In-Edit Brasil

03 de maio

CineSESC

19h – A BAND CALLED DEATH

(Mark Covino e Jeff Howlett, EUA, 2012, Bluray, 96’)

O Protopunk está na boca do povo. Fãs do Garage Rock procuram em sebos e na internet por bandas que, antes da explosão Punk, já soavam como tal. Esse é o caso do Death, um grupo formado em 1971 pelos irmãos Hackney, em Detroit. O único registro que deixaram foi uma demotape, gravada em 1975, com pouco menos de meia hora de música. Isso basta para contar essa bela história e homenagear um dos irmãos Hackney, já morto.

21h – GOOD OL’ FREDA

(Ryan White, Reino Unido/EUA, 2013, Bluray, 86’)

A história dos Beatles contada por um personagem que ficou oculto em toda a trajetória da banda: a secretária Freda Kelly. Do Cavern Club à dissolução em 1970, ela cuidou de toda a comunicação oficial do grupo, tratou dos assuntos pessoais e presidiu o Fan Club sempre com muita discrição Depois de décadas de silêncio, ela aceitou abrir seu arquivo pessoal, revelando segredos capazes de surpreender o mais fanático dos beatlemaníacos.

Sessão apresentada pelo diretor Ryan White.

MIS

15h30 – TCHOPITOULAS, NEW ORLEANS

(Bill Ross IV e Turner Ross, EUA, 2012, Bluray, 80’)

Este premiado documentário acompanha 3 jovens irmãos em uma jornada por New Orleans. Sutil e envolvente, o filme faz um rasante noturno sobre a cidade da música, apresentando um elenco de dançarinas, músicos, traficantes e boêmios que só New Orleans poderia oferecer. Nove meses de filmagem foram editados para nos fazer crer que tudo se passou em apenas uma noite.

17h30 – TRIANA PURA Y DURA

(Ricardo Pachón, Espanha, 2013, 73’)

A cidade de Sevilha está divida pelo rio Guadalquivir. Até os anos 1950, a comunidade cigana vivia marginalizada em uma das margens. Com a desocupação forçosa da área, o grupo se viu obrigado a se espalhar por toda Andaluzia do jeito que podiam. Mas o sentimento de ser cigano não conhece fronteiras e nunca perde seu sentido de união. Em 1983, eles se reuniram no teatro mais conhecido de Sevilha, para reivindicar e mostrar todo o seu poder cultural. Filme vencedor do In-Edit Barcelona 2013.

20h – Show: IRENE ATIENZA & QUARTETO FLAMENCO

A cantora espanhola Irene Atienza apresenta seu novo projeto “Con Alma”, trazendo suas raízes flamencas para o universo do bolero e da música popular brasileira, num espetáculo cheio de força interpretativa, dominado pelo espírito cigano.

Recriando o ambiente de um tablao flamenco, onde música, canto e dança se unem, Atienza é acompanhada pela bailaora Ale Kalaf, o violonista Emiliano Castro, o percusionista Luciano Khatib e o saxofonista Luis Cabrera.

Cinemateca Brasileira (Sala Petrobras)

16h30 – AKA DOC POMUS

(Peter Miller e William Hechter, EUA/Canadá, 2012, Bluray, 99’)

Provavelmente você nunca seu nome, mas com certeza conhece algumas das mais de mil canções que ele compôs. Doc Pomus é o pseudônimo que o cantor de Blues Jerome Felder adotou quando teve que abandonar o palco, vítima de pólio. Sem poder fazer shows, passou a compor intensamente. Suas criações foram gravadas por Elvis Presley, Ben E. King, Ray Charles, Beach Boys, entre outros astros do pop norte-americano.

18h30 – MISTAKEN FOR STRANGERS

(Tom Berninger, EUA, 2013, Bluray, 75’)

Matt Berninger, vocalista da banda The National, convida seu irmão Tom para acompanhá-lo em uma turnê da banda. A ideia era oferecer a ele uma oportunidade de se ocupar e fazer algum dinheiro trabalhando como roadie. Mas o irmão mais novo de Matt, fã de heavy metal e de cinema, tem outros planos para esse “estágio familiar”. Um dos grandes documentários musicais de 2013.

20h30 – NAKED OPERA

(Angela Christlieb, Alemanha/Luxemburgo, 2013, Bluray, 81’)

Marc Rollinger é um milionário que tem uma doença rara e decide viver sua vida fazendo o que gosta: viajar de uma cidade a outra assistindo a ópera Don Giovanni, de Mozart. Em cada parada, hotéis de luxo, restaurantes caríssimos e garotos de programa completam a diversão. Sarcástico e inteligente, o personagem assume seu papel de canalha e se converte em um reflexo de seu amado Don Giovanni.

Matilha Cultural

16h30 – TPB AFK: THE PIRATE BAY AWAY FROM KEYBOARD

(Simon Klose, Suécia/Dinamarca/Noruega/Reino Unido/Holanda/Alemanha, 2013, Bluray, 85’)

The Pirate Bay é o maior servidor de magnetic links (torrents) do mundo. Uma ideia que nasceu na Suécia, país onde as leis digitais são mais flexíveis, mas que mesmo assim, enfrentou problemas judiciais, chegando a ter seus servidores confiscados pela polícia. Ideias geniais, perseguições jurídicas, policiais e políticas, numa história de jovens que esperam simplesmente democratizar o saber.

18h30 – BAYOU MAHARAJAH: THE TRAGIC GENIUS OF JAMES BOOKER

(Lily Keber, EUA, 2013, Bluray, 98’)

James Booker é um desses diamantes brutos que New Orleans guardou para si. Pianista brilhante, o Blues e o Jazz sempre fizeram parte de sua vida.Entusiasta de festas, bebidas e qualquer substância que pudesse tirá-lo de órbita, acabou desenvolvendo uma carreira conturbada e errática. Este filme vem resgatar sua obra e principalmente o grande carisma deste artista, morto em 1983.

20h30 – THE SOUND OF BELGIUM

(Jozef Devillé, Bélgica, 2012, Bluray, 85’)

The Sound of Belgium conta a história de uma sociedade que tem a dança como tradição e forma de união. Obrigados a se divertir em ambientes fechados a maior parte do ano e movidos por litros de cerveja, os bailes sempre estiveram presente no seu dia a dia. Esta vocação chegou intacta aos anos 1970, quando aparecem as festas com música feita com sintetizadores. Recheado de histórias engraçadas, este filme apresenta o Techno como mais uma invenção a ser creditada aos belgas, ao lado da batata frita, “usurpada” pelos franceses.

Sessão apresentada pelo diretor Jozef Devillé.

Cine Olido

15h – NARCO CULTURA

(Shaul Schwarz, Mexico/EUA, 2012, Bluray, 103’)

De um lado, um policial da Perícia Criminalista de Ciudad Juárez uma das mais violentas do México. De outro, um cantor de Narco Corridos (algo assim como um Proibidão mexicano) morador de El Paso, a cidade com menor taxe de homicídios dos Estados Unidos. Apenas 4 km separam essas cidades de realidades opostas. Música e narcotráfico são seus elos de ligação.

17h – MUSCLE SHOALS

(Greg Camalier, EUA, 2013, Bluray, 112’)

Muscle Shoals é um vilarejo do Alabama que ganhou fama mundial através da música. Foi lá que o produtor Rick Hall criou os estúdios FAME. Mais tarde, seus músicos lhe deram as costas e montaram na mesma cidade o Muscle Shoals Sound Studios. Nesses dois templos da Soul Music, foram gravados alguns dos mais incríveis sucessos do século. Mick Jagger, Bono Vox, Wilson Pickett, entre outros, contam a história deste mítico lugar.

19h – THE PUNK SINGER

(Sini Anderson, EUA, 2013, Bluray, 81’)

Vencedor do In-Edit Barcelona 2013, o filme conta a vida de Kathleen Hanna, líder das bandas Bikini Kill e Le Tigre. Sem medo da câmera, ela escancara sua vida, os abusos psicológicos que sofreu na infância, sua amizade com Kurt Cobain, sua luta incansável pelos direitos femininos e a doença que a retirou dos palcos. Neste retrato seco de uma das artistas mais influentes da atualidade, a riot girl surpreende mais uma vez.

Centro Cultural São Paulo – Sala Paulo Emilio Sales Gomes

16h – A BRIGA DO CACHORRO COM A ONÇA

(Hidalgo Romero e Alice Villela, Brasil, 2013, Bluray, 58’)

“A Briga Do Cachorro Com A Onça” é um tema popular tocado em diferentes versões por bandas de Pífano de todo o país. O filme traz uma versão cinematográfica da lenda e presta homenagem a milhões de nordestinos que tiveram de fugir da seca entre 1950 e 1980.

18h – DAMAS DO SAMBA

(Susanna Lira, Brasil, 2013, DCP, 75’)

Desde que o samba surgiu no Rio de Janeiro, a presença feminina foi fundamental para a sua criação, manutenção e perpetuação. Hoje não é diferente. Musas, pastoras, tias, compositoras, passistas, madrinhas, carnavalescas, intérpretes e operárias, elas formam um painel de cores, sentimentos e sons na representação desta cultura.

*Sessão apresentada pela diretora Susanna Lira.

20h – CAUBY – COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ

(Nelson Hoineff, Brasil, 2013, DCP, 90’)

Hoje, com 80 anos feitos, Cauby Peixoto repassa sua vida e sua obra com sabedoria adquirida com o tempo e nos convida a passear por décadas passadas, por uma música que se foi, de um país que não existe mais. Mas o tempo não para, e Cauby continua na ativa para deleite de uma legião renitente de fãs.

Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto

15h30 – GUITARRA BAIANA: A VOZ DO CARNAVAL

(Daniel Talento, Brasil, 2014, Bluray, 65’)

Conta-se que no início dos anos 1940 a dupla Dodô & Osmar, ambos de Salvador, tiveram a ideia de construir um novo instrumento depois de assistir uma apresentação do músico Benedito Chaves com seu “violão elétrico”. Com um captador acoplado à caixa acústica e ligado a um amplificador, daria grande sonoridade durante o carnaval. Assim surgiu a guitarra baiana, para muitos a primeira guitarra elétrica do mundo.

17h30 – OLHO NU

(Joel Pizzini, Brasil, 2013, Bluray, 101’)

Ney Matogrosso encanta o Brasil e o mundo há mais de quatro décadas. Sua relação hipnótica com a plateia e sua poderosa interpretação musical já são uma marca no imaginário brasileiro. Neste ensaio cinematográfico dirigido por Joel Pizzini, Ney se mostra muito a vontade frente às câmeras. Aos 70 anos, ele revê sua vida e sua carreira e presenteia o espectador com seu arquivo pessoal de mais de 300 horas de imagens gravadas.

19h30 – MARIO LAGO

(Marco Abujamra e Markão Oliveira, Brasil, 2013, Bluray, 93’)

Mario Lago, muito antes de fazer novelas na TV, já era um dos maiores compositores de sambas da história da música brasileira. Co-autor de clássicos como “Aurora”,”Ai, que saudades da Amélia” e “Atire a primeira pedra”, entre tantos outros, Mario circulava na boemia carioca desde anos 1930. Neste filme, Mario Lago está de volta à cena, para colocar as coisas no lugar.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!