Músicas gravadas por Elis Regina, Joan Jett, Alanis Morissette e mais desbancam versões originais de homens

Apesar da indústria da música sempre ter sido dominada pelos homens em praticamente todos os seus cargos, muitas mulheres que lutaram (e ainda lutam) contra a misoginia se tornaram referência para tantas outras artistas.

Entre essas grandes inspirações musicais estão cantoras veteranas como Aretha Franklin, Patti Smith, Cyndi Lauper e Joan Jett, mas também artistas mais novas que se destacaram com seus talentos como a saudosa Amy Winehouse e a incrível Alanis Morissette.

Ao longo de suas carreiras, tanto essas lendas internacionais como as icônicas e eternas cantoras brasileiras Rita Lee e Elis Regina incluíram em seus repertórios canções que foram originalmente lançadas ou compostas por homens.

Seja por conta de seus arranjos ou de uma maior sintonia com a voz das artistas, as versões regravadas por essas mulheres tiveram uma repercussão melhor do que as faixas originais, superando-as muitas vezes tanto em números quanto em qualidade.

Confira a seguir uma lista que mostra 10 vezes em que mulheres incríveis melhoraram músicas lançadas por homens!

10 músicas feitas por homens e melhoradas por mulheres

1. Aretha Franklin – “Respect”

Em 1965, Otis Redding lançou a música “Respect”, que abordava a história de um homem que estava sendo deixado de lado por uma mulher e que exigia respeito quando estivesse em casa.

Dois anos depois, a Rainha do Soul, Aretha Franklin, regravou a faixa fazendo algumas modificações na letra, abordando a luta por igualdade e pedindo respeito e reconhecimento ao valor das mulheres. A versão da lendária cantora se tornou um marco entre movimentos feministas e até hoje é enaltecida por muitas artistas.

2. Patti Smith – “When Doves Cry”

Outra cover muito conhecida é a de “When Doves Cry”, gravada pela icônica poetisa do punk Patti Smith. A artista incluiu seus vocais inconfundíveis na nova versão presente em seu disco de compilação Land (1975–2002), lançado em 2002.

A faixa original foi lançada por Prince como single de estreia do seu sexto álbum de estúdio, Purple Rain (1984). Segundo o biógrafo de Prince, Per Nilsen, a música foi inspirada em seu relacionamento com Susan Moonsie, membro do Vanity 6.

São duas versões incríveis, mas Patti fez um trabalho excepcional!

3. Cyndi Lauper – “Girls Just Want to Have Fun”

Provavelmente alguns amantes da música nem imaginam, mas “Girls Just Want to Have Fun”, um dos maiores sucessos da carreira de Cyndi Lauper, é uma cover. A versão original da música, que se tornou um super hino do feminismo, foi escrita e gravada pela primeira vez em 1979 pelo músico norte-americano Robert Hazard.

Deixando de lado as guitarras da pegada Glam Rock da faixa original, Lauper apostou nos sintetizadores e a faixa ganhou uma roupagem disco-pop que transformou a canção em um dançante hit. Parte da popularização da faixa se deu também por conta de seu aclamado videoclipe, que você relembra abaixo.

4. Rita Lee – “Erva Venenosa”

Uma situação parecida com a de Cyndi Lauper aconteceu com a lendária e saudosa Rita Lee. A cantora lançou uma versão tão poderosa de “Erva Venenosa” em seu décimo nono álbum de estúdio, 3001, que fez com que muitos acreditassem que a faixa era de fato dela.

O sucesso estrondoso levou a canção a integrar a trilha sonora de sete novelas ao longo dos anos, mas ela foi lançada originalmente pelo grupo brasileiro Golden Boys, como lado B do compacto Michael em 1965. A faixa dos Golden Boys, por sua vez, é uma versão brasileira da música “Poison Ivy”, lançada pelo grupo estadunidense The Coasters em 1959.

5. Joan Jett – “I Love Rock ‘N Roll”

É impossível não relacionar o hino “I Love Rock ‘N Roll” com a icônica Joan Jett. Ao lado de sua banda The Blackhearts, a cantora foi responsável por popularizar a faixa em 1982, cerca de 7 anos depois dela ter sido lançada originalmente pelo grupo The Arrows.

Conquistando o primeiro lugar na Billboard Hot 100 durante sete semanas, a emblemática música também ajudou Joan a consolidar seu nome como uma das maiores artistas do Rock de todos os tempos.

6. Amy Winehouse – “Valerie”

Em 2006, a banda indie The Zutons lançou a música “Valerie”. Hoje em dia, claro, basta ler o título para lembrar imediatamente de Amy Winehouse, que impressionava a todos com seus poderosos vocais.

Com Amy, a faixa foi agraciada com uma versão mais puxada para o Jazz e para o Soul e contou com a produção de Mark Ronson, Tendo sido lançada no segundo álbum do produtor, Version. Já uma versão mais lenta foi gravada por Amy para a BBC Radio 1, e incluída na versão Deluxe do seu elogiado disco Back To Black.

7. Sinéad O’Connor – “Nothing Compares 2 U”

Ninguém pode negar que Prince é um grande ícone, mas há pelo menos mais uma de suas faixas que ganhou sua melhor versão na voz de uma mulher.

Estamos falando do hit “Nothing Compares 2 U”, lançado originalmente pelo grupo The Family, formado e produzido pelo próprio cantor, em 1985, e popularizado anos depois em uma versão da saudosa cantora irlandesa Sinéad O’Connor.

A artista regravou a canção para seu segundo álbum de estúdio, I Do Not Want What I Haven’t Got, de 1990. Mesmo respeitando a suavidade da versão original, O’Connor adiciona um pouco mais de emoção à faixa e sua voz poderosa certamente colabora para o sucesso.

8. Elis Regina – “Me Deixas Louca (Me Vuelves Loco)”

Elis Regina consagrou inúmeras canções com sua voz inconfundível, e uma delas foi a belíssima “Me Deixas Louca”. A canção integrou o repertório do show “Trem Azul”, gravado por Elis apenas meses antes de seu falecimento, no início de 1982.

A música original, na verdade, é um bolero composto pelo cantor e compositor mexicano Armando Manzanero e que teve tradução de Paulo Coelho. Em 2012, Maria Rita, filha de Elis, também regravou a canção e a incluiu em seu primeiro disco ao vivo, Redescobrir.

9. Alanis Morissette – “King of Pain”

A lendária banda de rock britânica The Police lançou a faixa “King of Pain” como segundo single do seu quinto e último disco de estúdio, Synchronicity (1983). A canção foi escrita pelo vocalista e baixista da banda, Sting, como uma música pós-separação de sua esposa.

Vários artistas fizeram covers dessa faixa ao longo dos anos, mas uma das versões mais conhecidas foi a da incrível Alanis Morissette, que incluiu a canção no repertório do seu disco MTV Unplugged, de 1999, e arrepiou muita gente com a potência de sua interpretação.

10. Nico – “These Days”

Apesar de ser principalmente conhecida na voz da icônica cantora alemã Nico, a faixa “These Days” foi escrita por Jackson Browne quando ele tinha apenas 16 anos.

A cantora, que contribuiu bastante no disco de estreia do The Velvet Underground, lançou sua versão da música que abordava a perda e o arrependimento em seu disco solo Chelsea Girl, lançado em 1967.

O arranjo foi gravado por diversos outros artistas, incluindo Tom Rush e Gregg Allman.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!