As Bandas da Copa do Mundo - Grupo D

Costa Rica

Embora pouco conhecida ao redor do mundo (afinal, não é todo dia que aparece um site tipo o TMDQA! desvendando os mistérios musicais dos países por aí né?), a cultura musical do povo costarriquenho é cheia de diversidades. A Costa Rica tem forte tradição no Calypso Indígena, que difere da cena do Calypso de Trindade, mais conhecido, além de ter boa fama na música disco, alguma representação no pop e no rock e muita influência mexicana, na cumbia e no Tex-Mex.

La Milixia

La Milixia

La Milixia é uma banda independente de ska punk e reggae que surgiu em 2006 em San José. Formada por Donovan nos vocais, Steban nos teclados, Eduardo Pablo nas guitarras, Nilson no baixo, Camote no trompete, Kenneth na bateria, Jerick no sax, Pancho na percussão latina e LuisCa no trombone (ufa!), os caras têm apenas um disco de estúdio, o Ska, calle y memória, lançado em 2011, e estão trabalhando em shows pelo país e em turnês em países vizinhos e por toda a América Latina.

Para conhecê-los melhor, o caminho é o Facebook Oficial dos caras.

Lucho Calavera y La Canalla

Lucho Calavera y La Cannalla

Com esse nome nada normal, o Lucho Calavera y La Canalla é outra das bandas independentes da Costa Rica que merece destaque. A banda, que lançou seu primeiro álbum Ni pa’ que te cuento em 2010, tem como missão misturar os ritmos mundiais com o funk, a ruma flamenga, o hip-hop e ritmos sul-africanos como a cumbia, a salsa, o chá-chá-chá, entre outros.

O grupo, que se apresenta como “um coletivo de artistas” é formado por Luigi Jiménez no baixo, Rodrigo Lagunas na guitarra e vocal, Juan Carlos na bateria, Pedro Hernández Rafa Vargas na percussão, Edgar Brenes nos teclados, Ernesto Rubi no trombone, Fabián Brenes no trompete e Federico Granados no sax (ufa! de novo).  Suas letras são cheias de ironia e humor e suas músicas, uma viagem ao mundo caribenho.

Para conhecer, é só acessar o Facebook oficial deles ou visitar o canal deles no BandCamp.

NOTÍCIAS MAIS QUENTES no RESUMO DA SEMANA

Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo da música, bem como dos lançamentos nacionais, ouvindo o Resumo da Semana, programa do Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!