Astrud Gilberto e a gravação que desbancou os Beatles no Grammy

Nesta segunda-feira (5), perdemos uma das vozes que mais ajudou a internacionalizar a música brasileira. Astrud Gilberto, intérprete de “The Girl From Ipanema”, faleceu aos 83 anos.

É claro que você conhece “Garota de Ipanema”, música de Tom Jobim e Vinicius de Moraes considerada um ícone da Bossa Nova. Mas foi a versão em inglês, gravada por Astrud em 1963, que levou o estilo brasileiro para todo o mundo.

“The Girl From Ipanema” está no seminal disco Getz/Gilberto (1964), parceria do saxofonista americano Stan Getz com o compositor brasileiro João Gilberto, que na época era marido de Astrud.

No ano seguinte ao lançamento, o trabalho venceu simplesmente o maior prêmio da sétima edição do Grammy, desbancando Barbra Streisand e faturando o gramofone de Álbum do Ano. Mas a música cantada por Astrud Gilberto foi ainda mais longe.

Astrud Gilberto venceu os Beatles

A faixa “The Girl from Ipanema” também concorreu a Gravação do Ano, e não venceu apenas Barbra Streisand. Astrud Gilberto superou os Beatles, indicados por “I Want to Hold Your Hand”, e Louis Armstrong com “Hello, Dolly!”.

A música ainda chegou ao quinto lugar da Billboard Hot 100, principal parada dos Estados Unidos. Ah, e não custa lembrar que Astrud não tinha nenhuma experiência como cantora quando gravou esse clássico. Ela foi escolhida porque era a única pessoa no estúdio que falava inglês perfeitamente!

Daí em diante, ela não parou mais – lançou 18 álbuns, fez parceria com George Michael, foi homenageada pelo International Latin Music Hall of Fame e muito mais. Astrud também foi artista plástica e ativista pelos direitos dos animais.

Lendária! Assista abaixo a uma performance ao vivo de “The Girl from Ipanema” com Astrud Gilberto e Stan Getz em 1964.

LEIA TAMBÉM: Ouça 10 versões de “Garota de Ipanema” em homenagem a João Gilberto

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!