In-Edit Brasil

08 de maio

CineSESC

15h – AS TIME GOES BY IN SHANGHAI

(Uli Gaulke, Alemanha/Holanda, 2013, Bluray, 90’)

Surgida nos anos 40, a Shanghai’s Peace Old Jazz Band é a primeira (e mais longeva) banda de jazz da China. Tendo sobrevivido até à revolução cultural de Mao, em 2011 eles enfrentam o que lhes parece seu maior desafio: deixar a China para tocar no North Sea Jazz Festival, em Rotterdam, um dos mais importantes encontros de jazz do mundo.

17h – NAKED OPERA

(Angela Christlieb, Alemanha/Luxemburgo, 2013, Bluray, 81’)

Marc Rollinger é um milionário que tem uma doença rara e decide viver sua vida fazendo o que gosta: viajar de uma cidade a outra assistindo a ópera Don Giovanni, de Mozart. Em cada parada, hotéis de luxo, restaurantes caríssimos e garotos de programa completam a diversão. Sarcástico e inteligente, o personagem assume seu papel de canalha e se converte em um reflexo de seu amado Don Giovanni.

MIS

15h30 – TPB AFK: THE PIRATE BAY AWAY FROM KEYBOARD

(Simon Klose, Suécia/Dinamarca/Noruega/Reino Unido/Holanda/Alemanha, 2013, Bluray, 85’)

The Pirate Bay é o maior servidor de magnetic links (torrents) do mundo. Uma ideia que nasceu na Suécia, país onde as leis digitais são mais flexíveis, mas que mesmo assim, enfrentou problemas judiciais, chegando a ter seus servidores confiscados pela polícia. Ideias geniais, perseguições jurídicas, policiais e políticas, numa história de jovens que esperam simplesmente democratizar o saber.

17h30 – DOWNLOADED

(Alex Winter, EUA, 2012, Bluray, 106’)

Shawn Fanning e Sean Parker criaram o Napster no final dos anos 1990, um programa de compartilhamento de dados que permitia aos usuários procurar arquivos e baixa-los a seu computador. Eles só queriam compartilhar seus discos e filmes, mas a impertinência lhes custou milhões de dólares e os transformou em heróis e vilões da indústria fonográfica e cultural. Anos depois, o mundo é que tinha se transformado pelos efeitos do Napster.

20h – Mesa Debate: WANTED! O DOWNLOAD E A CULTURA DA PIRATARIA

Mesa-redonda mediada pelo jornalista Ricardo Alexandre discute a revolução do download, herói e vilão da cultura contemporânea, amado e odiado por artistas, usuários e agentes da indústria fonográfica. Participam da mesa: Hernani Dimantas, pesquisador e autor de “Marketig Hacker”, Mathieu Le Roux, diretor da Deezer, José Carlos Baia, radio UOL, e Maurício Pereira, músico e compositor.

Cinemateca Brasileira (Sala Petrobras)

18h30 – CAUBY – COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ

(Nelson Hoineff, Brasil, 2013, Bluray, 90’)

Hoje, com 80 anos feitos, Cauby Peixoto repassa sua vida e sua obra com sabedoria adquirida com o tempo e nos convida a passear por décadas passadas, por uma música que se foi, de um país que não existe mais. Mas o tempo não para, e Cauby continua na ativa para deleite de uma legião renitente de fãs.

20h30 – A FARRA DO CIRCO

(Roberto Berliner e Pedro Bronz, Brasil, 2013, Bluray, 93’)

Roberto Berliner resgatou todo o material que filmou sobre o Circo Voador, desde a colocação da lona no calçadão do Arpoador até a viagem para a Copa do México em 1986. Liderado por Prefeito Fortuna, o Circo foi plataforma de lançamento para toda uma geração, que veio anos mais tarde escrever seu nome entre os grandes da música brasileira.

Matilha Cultural

18h30 – CURTAS 2

A CASA DE MARIO

(Luiz Bargmann, Brasil, 2013, Bluray, 26’)

Um passeio pela casa e pelos discos de Mario de Andrade no início do século 20.

O CANTO DA LONA

(Thiago B. Mendonça, Brasil, 2013, Bluray, 25’)

As músicas que animam os circos do Brasil há muitos anos.

ATENCIOSAMENTE, LO TURCO

(Debora Guimarães, Brasil, 2013, Bluray, 10’)

Esta é a história de um violino fabricado pelo luthier Lo Turco.

20h30 – GRU-PDX

(Daniel Barosa, Brasil, 2013, Bluray, 108’)

A cidade norte-americana de Portland se transformou em reduto de músicos e abriga bandas como Portugal The Man, Radation City, Wild Ones, Brainstorms, entre outras. E é para lá que a banda paulista Quarto Negro segue para gravar seu novo álbum, estabelecendo laços incomuns entre São Paulo e Portland.

Cine Olido

17h – GERAÇÃO BARÉ-COLA

(Patrick Grosner, Brasil, 2014, Bluray, 73’)

Na década de 90, uma nova geração de roqueiros sacudiu o panorama musical tupiniquim Com uma variedade de estilos e sotaques, esta geração é representada por bandas como Raimundos, Little Quail, DFC, Os Cabelo Duro, Filhos de Menguele, Os Cachorros das Cachorras, Os Alices, Pravda e Oz. É a geração Baré-Cola.

19h – EU SOU INSANA?

(Jodele Larcher, Brasil, 2014, Bluray, 27’)

Durante a gravação de um especial para a TV, Angela Ro Ro mostra a artista que é: irreverente, desbocada, carismática, polêmica, engraçada. Insana? Talvez. Mas com talento e personalidade de sobra.

Sessão apresentada pelo diretor Jodele Larcher.

19h45 – Encontro Musical: ANGELA RO RO

A cantora e compositora de sucessos como “Amor, meu grande amor” e “A vida é mesmo assim”, faz um encontro musical com o público do festival. Só ela, sua voz rasgada, sua verve inconfundível e o piano. Precisa mais? Na Sala Olido, com entrada gratuita.

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!