George Michael Tom Jobim
Imagens: Divulgação

Quando o mestre da música brasileira Tom Jobim faleceu, em dezembro de 1994, o ícone Pop britânico George Michael estava no processo de composição de seu trabalho mais complexo e relevante, o disco Older.

Naquele ano, o pianista lançou seu último álbum de estúdio, chamado Antônio Brasileiro. Mas Tom Jobim já tinha 40 anos de carreira — ele começou em 1954, fazendo arranjos para orquestras e compondo para outros intérpretes.

No início dos anos 90, Tom já havia lançado seus grandes sucessos, incluindo parcerias inesquecíveis com Elis Regina, Chico Buarque e o americano Frank Sinatra, e influenciado o mundo inteiro com as inovações musicais da Bossa Nova.

Isso acontecia no exato momento em que George Michael buscava novos sons, especialmente no Jazz, Soul e R&B, para fazer um disco menos popular e mais confessional, abrindo seu coração sobre saúde mental e sexualidade.

George Michael dedicou o disco Older a Tom Jobim

Como te contamos neste artigo, o cantor britânico estava apaixonado pelo estilista brasileiro Anselmo Feleppa, que conheceu em 1991, mas perderia para a AIDS apenas dois anos depois.

Por todas as inspirações fornecidas por ele e por Tom Jobim, e logo em seguida as mortes dessas figuras tão importantes em sua vida, George Michael dedicou a eles o disco Older, lançado em 1996, como se lê no encarte:

Este álbum é dedicado a Antônio Carlos Jobim, que mudou a forma como eu ouço música, e a Anselmo Feleppa, que mudou a forma como eu olho para a minha vida. Que eles descansem em paz.

Edição expandida de Older tem versão de “Desafinado”

Além da dedicatória, George Michael cantou uma música de Tom Jobim, que foi incluída na edição expandida e remasterizada de Older, lançada agora em 2022 e já disponível em todas as plataformas.

“Desafinado”, famosa na voz de João Gilberto, mas escrita por Tom e Newton Mendonça, foi interpretada por Michael em parceria com Astrud Gilberto, outra lenda da MPB que ajudou a internacionalizar a nossa música, especialmente com sua gravação em inglês de “Garota de Ipanema”.

Será que tem alguém que ainda desvaloriza o poder e a influência da música popular brasileira? Confira abaixo “Desafinado” por George Michael, e na sequência ouça a versão expandida de Older.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!