Congadar
Crédito: Lucas Gama

Para celebrar a cultura popular brasileira, a banda mineira Congadar lançou o clipe feito para a faixa “Na Beira do Caminho”.

O vídeo foi liberado no Dia dos Santos Reis, comemorado em 6 de Janeiro, como forma de referenciar os Mestres e Mestras nas relações de respeito à ancestralidade que resistem em meio aos tempos modernos.

As imagens exaltam a beleza de manifestações culturais que ainda insistem em resistir em comunidades espalhadas, principalmente pelo interior de Minas Gerais.

“É através do conhecimento transmitidos pelos Mestres, como estes presentes nas cenas, que a Cultura Popular se mantém viva. A nossa intenção no clipe é exaltar a importância dessa ancestralidade,” explica o vocalista Carlos Saúva.

O registro audiovisual foi gravado no Beco do Repolho, no bairro Santa Luzia, mais conhecido por Garimpo, e será o último material de divulgação do disco Chora N’goma, lançado em Maio de 2022.

Canaan

Canaan
Crédito: divulgação

O rapper mineiro Filipe Gil, que assina artisticamente como Canaan, disponibilizou nos serviços de streaming o clipe da canção “Faço Rap Por Comida”.

O vídeo foi gravado no emblemático Viaduto Santa Tereza, berço do Rap de Minas Gerais e onde acontecem as batalhas de rima e um dos maiores eventos de Hip-Hop no mundo, o Duelo Nacional de MCs.

Também jornalista, Canaan é dono de um dos mais antigos blogs do Rap nacional, o Jornal do Rap, já tendo entrevistado outros nomes famosos como Mc Hariel, Filipe Ret, Delacruz, Projota e Papatinho.

PC Silva

PC Silva
Crédito: André Sidarta

O cantor e compositor pernambucano PC Silva liberou o clipe feito para “Um Frevo Guardado”, single lançado em 2021 com a participação de Flaira Ferro.

Dirigido pelo próprio artista, o vídeo foi gravado pelas ladeiras vazias de Olinda, um dos principais focos da folia em Pernambuco, durante o auge da pandemia.

Nas cenas, quem aparece sorridente é a bailarina Lilli Rocha, que carrega balões vermelhos pelo centro do Recife, na ponte onde tradicionalmente é erguido o Galo da Madrugada.

“É um frevo de contemplação, de memória, de valorização da vida em sua plenitude. Agora, mais do que nunca, é importante a gente ser feliz para lembrar das pessoas que não puderam e não poderão estar aqui,” reflete PC.

Nas gravações da faixa, o músico contou com a Orquestra Malassombro, com o sofisticado coro de Isadora Melo, Clara Torres, José Demóstenes, Larissa Lisboa, Sônia Cristina, Sue e Rafael Marques.

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!