Houve uma época em que bandas e artistas tinham grandes equipes voltadas para disparar apenas campanhas de marketing por e-mail. Um anúncio em destaque, uma tabela com datas de turnê, alguns blocos com merchandising. Hoje, esse formato até permanece, mas vem ficando em segundo plano.

Outra forma de conexão com os fãs vem tomando seu lugar: a newsletter. Embora também chegue por e-mail, esse formato está sendo ressignificado por autores, escritores, roteiristas, jornalistas, quadrinistas e, claro, músicos. O termo agora se refere à publicação periódica de ensaios, crônicas e análises de cunho pessoal ou profissional, sempre prezando por uma conexão com o leitor.

Os músicos, que já têm um público cativo por serem pessoas públicas, chegam a plataformas como o Substack já com status de celebridades. Por lá ou através de seus próprios sites, eles mandam “cartinhas” direto para a caixa de entrada dos fãs, driblando assim o temido algoritmo. 

Newsletters: a turnê de comeback

E-mail no ano de nosso Senhor de 2024? Exatamente.

As newsletters estão passando por um ressurgimento significativo. Com a saturação das redes sociais e a preocupação com a privacidade dos dados, essa forma de comunicação oferece uma maneira direta e íntima de dialogar com os leitores. Elas permitem que os criadores de conteúdo construam comunidades engajadas em torno de interesses específicos, oferecendo uma alternativa mais controlada e pessoal ao conteúdo das redes sociais. 

Além disso, as newsletters oferecem aos assinantes uma experiência curada e focada, fornecendo conteúdo relevante diretamente em suas caixas de entrada, sem a distração de algoritmos ou publicidade invasiva. Com essa abordagem mais intimista e direta, as newsletters estão se tornando uma ferramenta valiosa para escritores e criadores de conteúdo em geral, que buscam estabelecer conexões mais profundas e significativas com seu público.

Não é à toa que alguns músicos, que têm ótima habilidade com as palavras, estão recorrendo a essa forma de se manterem próximos dos fãs. Um dos motivos é a conexão direta, a construção de um mailing com pessoas que escolheram, de fato, manter contato com o artista.

Outro motivo é que algumas plataformas, como o próprio Substack, facilitam monetizar o conteúdo. Assim, os artistas – em especial, os independentes – ganham mais uma fonte de renda fixa.

Abaixo, você descobre cinco newsletters em inglês para os fãs de música que querem não apenas ouvir, mas também ler seus artistas preferidos. E, de bônus, descobre uma newsletter em português que todo fã de música deveria assinar!

Newsletters para quem ama ler sobre música

The Red Hand Files, por Nick Cave

Documentário de Nick Cave está disponível no Brasil pela Mubi

A newsletter gratuita do cantor e compositor australiano começou em setembro de 2018 como um espaço simples onde ele responderia perguntas de seus fãs.

Ao longo do tempo, a newsletter expandiu o conceito original, tornando-se um exercício de vulnerabilidade e transparência entre Nick Cave e seus fãs. Centenas de perguntas chegam semanalmente, abordando uma ampla variedade de questões, desde as brincalhonas até as profundas e pessoais. 

Cave lê todas elas e se esforça para responder uma pergunta a cada semana. “The Red Hand Files” não possui moderador, não é monetizado e apenas Nick tem acesso às perguntas que aguardam pacientemente para serem respondidas. Segundo o músico, a newsletter se tornou “um exercício transformador de união e comunhão”.

Clique para conhecer a newsletter de Nick Cave!

Patti Smith

Patti Smith racismo
Imagem: Divulgação

A newsletter de Patti Smith oferece aos leitores uma visão de sua vida criativa e uma oportunidade de se conectar com sua obra. Smith compartilha sua rotina de escrita e ainda criou a série “The Melting”, um diário pessoal escrito durante a pandemia. 

Ela convida os leitores a se juntarem a ela nessa jornada, compartilhando semanalmente reflexões, poesias e músicas, e oferecendo uma experiência única de imersão em sua arte. Vira e mexe, você recebe direto no e-mail um vídeo de Smith lendo um trecho de um livro que ama, enquanto um gatinho pede carinho ao seu lado. Há algo de belo nisso, ainda mais por Patti ser a autora mais velha nessa lista.

Clique para conhecer a newsletter de Patti Smith!

Spotlight, por Tenho Mais Discos Que Amigos!

Capa TMDQA! Spotlight

A Spotlight é a newsletter do TMDQA!, uma publicação que te oferece curadoria musical toda semana. Nosso objetivo é deixar o leitor e assinante bem informado do que acontece quando o assunto é lançamento, shows no Brasil, tendências do mercado musical e mais.

O que você ganha ao assinar a Spotlight? Notícias, resumo dos principais lançamentos das sextas-feiras; frases impactantes direto da boca dos artistas; análise aprofundada de tópicos relevantes no mundo do entretenimento musical; e playlists temáticas para curtir o melhor da música.

Ah, e de vez em quando ainda rola um cupom de desconto dos nossos parceiros para você adquirir ingressos de shows e festivais pagando menos. A newsletter chega ao seu e-mail a cada sexta-feira e é totalmente gratuita! 

Clique para conhecer a Spotlight!

The Machine Shop, por Colin Meloy

Colin Meloy Decemberists
Colin Meloy (Crédito: Michael Shemenski)

O vocalista do The Decemberists é um contador de histórias nato, e isso fica claro nas suas canções meio épicas, meio folclóricas.

Na newsletter, ele destrincha algumas das suas letras mais marcantes, grava covers, entrega demos e inéditas, além de narrar o processo de escrita dos seus livros de ficção e falar sobre a vida doméstica, seja sobre uma árvore no quintal ou sobre a experiência de encontrar uma caixa velha de cassettes. 

The Machine Shop é uma newsletter para todos aqueles que amam ler sobre a escrita e sobre as múltiplas formas de contar uma história.

Clique para conhecer a newsletter de Colin Meloy!

Kimbra

Kimbra: Ouça mais uma faixa que estará no novo álbum

Em sua newsletter, a cantora neozelandesa Kimbra fala sobre sua experiência como uma artista da música, faz observações poéticas sobre a vida e ainda compartilha áudios inéditos e até suas pinturas de aquarela. 

Para quem é fã, é um prato cheio. Mas para quem ainda não a conhece, a newsletter é uma ótima porta de entrada para entender a mente multitalentosa de Kimbra.

Clique para conhecer a newsletter de Kimbra!

Starship Casual, por Jeff Tweedy

Jeff Tweedy (Wilco)
Foto: YouTube/Reprodução

Atualmente, já são mais de 101 mil assinantes acompanhando as peripécias de Jeff Tweedy, o homem à frente do Wilco. Ele não é o único que assina a cartinha, às vezes escrita pelos empresários da banda, Crystal Meyers e Mark Greenberg, além de Spencer e Susie Tweedy, filho e esposa do músico. 

Parte do conteúdo é apenas para assinantes pagos, como um cover inesperado de Dolly Parton; outra parte é compartilhada com todos os assinantes, pagos ou não. Vale a pena se você é fã da mente que tornou o Wilco o que é hoje.

Clique para conhecer a newsletter de Jeff Tweedy!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!