Foto stock de cogumelos
Foto via Pixabay

O Canadá deu mais um passo em sua relação legalizada e saudável com as drogas. Agora, as substâncias alucinógenas MDMA e psilocibina foram liberadas para uso medicinal em tratamentos relacionados à saúde mental.

A psilocibina é um ativo químico encontrado em alguns cogumelos e foi testado por anos antes de ser aprovado pelo Governo. Tanto ele quando o MDMA serão usados “para além dos cuidados paliativos”. Para ter acesso, é preciso conseguir uma isenção legal do Ministro da Saúde do país.

Os pacientes que sofrem de doenças psicológicas terão acesso aos medicamentos por meio do Programa de Acesso Especial. No projeto, são auxiliadas pessoas que não são elegíveis para terapia. Os médicos alertam que os remédios só poderão ser usados “de forma controlada e individualizada”, isso após ter como primeira alternativa a terapia.

Canadá e as drogas

O país, que já liberou a maconha medicinal e recreativa há anos, aprovou a nova proposta pela primeira vez no final de 2020. Em comunicado oficial do Governo, um porta-voz declarou (via MixMag):

Tem havido evidências científicas emergentes que apoiam potenciais usos terapêuticos para algumas drogas restritas, principalmente drogas psicodélicas restritas, como o MDMA e psilocibina. […] Muitas das solicitações descreviam o estado de saúde mental dos canadenses como sendo ruim. [Elas também] afirmavam que as opções de tratamento existentes para muitos transtornos de saúde mental são limitadas, relativamente ineficazes e/ou acompanhadas de efeitos colaterais negativos.

É esperado que outros países sigam o exemplo do Canadá nos próximos anos.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!