Djonga no Lollapalooza Brasil
Foto por @Creativeclub.today

Como te falamos há alguns dias, o rapper Djonga ficou bastante indignado ao saber que a icônica frase “Fogo nos Racistas” foi censurada nas redes sociais depois de ser usada em uma publicação de uma enfermeira cuja irmã foi vítima de racismo em uma loja no centro de Mogi Guaçu, em São Paulo.

A frase popularizada na linguagem nacional após aparecer na música “Olho de Tigre”, lançada pelo rapper em 2017, foi usada em tom de desabafo após a irmã da dona da publicação ter sido supostamente chamada de “negra, careca e cadela” por uma loja em que teria sofrido um golpe.

De acordo com informações do site Alma Preta (via Rap+), ela teria comprado um produto de R$100 mas, ao chegar em casa, percebeu que recebeu um item de R$70. A dona da loja se recusou a fazer a troca e foi aí que teriam surgido as frases racistas; além disso, o relato também menciona uma agressão com um ferro e outras ofensas, como “sai daqui, sua cadela”.

Djonga vai à Justiça contra censura da frase “Fogo nos Racistas”

O mais absurdo da história, na visão de Djonga e sua equipe de advogados, é que no fim das contas a dona da postagem é que foi condenada a pagar uma indenização pelos supostos danos causados à imagem da loja. Uma das profissionais, Karina Galvão, explica por que isso não faz sentido:

É como se dissesse que a imagem de uma loja, onde aconteceu um caso emblemático de racismo que causou traumas numa família inteira, é mais importante do que o sentimento e a liberdade de expressão de uma mulher negra.

A equipe do rapper, complementada por Ariel Chacão e Aristides Chacão, irá se juntar aos advogados já contratados pela irmã da vítima de racismo, Elaine Gázio e Adlya Gázio Papandréa, para uma tentativa de recurso à decisão judicial.

Em sua defesa, a loja alega que sofreu danos à sua reputação e exemplifica essa questão pela realização de um protesto antirracista no local, que contou inclusive com pichações da frase “Fogo nos Racistas”.

Ainda não há informações sobre quando e como as decisões judiciais serão tomadas, mas por aqui ficamos na torcida para que as verdadeiras vítimas recebam justiça. Você pode ver o posicionamento inicial de Djonga por aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!