In-Edit Brasil

07 de maio

CineSESC

19h – JIMI HENDRIX: HEAR MY TRAIN A COMIN’

(Bob Smeaton, Estados Unidos, 2013, Bluray, 90’)

Este é o que se considera o “documentário oficial” de Jimi Hendrix. Com apoio da família, que cedeu imagens inéditas e exclusivas, Hear My Train a Comin’ é um olhar mais íntimo – e menos polêmico – sobre o guitarrista mais influente do Rock. Desde seus primeiros acordes à morte prematura e envolta em mistérios, a vida de Hendrix é cheia de lendas, repassadas neste filme rico em detalhes e imagens surpreendentes.

Sessão apresentada pelo diretor Bob Smeaton.

21h – Mostra Frank Scheffer

O diretor holandês apresenta uma ampla retrospectiva de seus trabalhos no 6º In-Edit Brasil.

FRANK ZAPPA: A PIONEER OF THE FUTURE OF MUSIC

(Frank Scheffer, Holanda, 2007, Bluray, 106’)

O documentário desvenda o furacão criativo que foi Frank Zappa. Depoimentos de amigos, parentes, músicos, ex-parceiros e um rico material de arquivo nos devolve um pouco da genialidade do artista de Baltimore, seu processo de trabalho e sua necessidade constante de destruir padrões e criar liberdade.

Sessão apresentada pelo diretor Frank Scheffer, com mostra no festival.

MIS

15h30 – Mostra Frank Scheffer

O diretor holandês apresenta uma ampla retrospectiva de seus trabalhos no 6º In-Edit Brasil.

VARÈSE: THE ONE ALL ALONE

(Frank Scheffer, Holanda, 2009, Bluray, 90’)

O compositor franco-americano Edgar Varèse foi quem apresentou Debussy, Stravinsky, Bartok e Schoenberg ao ambiente musical americano. O filme mostra a vida do artista como um gênio do som sempre em busca do novo. Inquieto e visionário, ele experimentou com instrumentos eletroa cústicos e antecipou a música do futuro.

Sessão apresentada pelo diretor Frank Scheffer.

17h30 – Mesa Debate: MÚSICA CONTEMPORÂNEA – QUE SOM É ESSE?

O diretor Frank Scheffer conversa com o maestro Ricardo Bologna, regente da OSUSP e diretor do Percorso Ensemble, e Silvio Ferraz, compositor e professor de composição da USP, sobre uma paixão de todos: a música contemporânea e a obra de gênios visionários como Edgar Varèse, John Cage e Frank Zappa.

20h – THE SOUND OF BELGIUM

(Jozef Devillé, Bélgica, 2012, Bluray, 85’)

The Sound of Belgium conta a história de uma sociedade que tem a dança como tradição e forma de união. Obrigados a se divertir em ambientes fechados a maior parte do ano e movidos por litros de cerveja, os bailes sempre estiveram presente no seu dia a dia. Esta vocação chegou intacta aos anos 1970, quando aparecem as festas com música feita com sintetizadores. Recheado de histórias engraçadas, este filme apresenta o Techno como mais criação dos belgas, ao lado da batata frita, “usurpada” pelos franceses.

Cinemateca Brasileira (Sala Petrobras)

18h30 – A LINHA FRIA DO HORIZONTE

(Luciano Coelho, Brasil, 2013, Bluray, 97’)

Não é de hoje que existe uma forte conexão entre os nossos gaúchos, os uruguaios e os argentinos. O brasileiro Vitor Ramil, os uruguaios Daniel e Jorge Drexler e o argentino Kevin Johansen são alguns dos artistas que, por meio de suas criações, refletem sobre as questões da identidade local permeadas pelo frio, pela carne em brasa e pelo mate.

20h30 – DEMOCRACIA EM PRETO E BRANCO

(Pedro Asbeg, Brasil, 2014, Bluray, 90’)

1982 foi um ano de mudanças no Brasil. Eleições diretas para governador voltaram a acontecer depois de muitos anos. Uma horda de grupos de Rock saiu das garagens para sujar os acordes de uma MPB que andava meio cansada. E um grupo de jogadores ousou chacoalhar as estruturas arcaicas do futebol, instaurando a Democracia Corintiana. Com Sócrates, Casagrande e Vladimir à frente, o maior clube paulista viveu uma fase em que todo jogador tinha voz – e virou emblema de uma época.

Menção honrosa no Festival É Tudo Verdade 2014.

Matilha Cultural

18h30 – Curtas 1

EU SOU INSANA?

(Jodele Larcher, Brasil, 2014, Bluray, 27’)

Durante a gravação de um especial para a TV, Angela Ro Ro mostra a artista que é.

TONNY CAJAZEIRA – O ASTRO DO MARANHÃO

(Dewis Caldas, Brasil, 2014, Bluray, 19’)

A história de um músico maranhense que acredita cegamente em seu talento.

O INIMIGO – USA TOUR

(Juliano Peleteiro e Juninho Sangiorgio, Brasil, 2013, Bluray, 19’)

Uma revisão em Fast Foward a turnê da banda brasileira O Inimigo pelos Estados Unidos.

20h30 – GERAÇÃO BARÉ-COLA

(Patrick Grosner, Brasil, 2014, Bluray, 73’)

Na década de 90, uma nova geração de roqueiros sacudiu o panorama musical tupiniquim Com uma variedade de estilos e sotaques, esta geração é representada por bandas como Raimundos, Little Quail, DFC, Os Cabelo Duro, Filhos de Menguele, Os Cachorros das Cachorras, Os Alices, Pravda e Oz. É a geração Baré-Cola.

Cine Olido

17h – MISTAKEN FOR STRANGERS

(Tom Berninger, EUA, 2013, Bluray, 75’)

Matt Berninger, vocalista da banda The National, convida seu irmão Tom para acompanhá-lo em uma turnê da banda. A ideia era oferecer a ele uma oportunidade de se ocupar e fazer algum dinheiro trabalhando como roadie. Mas o irmão mais novo de Matt, fã de heavy metal e de cinema, tem outros planos para esse “estágio familiar”. Um dos grandes documentários musicais de 2013.

19h – SUPERMENSCH: THE LEGEND OF SHEP GORDON

(Mike Myers, EUA, 2014, Bluray, 84’)

Shep Gordon parece ser uma unanimidade: “He is biggest motherfucker in the world”. Quem diz isso são seus melhores amigos: Michael Douglas, Steven Tyler, Alice Cooper, entre tantos que o conheceram e trabalharam com ele. As proezas anedóticas deste manager que circulou tanto na música como no cinema são contadas neste filme dirigido por Mike Myers, o impagável ator de Austin Powers e Wayne’s World.

Centro Cultural São Paulo (Sala Paulo Emilio Sales Gomes)

18h – THE GREAT HIP HOP HOAX

(Jeanie Finlay, Reino Unido, 2013, DCP, 93’)

Os rappers escoceses da dupla Silibil N’ Brains, cansados de ouvir tantos “nãos” de rádios, gravadoras e casas de show, decidem se passar por californianos, apostando que isso aumentaria suas chances de sucesso. E, logo na primeira tentativa, eles conseguem o que queriam: são aceitos para uma apresentação. Daí em diante, gravações, entrevistas, shows, clipes e fama. Mas por quanto tempo eles conseguirão manter “a grande farsa do Hip Hop”?

20h – AS THE PALACES BURN

(Don Argott, EUA, 2014, Bluray, 121’)

Tudo ia bem na turnê europeia da banda de metal Lamb of God, até que o vocalista Randy Blythe é preso em Praga, acusado da morte de um fã. O episódio dá início a uma odisseia que coloca em xeque o futuro da banda e faz deste documentário um dos mais interessantes da safra recente.

Centro Cultural São Paulo (Sala Lima Barreto)

17h30 – AS TIME GOES BY IN SHANGHAI

(Uli Gaulke, Alemanha/Holanda, 2013, Bluray, 90’)

Surgida nos anos 40, a Shanghai’s Peace Old Jazz Band é a primeira (e mais longeva) banda de jazz da China. Tendo sobrevivido até à revolução cultural de Mao, em 2011 eles enfrentam o que lhes parece seu maior desafio: deixar a China para tocar no North Sea Jazz Festival, em Rotterdam, um dos mais importantes encontros de jazz do mundo.

19h30 – BAYOU MAHARAJAH: THE TRAGIC GENIUS OF JAMES BOOKER

(Lily Keber, EUA, 2013, Bluray, 98’)

James Booker é um desses diamantes brutos que New Orleans guardou para si. Pianista brilhante, o Blues e o Jazz sempre fizeram parte de sua vida.Entusiasta de festas, bebidas e qualquer substância que pudesse tirá-lo de órbita, acabou desenvolvendo uma carreira conturbada e errática. Este filme vem resgatar sua obra e principalmente o grande carisma deste artista, morto em 1983.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!