Karola Nunes, Congadar, Elisa de Sena
Créditos: Fred Gustavo / Davi Mello / Paulo Oliveira

Entre os dias 16 e 19 de junho de 2022 irá acontecer mais uma edição do festival Forró da Lua Cheia.

Como o nome pode enganar, a gente explica: o evento rola no interior de São Paulo em uma área enorme (e incrível) e abrange diversos estilos musicais, do Rap ao Rock And Roll.

No line-up desse ano estão nomes como Baiana System, Racionais MC’s, Liniker, O Grande Encontro, Francisco el Hombre e muito mais.

Um dos destaques da escalação do Forró da Lua Cheia é que a organização do festival se preocupa bastante com a divulgação de novos artistas e bandas nacionais, e hoje separamos aqui cinco nomes que não podem passar batido no seu radar.

Além de vídeos para conhecer os projetos, nós também pedimos aspas exclusivas de cada nome para falar sobre a importância de eventos como esse.

Dá uma sacada logo abaixo!

Você pode acompanhar o evento acessando seu perfil oficial no Instagram.

1Karola Nunes

Fazendo o que ela define como “pop-reggae-tropical-swingado”, Karola afirmou:

Eventos como esse mostram quão rico é o setor cultural. Passamos por um momento triste de paralisação na pandemia. Resistimos a isso e a um desgoverno que maltrata e desacredita no potencial desse setor. Sigamos acreditando que arte é essencial para existência e o Forró será um momento de comemoração coletiva, com toda certeza!

 

2Čao Laru

Mistura de músicos de diversos países, culturas e vivências, o coletivo Čao Laru é um caldeirão interessante de sonoridades que prende qualquer um a seu show.

Ao falar a respeito do festival, Noubar Sarkissian afirmou:

Eventos como o Forró da Lua Cheia promovem o intercâmbio entre bandas consagradas e projetos emergentes, possibilitando ao público celebrar seus ídolos e, ao mesmo tempo, voltar para casa tendo feito uma porção de descobertas. Além disso, o fato de se passar em vários dias proporciona a todes envolvides uma troca de experiências riquíssima. Nesse momento de retorno gradativo da vida social, festivais dessa dimensão preenchem um lugar essencial nesse universo do encontro.

 

3Elisa de Sena

A talentosa artista faz um som afro-pop conectado com a ideia futurista dos efeitos eletrônicos, transmitindo força pela presença sonora das harmonias e ritmos percussivos e leveza no timbre dos vocais.

Ao falar sobre o Forró, ela cravou:

Meu disco CURA foi lançado em 2019 e toda a expectativa e planejamentos de circular com o show pelo Brasil foram interrompidos pela pandemia.

Estar no Forró da Lua Cheia esse ano é motivo de grande alegria! Poder apresentar pro público um show ao vivo com banda completa, nos realiza como artistas e traz CURA para todos nós. Um festival como este, que mescla grandes nomes da música brasileira, com artistas emergentes e novos trabalhos é tão rico para o público do festival, quanto para os artistas que se propõem viver essa troca.

4Congadar

Congado, Rock e Blues: misturando tudo isso com a influência sonora das Minas Gerais, o Congadar tem chamado a atenção por conta da sua música.

Quem falou sobre tudo isso com a gente foi Carlos Saúva, que disse:

Depois deste período difícil que todos passamos, se apresentar em um festival como o Forró da Lua Cheia é de uma imensa alegria. O evento traz pra gente aquela esperança que sempre tivemos de voltar um pouco àquela vida que tínhamos antes da pandemia. É o reencontro dos artistas com o público presencial. É o reencontro da amizade. É o aconchego de um grande abraço.

E o festival tem uma característica muito interessante e bonita, que é de juntar para o público artistas renomados ao lado de artistas que começam a fazer barulho. Dá a possibilidade ao público de conhecer de perto e ao vivo esses nomes. Então, é um trabalho essencial para a divulgação da música nacional.

E tem um significado ainda mais especial pro Congadar. Que é um festival da diversidade. A banda vai poder apresentar o seu trabalho, que faz a junção do congado mineiro, nossas raízes afro mineiras, das nossas marchas de congado, com o rock, para um público que tem a nossa cara. Vamos mostrar um pouco da potência das nossas caixas de congado com as guitarras, baixo e bateria.

 

5Saravashivaya

Alegria, união e os ritmos musicais tipicamente brasileiros se reunindo com outras sonoridades globais.

É isso que a Saravashivaya propõe e Marcos Vinícius nos falou sobre a celebração da arte no Forró da Lua Cheia:

Estamos em um tempo em que poder celebrar a beleza da arte, da música brasileira é sinal de vitória sobre muitas coisas.

O Forró da Lua Cheia sempre foi referência de excelentes artistas e pra nós do Saravashivaya é uma alegria muito grande poder estar com nosso som, nossas ideias no meio de tanta gente boa!