MDMA
Foto da droga MDMA via Shutterstock

Recentemente te contamos por aqui que o Canadá aprovou o uso medicinal de MDMA e cogumelos (psilocibina) para tratamentos relacionados à saúde mental. Agora, os Estados Unidos podem estar dando um passo semelhante.

Um novo estudo da Associação para Estudos Psicodélicos (MAPS, na sigla em inglês) mostrou que o MDMA é eficaz para tratar pacientes com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Os pesquisadores administraram doses entre 80mg ou 180mg da substância para 90 pessoas que estavam deitadas e ouvindo música, enquanto realizavam sessões de 1 hora e meia com um terapeuta.

O resultado mostrou que 88% dos participantes apresentaram melhorias significativas nos sintomas após a terceira sessão, e 67% não apresentavam mais sintomas suficientes para serem diagnosticados com TEPT.

O que é MDMA?

Com isso, segundo a NME, a Associação dará início ao pedido de aprovação da Food and Drug Administration (FDA) para uso da droga em hospitais, o que pode ocorrer nos próximos 12 meses.

Antes conhecida incorretamente como “ecstasy”, ou popularmente como “bala”, o MDMA é uma substância psicotrópica usada principalmente como droga recreativa, gerando efeitos como aumento do prazer e da empatia.

Em setembro, um festival na Irlanda que tinha Arctic Monkeys e Tame Impala como headliners sediou o primeiro programa de testes de drogas ilícitas do país. Saiba mais aqui.

LEIA TAMBÉM: “Nunca mais”: João Gordo relembra pior experiência com drogas na vida

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!