Leonardo DiCaprio
Foto de Leonardo DiCaprio via Shutterstock

O ator norte-americano Leonardo DiCaprio usou a sua conta oficial no Instagram para falar sobre os incêndios na Amazônia.

Enquanto boa parte da população e da mídia brasileira parece estar ignorando o fato de que há incêndios graves acontecendo em um dos mais importantes biomas do planeta, há nomes falando a respeito diariamente, desde veículos de imprensa até artistas e influenciadores.

No Instagram, onde a imensa maioria dos posts de DiCaprio são relacionados ao meio ambiente, o ator repostou imagens da Amazônia em chamas publicadas pelo ambientalista Nick Rose e pela Rainforest Alliance.

Na primeira, o texto lê:

Assustador pensar que a Amazônia é a maior floresta tropical do planeta, criando 20% do oxigênio da Terra, basicamente os pulmões do mundo, e está em chamas nos últimos 16 dias, sem literalmente NENHUMA cobertura da mídia. Por quê?

Já na segunda, o texto é mais longo:

Os pulmões da Terra estão em chamas. A Amazônia brasileira – lar para 1 milhão de indígenas e 3 milhões de espécies – está queimando há mais de duas semanas seguidas. Houve 74.000 incêndios na Amazônia brasileira desde o começo desse ano – um assustador aumento de 84% em relação ao mesmo período do ano passado (Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais, Brasil). Cientistas e conservacionistas atribuem o desmatamento acelerado ao presidente Jair Bolsonaro, que enviou um convite aberto para que madeireiros e fazendeiros limpassem a terra após tomar posse em Janeiro.

A maior floresta tropical do mundo é uma parte crítica da solução do clima global. Sem a Amazônia, não conseguiremos conter o aquecimento global da Terra.

A Amazônia precisa de mais do que as nossas orações. Então o que VOCÊ pode fazer?

– Como uma resposta emergencial, doe para grupos trabalhando na linha de frente para defender a Amazônia

– Considere se tornar um apoiador recorrente das iniciativas da comunidade Rainforest Alliance pelas florestas tropicais mais vulneráveis do mundo, incluindo a Amazônia; essa abordagem é de longe a defesa mais efetiva contra o desmatamento e incêndios naturais de florestas, mas requer colaboração profunda de longo prazo entre as comunidades e os setores públicos e privados. Link na Bio.

– Fique ligado a essa história e continue compartilhando posts, marcando agências de notícias e influenciadores.

– Seja um consumidor consciente, tomando o cuidado de apoiar empresas comprometidas com cadeias de suprimento responsáveis. Elimine ou reduza o consumo de carne; fazendas de gado são uma das principais responsáveis pelo desmatamento da Amazônia.

– Quando chegar o período de eleições, VOTE em líderes que entendem a urgência da nossa crise climática e estão dispostos a tomar ações efetivas – incluindo governança forte e políticas progressistas.

LEIA TAMBÉM: Leonardo DiCaprio doa 1 milhão de dólares para vítimas do Furacão Harvey

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!