In-Edit Brasil

10 de maio

CineSESC

15h – FINDING FELA

(Alex Gibney, EUA/Reino Unido/Nigéria/França, 2014, DCP, 119’)

Dirigido por Alex Gibney, vencedor de um Oscar, o filme conta a história cheia de talento, grooves e atitudes do lendário criador do Afrobeat. Fela Kuti é o nome mais explosivo da música africana nos anos 1970 e 1980, transformando sua arte em uma arma contra as injustiças sociais e suas apresentações ao vivo em ato de resistência política.

17h15 – THE GREAT HIP HOP HOAX

(Jeanie Finlay, Reino Unido, 2013, DCP, 93’)

Os rappers escoceses da banda Silibil N’ Brains, cansados de ouvir tantos “nãos” de rádios, gravadoras e casas de show, decidem se passar por californianos, apostando que isso aumentaria suas chances de sucesso. E, logo na primeira tentativa, eles conseguem o que queriam: são aceitos para uma apresentação. Daí em diante, gravações, entrevistas, shows, clipes e fama. Mas por quanto tempo eles conseguirão manter “a grande farsa do Hip Hop”?

MIS

15h30 – SÃO PAULO EM HI-FI

(Lufe Steffen, Brasil, 2013, Bluray, 100’)

O diretor Lufe Steffen nos convida para um passeio pelos meandros da noite gay paulistana entre o final dos anos 1960 e 1980.  Numa época onde tudo tinha que ser feito as escondidas, “São Paulo em Hi-Fi” nos apresenta uma grande lista de casas noturnas, personagens lendários e suas histórias particulares.

Matilha Cultural

16h30 – Mostra Frank Scheffer

O diretor holandês apresenta uma ampla retrospectiva de seus trabalhos no 6º In-Edit Brasil.

Sessão Dupla: BRIAN ENO: MUSIC FOR AIRPORTS + IN THE OCEAN

BRIAN ENO: MUSIC FOR AIRPORTS

(Frank Scheffer, Holanda, 1999, Bluray, 48’)

Em 1978, Brian Eno compôs a peça “Music for Airports”. A obra, que procura recriar o ambiente dos aeroportos, é reconhecida como pedra fundamental da Ambient Music. No filme, música e imagens caminham juntas. Enquanto o grupo experimental Bang On A Can interpreta a obra de Eno, Frank Scheffer cria um Ambient Video para manter a atmosfera.

IN THE OCEAN

(Frank Scheffer, Holanda, 2011, Bluray, 52’)

A música experimental é um imenso oceano de tendências e possibilidades. Para mergulhar nessas águas profundas, três jovens compositores americanos, Michael Gordon, David Lang e Julia Wolfe, planejam reviver o projeto “Bang on a Can”, gravado nos anos 1980, com influências de John Cage, Elliot Carter, Philip Glass, Frank Zappa, Steve Reich, Rock e Pop.

Nesta reedição, eles introduzem na obra elementos do século 21.

 18h30 – DOWNLOADED

(Alex Winter, EUA, 2012, Bluray, 106’)

Shawn Fanning e Sean Parker criaram o Napster no final dos anos 1990, um programa de compartilhamento de dados que permitia aos usuários procurar arquivos e baixa-los a seu computador. Eles só queriam compartilhar seus discos e filmes, mas a impertinência lhes custou milhões de dólares e os transformou em heróis e vilões da indústria fonográfica e cultural. Anos depois, o mundo é que tinha se transformado pelos efeitos do Napster.

20h30 – NAKED OPERA

(Angela Christlieb, Alemanha/Luxemburgo, 2013, Bluray, 81’)

Marc Rollinger é um milionário de Luxemburgo que possui uma doença rara e decide viver sua vida fazendo o que gosta: viajar de uma cidade a outra assistindo a ópera Don Giovanni, de Mozart.  Em cada parada, hotéis de luxo, restaurantes caríssimos e garotos de programa completam o cenário.

Cine Olido

15h – FILMAGE: THE STORY OF DESCENDENTS/ALL

(Deedle LaCour e Matt Riggle, EUA, 2013, Bluray, 90’)

Descendents e All são duas das bandas mais improváveis do movimento Punk. No final dos 1970, quando ser nerd não era algo admirável, quatro moleques de Los Angeles apareceram para mudar o cenário da época. Com suas melodias Pop aceleradas e letras falando sobre café, comer muito e peidar o dia inteiro, eles acabaram transformando-se na máxima referência do Hard Core melódico.

17h – JIMI HENDRIX: HEAR MY TRAIN A COMIN’

(Bob Smeaton, EUA, 2013, Bluray, 90’)

Este é o que se considera o “documentário oficial” de Jimi Hendrix. Com apoio da família, que cedeu imagens inéditas e exclusivas, Hear My Train a Comin’ é um olhar mais íntimo – e menos polêmico – sobre o guitarrista mais influente do Rock. Desde seus primeiros acordes à morte prematura e envolta em mistérios, a vida de Hendrix é cheia de lendas, repassadas neste filme rico em detalhes e imagens surpreendentes.

Sessão apresentada pelo diretor.

19h – A BAND CALLED DEATH

(Mark Covino e Jeff Howlett, EUA, 2012, Bluray, 96’)

O Protopunk está na boca do povo. Fãs do Garage Rock procuram em sebos e na internet por bandas que, antes da explosão Punk, já soavam como tal. Esse é o caso do Death, um grupo formado em 1971 pelos irmãos Hackney, em Detroit. O único registro que deixaram foi uma demotape, gravada em 1975, com pouco menos de meia hora de música. O suficiente para contar essa bela história e homenagear um dos irmãos Hackney, já morto.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!