In-Edit Brasil

11 de maio

CineSESC

15h – Mostra Franz Scheffer

CONDUCTING MAHLER

(Frank Scheffer, Holanda, 1995, Bluray, 72’)

Filme dividido em duas partes. Na primeira, trechos de diversas sinfonias de Mahler se sobrepõem ao pensamento de regentes como Claudio Abbado, Riccardo Muti e Simon Rattle. Na segunda parte, o diretor faz um mergulho profundo na 9ª Sinfonia, uma das principais peças do compositor austríaco e de todo o repertório sinfônico.

17h – TWENTY FEET FROM STARDOM

(Morgan Neville, EUA, 2013, HDCam, 87’)

Elas são donas das vozes mais poderosas e disputadas da música pop, mas você não as conhece. Elas são as backing vocals que acompanham gente como Rolling Stones, Lou Reed, Steve Wonder, Ray Charles, entro outros. A poucos metros do estrelato, essas mulheres brilham no anonimato e nos emocionam com suas histórias. Um tributo comovedor que rendeu ao diretor Morgan Neville o Oscar 2014 do melhor documentário.

Cinemateca Brasileira (Sala BNDES)

Mostra Frank Scheffer

O diretor holandês apresenta uma ampla retrospectiva de seus trabalhos no 6º In-Edit Brasil.

16h30 – VARÈSE: THE ONE ALL ALONE

(Frank Scheffer, Holanda, 2009, Bluray, 89’)

O compositor franco-americano Edgar Varèse foi quem apresentou Debussy, Stravinsky, Bartok e Schoenberg ao ambiente musical americano. O filme mostra a vida do artista como um gênio do som sempre em busca do novo. Inquieto e visionário, ele experimentou com instrumentos eletroacústicos e antecipou a música do futuro.

18h30 – Sessão Dupla: HOW TO GET OUT OF THE CAGE + SEVEN STONES

HOW TO GET OUT OF THE CAGE

(Frank Scheffer, Holanda, 2012, Bluray, 52’)

Johan Cage foi um dos criadores mais emblemáticos do século 20. Compositor, teórico musical, escritor, foi pioneiro da música aleatória, da música eletroacústica e do uso de instrumentos não convencionais. Neste filme, gravado entre 1982 e 1992, ele fala com Frank Scheffer e procura resumir sua filosofia como músico e artista.

SEVEN STONES

(Frank Scheffer, Holanda, 2014, Bluray, 26’)

Frank Scheffer apresenta o trabalho de Robert Zandvlet e suas mais recentes pesquisas em busca da essência da pintura.

20h30 – FINDING FELA

(Alex Gibney, EUA/Reino Unido/Nigéria/França, 2014, DCP, 119’)

Dirigido por Alex Gibney, vencedor de um Oscar, o filme conta a história cheia de talento, grooves e   atitudes do lendário criador do Afrobeat. Fela Kuti é o nome mais explosivo da música africana nos anos 1970 e 1980, transformando sua arte em uma arma contra as injustiças sociais e suas apresentações ao vivo em ato de resistência política.

Matilha Cultural

18h30 – GUITARRA BAIANA: A VOZ DO CARNAVAL

(Daniel Talento, Brasil, 2014, Bluray, 65’)

Conta-se que no início dos anos 1940 a dupla Dodô & Osmar, ambos de Salvador, tiveram a ideia de construir um novo instrumento depois de assistir uma apresentação do músico Benedito Chaves com seu “violão elétrico”. Com um captador acoplado à caixa acústica e ligado a um amplificador, daria grande sonoridade durante o carnaval. Assim surgiu a guitarra baiana, para muitos a primeira guitarra elétrica do mundo.

Cine Olido

15h – DOWNLOADED

(Alex Winter, EUA, 2012, Bluray, 106’)

Shawn Fanning e Sean Parker criaram o Napster no final dos anos 1990, um programa de compartilhamento de dados que permitia aos usuários procurar arquivos e baixa-los a seu computador. Eles só queriam compartilhar seus discos e filmes, mas a impertinência lhes custou milhões de dólares e os transformou em heróis e vilões da indústria fonográfica e cultural. Anos depois, o mundo é que tinha se transformado pelos efeitos do Napster.

17h – Mostra Frank Scheffer

O diretor holandês apresenta uma ampla retrospectiva de seus trabalhos no 6º In-Edit Brasil.

FRANK ZAPPA: APIONEER OF THE FUTURE OF MUSIC

(Frank Scheffer, Holanda, 2007, Bluray, 106’)

O documentário desvenda o furacão criativo que foi Frank Zappa. Depoimentos de amigos, parentes, músicos, ex-parceiros e um rico material de arquivo nos devolve um pouco da genialidade do artista de Baltimore, seu processo de trabalho e sua necessidade constante de destruir padrões e criar liberdade.

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!