Led Zeppelin: lendário show de despedida do Canadá em 1975 é disponibilizado em 4K; assista
Reprodução/YouTube

Algumas semanas antes de lançar o sexto álbum da carreira, em fevereiro de 1975, o Led Zeppelin fez uma sequência de shows no Canadá que acabariam sendo os últimos da carreira da banda no país.

Robert Plant, Jimmy Page, John Bonham e John Paul Jones estavam preparando o Physical Grafitti, disco que tem pedradas como “Kashmir”, “Trampled Under Foot” e “In My Time of Dying”, quando foram ao país norte-americano.

Os shows da banda daquela época começavam com o clássico “Rock And Roll” e terminavam com “Stairway To Heaven”, e no meio ainda tinha espaço para “Dazed And Confused”, “The Song Remains The Same” e mais.

Nos anos seguintes, a banda britânica fez mais algumas turnês e até lançou mais dois álbuns, mas encerrou sua trajetória em 1980 após muitos conflitos internos e a trágica morte de Bonham por broncoaspiração.

Agora, imagens inéditas daquele histórico show em Montreal no dia 6 de fevereiro de 1975 – o antepenúltimo da perna canadense da turnê – foram disponibilizadas em 4K e de graça!

Filmagem histórica do Led Zeppelin em 8mm é remasterizada em 4K

A filmagem de 51 minutos foi feita pelo falecido fotógrafo Jim Kelly, também conhecido como Speedy, que registrava várias performances de Rock na época em Super8, formato caseiro e muito barato na época, e que hoje tem um efeito considerado retrô.

Após sua morte em 2021, o amigo Rob Gronfors passou a divulgar algumas de suas gravações mais históricas no canal Speedy’s Films no YouTube. Este ano ele também publicou outro show memorável do Led Zeppelin em 1977 no Pontiac Dome, nos EUA.

Confira abaixo o setlist completo de Robert Plant e companhia no Montreal Forum em 1975, e na sequência veja todos os 51 minutos desse registro raro da última turnê da banda pelo Canadá!

Continua após o vídeo

Setlist do Led Zeppelin no Montreal Forum, Canadá – 6/2/1975

1. Rock And Roll
2. Sick Again
3. Over The Hills And Far Away
4. In My Time of Dying
5. The Song Remains The Same
6. The Rain Song
7. Kashmir
8. No Quarter
9. Trampled Under Foot
10. Moby Dick
11. Dazed And Confused
12. Stairway To Heaven

LEIA TAMBÉM: Led Zeppelin e a foto da Primeira Guerra que inspirou capa do segundo álbum da banda

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!