Djonga no Planeta Brasil 2020
Foto por Frank Bitencourt (@frankbitencourt)

Djonga, um dos nomes de maior destaque da cena do Rap nacional, fez um desabafo no último final de semana afirmando que tem sido censurado pelo Instagram.

Pela reflexão que o rapper compartilhou através de sua conta na plataforma, essa “perseguição” está acontecendo principalmente por conta da frase “Fogo nos Racistas”, que foi popularizada depois que ele a incluiu na letra de sua música “Olho de Tigre”, presente no disco de mesmo nome lançado em 2017.

No final do último mês, te contamos que Djonga ficou indignado ao saber que o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que a icônica frase fosse excluída de uma postagem do Facebook em que uma enfermeira denunciava um episódio de racismo sofrido por sua irmã em uma loja no centro de Mogi Guaçu, em São Paulo.

Ao saber do caso, o músico fez uma série de stories em seu perfil do Instagram criticando duramente a censura do termo que ele definiu como “um dos gritos mais importantes da nossa geração”, como te contamos aqui.

No fim das contas, a dona da postagem foi condenada a pagar uma indenização pelos supostos danos causados à imagem da loja. Djonga já decidiu juntar sua equipe aos advogados contratados pela irmã da vítima de racismo para uma tentativa de recurso à decisão judicial.

Djonga desabafa sobre censura no Instagram

Depois de ter se pronunciado sobre a situação envolvendo o termo “Fogo nos Racistas”, Djonga compartilhou através de seus stories do Instagram que tem sofrido algumas consequências da própria plataforma. Ele declarou:

Os caras estão reduzindo o meu alcance, não estão deixando me achar. Só se escrever Djongador [usuário do rapper], se escrever só Djonga não acha. Os caras estão me censurando e pra falar a real: vou sair dessa porra aqui, não vou dar mais dinheiro pra esses caras não.

Essa perseguição comigo tem a ver com uma questão política e ideológica, porque eu trago uma frase muito importante para a nossa atualidade, nossa geração, para a nossa moçada que se eu falar aqui o stories, cai, né. Então eu trazendo essa frase estarei prejudicando o meu trabalho… que loucura.

Até o momento desta matéria, a conta do rapper ainda está ativa na plataforma e sua última publicação foi uma imagem vestindo a camisa com a frase “Fogo nos Racistas” estampada, acompanhada por uma legenda que diz:

Criei uma frase que incomoda, matei esses cara de raiva, esse ano vai pegar… fogo!

Confira abaixo os vídeos do desabafo de Djonga e em seguida sua publicação mais recente.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!