Promessa do Indie de Nova York tem guitarrista brasileiro e toques de Bossa Nova; conheça a Been Stellar
Reprodução/YouTube

Uma das principais promessas do Indie Rock no planeta tem DNA brasileiro! Você precisa conhecer a Been Stellar, banda formada em Nova York pelo paulistano Nando Dale, de apenas 24 anos.

O músico saiu do Brasil ainda na adolescência para fazer o ensino médio na Austrália, e depois foi fazer o ensino superior na New York University, onde conheceu os americanos Sam Slocum (vocais), Skyler Knapp (guitarra), Nico Brunstein (baixo) e Laila Wayans (bateria).

Ao lado dos amigos e inspirado em nomes como Sonic Youth, My Bloody Valentine e Pixies, Nando formou a Been Stellar, que inevitavelmente também bebe de fontes brasileiras como a Bossa Nova e o Clube da Esquina, como o brasileiro reconhece:

Muito da maneira como eu toco hoje vem de quando comecei a aprender guitarra. No Brasil, eu tinha um professor que me introduziu a Radiohead, Frank Zappa e Carlos Santana. Cresci ouvindo Bossa Nova e ainda acompanho o Indie brasileiro, acho uma boa maneira de estar próximo da cultura do país onde nasci. O que mais me influencia na MPB é o ritmo e o contexto harmônico, principalmente os acordes da Bossa Nova, que gosto de estudar. Com o tempo, fui misturando essas influências com bandas de Shoegaze e Pós-punk.

É claro que tudo isso resulta em uma sonoridade única, e você pode conhecer mais da banda ouvindo a ótima live session gravada em 2023 para o renomado canal Audiotree, que leva bandas emergentes para um belíssimo estúdio em Chicago. Confira ao final da matéria!

Been Stellar

A Been Stellar lançou seu primeiro single em 2020 e o primeiro EP veio no ano passado.

Na sessions, eles apresentaram músicas que já estão fazendo muito barulho em Nova York como “Kids 1995”, “Manhattan Youth” e “My Honesty” – faixas que renderam comparações com bandas como The Strokes e The Replacements.

Além de ter sido destaque em veículos importantes como NME e Far Out, a banda de Nando Dale já abriu shows do Fontaines D.C., se apresentou em Paris, Londres e Amsterdã e ainda emplacou uma música na trilha da série City on Fire, da Apple TV+.

Ou seja, já passou da hora de você conhecer a Been Stellar antes que o grupo se torne a próxima sensação do Rock Alternativo mundial!

LEIA TAMBÉM: Que encontro: Mike Shinoda toca clássico do Linkin Park com o guitarrista brasileiro Mateus Asato – vídeo

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!