Foto: Divulgação

Mergulhando em sintetizadores fortemente distorcidos e synth bass, a banda catarinense Adorável Clichê está de volta com um novo single. Intitulada “Papel de Trouxa“, a canção chega envolta em uma deliciosa vibe oitentista.

A novidade fala sobre se equilibrar na corda bamba de uma relação que não tem liga. Em sua letra, “Papel de Trouxa” expõe a ingenuidade de alguém que se encontra nessa situação e “fica tentando encontrar desculpas para a falta de expressão de afetividade e consideração da outra pessoa“, explica a vocalista e compositora Gabrielle Philippi:

Tendo lembranças e sentimentos acionados por experiências de pessoas ao meu redor, a letra veio sem grande esforço. Acho que as melhores letras que fiz aconteceram em processos assim: uma imersão emotiva que culmina em um fluxo de consciência.

A entrega no vocal em uma composição carregada por uma densa experiência pessoal soma-se a reverbs infinitos, guitarras post-rock e linhas de bateria dinâmicas, completando a sonoridade do novo single da Adorável Clichê.

Segundo o guitarrista e produtor Marlon Lopes, o arranjo inicial era completamente diferente, com uma energia muito mais calma. A inspiração para a versão final da música, que você confere logo abaixo, começou quando ele assistiu ao filme Drive, que tem em sua trilha sonora a canção “A Real Hero”, parceria do duo canadense Electric Youth com College.

Sofá a Jato

Sofá a Jato
Foto por Débora Schaan

Inspirada em jogos épicos de videogame e RPG, a banda gaúcha Sofá a Jato apresenta um cenário inédito em seu novo álbum, Revoada. No disco, o grupo une fantasia e elementos visuais para construir uma incrível jornada de fuga.

Conhecida pelo uso de elementos musicais tradicionais a sintetizadores, a Sofá a Jato ainda bebeu da fonte de The Wall (1979), do Pink Floyd, e apresenta 10 composições autorais com camadas sonoras interligadas, como conta o baterista Frederico Demin:

Criamos uma grande história, uma narrativa mágica capaz de conectar uma música a outra e levar a um lugar de fuga, uma zona de escape.

Além de Frederico (bateria), a Sofá a Jato é formada por Yussef Lima (vocal e violão) e João Pedro Beal (sintetizadores) e se prepara para alçar voos também fora do universo musical. Inspirado pela paixão pelo audiovisual, o grupo trabalha na produção do filme “O Pássaro, o Mapa e o Bando“, em parceria com o diretor Matheus Fischer (Incandenza Filmes) e com a Voo Conteúdo, responsável pela produção executiva do média metragem.

O projeto quer preencher uma lacuna no cenário nacional deficitário de produções que explorem temáticas de alta e baixa fantasia, o universo dos Games e eSports. Mas, também, ilustrar a narrativa do álbum Revoada, sendo projetado nos shows da banda.

Ludovico

Ludovico
Foto por SNP – Sniper Fotografia

Ludovico é o alter ego do músico e produtor carioca Gregorio Carnevale. O artista, que integra a banda Foli Griô Orquestra — indicada ao Grammy Latino 2019 —, está lançando o seu primeiro álbum solo.

Pulo do Gato nasce a partir das linguagens e pesquisas desenvolvidas pelo músico. As músicas dialogam com o hip hop moderno e suas mais variadas vertentes, do neo soul ao trap, do R&B ao Jazz Fusion. Toda essa mescla vem incorporada e exposta na perspectiva de um artista urbano.

Entre as 7 faixas que compõem o disco, Ludovico ainda traz manifestos sobre questões sociais, como racismo e desigualdade social. Pulo do Gato conta com participações de Luciane Dom, Rafael Lima, Ed Santana e Ana Bispo e ganhou capa assinada pela artista Joana Uchôa. A mixagem e masterização são de João Casterns.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!