BaianaSystem - Futuro Dub
Foto: Divulgação / Instagram

O período de quarentena está fazendo com que precisemos abrir janelas e explorar novos ângulos. Precisamos acessar nossas sensações internas e entender o que estamos sentindo. Em resumo, precisamos usar o que temos a nosso favor para extrair o nosso melhor.

Guiado por essa ideia, o grupo BaianaSystem disponibilizou na última sexta (17) Futuro Dub. Incrível parceria com o consagrado Buguinha Dub, o disco nos presenteia com releituras das faixas de O Futuro Não Demora, o mais recente álbum do grupo baiano.

Nas novas versões, contemplamos a inventividade e a criatividade da produção musical de Buguinha. São oferecidas novas perspectivas sobre os frutos do disco original, retirando alguns elementos originais e dando protagonismo a outros.

 

A estética Dub

Antes de qualquer coisa, é preciso destacar que não se trata de um compilado de “meros” remixes. Em Futuro Dub, vemos que as faixas foram basicamente reimaginadas.

Alguns trechos foram mudados do lugar original na comparação, como a alteração na ordem da letra de “Salve“. Outros elementos ganham peso, como a base instrumental de “Arapuca“. Algumas faixas possuem até elementos inéditos, como um depoimento falado em “Água“. Nenhuma faixa foi deixada intacta.

Isso condiz muito com a própria estética da música dub. Surgida na Jamaica em meados dos anos 60, essa técnica de mixagem permite diversas experimentações, expandido assim as possibilidades de uma simples composição. Por sinal, em entrevista exclusiva ao TMDQA!, o vocalista Russo Passapusso conversou conosco sobre diversos detalhes desta cultura.

Tudo isso vem ao encontro do momento no qual estamos vivendo, em que olhar internamente e expandir a percepção é uma necessidade para compreender e transcender.

 

Gilberto Gil e BaianaSystem

Se você achou que este ia ser o único presente que o BaianaSystem nos daria nestes tempos de quarentena, você está enganado! No próximo dia 30, a banda disponibilizará nas plataformas musicais as canções tocadas no lendário show feito em parceira com Gilberto Gil em Salvador, no fim do ano passado.

O que achou? Deixe sua opinião nos comentários!

https://www.instagram.com/p/B_EDfGwFlQg/

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!