceito, e você pode vê-lo na íntegra logo abaixo.

Estamos do seu lado, mestre! Força para seguir adiante e punição JÁ para os racistas.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!