drogas

O Electric Picnic Festival aconteceu neste final de semana na Irlanda e, além de contar com atrações de peso, foi marcado por sediar o primeiro programa de testes de drogas ilícitas do país.

A tenda presente no evento, que recebeu em seu palco artistas como Arctic Monkeys, Megan Thee Stallion e Tame Impala, foi criada pelo Health Service Executive (HSE) da Irlanda, inspirada na organização britânica The Loop (via MixMag).

A implementação do programa piloto foi um marco importante na luta pela redução de danos em eventos no país. Esta foi a primeira vez que substâncias ilegais foram testadas fora de um ambiente de laboratório oficial.

Festival realiza programa de testagem de drogas

Enquanto o evento acontecia entre os dias 1 e 4 de Setembro, o HSE divulgou em suas redes sociais um alerta para as pílulas de alta potência que estavam circulando no festival em forma de caveira, estimando que o produto tinha cerca de “duas vezes a dose média para adultos”.

A força policial da Irlanda, An Garda Síochána, conhecida como gardaí, apoiou o programa piloto e informou que não estaria patrulhando a tenda de teste de drogas do HSE, mas “ajudaria nesses ambientes a pedido do pessoal do HSE”.

Após a declaração da polícia, Neasa Hourigan, parlamentar do Partido Verde da Irlanda, disse ao Resident Advisor que o tom e o conteúdo compartilhado pela gardaí é preocupante. Ela explicou:

Em última análise, este piloto é uma política do governo e sua operação deve ser permitida sem impedimentos. À medida que a sociedade reabriu pós-COVID, estamos vendo versões novas e mais potentes de drogas ilegais sendo disponibilizadas.

É absolutamente vital que façamos o nosso melhor para manter as pessoas seguras e protegidas em ambientes onde sabemos que podem ser mais vulneráveis ​​— é isso que este piloto procura fazer. Espero que os gardai aceitem essa intenção e trabalhem conosco para alcançá-la.

Será que a moda pega?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!