MC Paulin da Capital, DENNIS e MC Lipi
Foto por Eduardo Carvalho

O preconceito com o Funk é — ou já deveria ser — coisa do passado, e uma nova parceria entre MC LipiMC Paulin da Capital DENNIS chega para mostrar o quanto o gênero pode trazer uma mensagem positiva e ser uma ferramenta importante de cultura e sobrevivência.

“Guerreiro de Fé” é o nome da nova canção do trio, que conta com os dois jovens MCs da periferia paulista e o famoso DJ carioca, um dos nomes mais respeitados do Funk no Brasil e no mundo. Como diz o refrão, a canção é “para os guerreiros de fé, para os que não gelam, não amarelam e vão contra a maré”.

Em entrevista exclusiva ao TMDQA!, DENNIS conta como não teve dúvidas sobre aceitar a missão de se juntar à dupla na produção da nova faixa:

O Funk todo mundo sabe que é entretenimento, tem a parte do humor, da brincadeira, da conotação sexual. Só que essa vertente consciente que o Paulin e o Lipi têm estava esquecida. Eles resgataram e vêm com uma legião de fãs atrás, o que me motivou muito a fazer essa parceria e fortalecê-la ainda mais.

Lipi ecoa o sentimento do DJ, garantindo que “Guerreiro de Fé” é uma “lembrança a todos os trabalhadores”. Também na conversa conosco, Paulin abre o jogo sobre como o simples fato de estar cantando sobre tudo isso já é uma vitória gigante:

A gente já nasce na comunidade com muito preconceito em cima da gente. É sempre, ‘Ah, esse aí vai virar bandido’, ‘Esse aí não tem estudo’, e o Funk foi uma forma de sermos acolhidos. Quem tem talento consegue mostrar esse talento.

O Funk salva vidas

Os três artistas deixam claro que o preconceito com o Funk ainda é muito grande, mas tem havido melhora nos últimos tempos. Para DENNIS, se reduziu bastante a frequência com a qual os funkeiros são associados ao crime, e Paulin repete o discurso ressaltando a importância do gênero para salvar vidas:

O Funk é cultura e a gente quer mostrar isso. O Funk não é crime. Salva muitas vidas, dá emprego pra milhares de pessoas — desde a tia que vende pirulito no baile até a pessoa que canta.

O poder de mudança do Funk, aliás, não é só sobre quem o faz. Lipi explica isso:

A gente tá aí fazendo a diferença com essas letras incríveis. Estamos mudando vidas de pessoas que às vezes precisam de uma motivação, de um conselho. É surreal fazer o bem com as nossas músicas. Estamos quebrando essa barreira, tentando ser melhor a cada dia que se passa.

Mesmo na pandemia, Lipi garante que a música segue salvando sua vida. O período em casa ajudou o compositor a trabalhar mais em suas letras, e o fez até dar “mais valor ao trabalho” — afinal de contas, antes da quarentena, o cantor estava girando o Brasil sem parar e o tempo extra gerou, inclusive, essa parceria tão especial.

“Guerreiro de Fé”

Com uma batida que vai do Funk ao Samba sem dificuldades, “Guerreiro de Fé” é certamente um dos grandes lançamentos da música brasileira no ano. Falando sobre a produção da faixa, DENNIS explica que focou em manter a linha dos dois artistas — “com um BPM mais baixo, mas com a mesma intensidade do Funk” — e explicou seu processo:

Tem uns beats 808 de Trap misturados com Funk e, na hora, me apareceu um pandeiro. Eu adicionei pra justamente dar esse tom diferente, que tem tudo a ver porque Funk é Rio, é Samba, tudo isso já vem na cabeça. E aqui não tem preconceito com estilo, o Funk tá sempre aberto pra tudo. Ainda mais com o Samba, o Pagode, que são irmãos do Funk, estão sempre lado a lado. Acabou ficando bom na música; combinou, deixou.

Para fechar com chave de ouro, a música ainda ganhou um clipe bem especial com direção de Mateus Rigola. Unindo belas imagens da cidade com uma narrativa sobre a batalha vencida pelos artistas para atingir o sucesso, o vídeo definitivamente torna a experiência completa e não é por acaso.

Lipi explica, ecoando fala de DENNIS, que a ideia é mostrar o necessário cuidado com as crianças da comunidade, que muitas vezes são expostas a situações horríveis ainda muito novas. Ele complementa:

Eu acho que esse clipe vai passar uma energia boa, inclusive pros trabalhadores nesse momento que estamos vivendo, com tantas pessoas que precisam de um ‘trampo’ e não estão podendo trabalhar por conta da pandemia. Foi uma honra ter feito esse clipe e contar essa história.

Pois agora é só dar o play no vídeo logo abaixo e curtir o clipe de “Guerreiro de Fé”!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!