Leonardo DiCaprio e Kate Winslet na famosa cena "da porta" em Titanic. (Foto: Reprodução)

O diretor James Cameron decidiu provar cientificamente se havia espaço suficiente naquela porta de madeira do final de Titanic para que Jack, personagem de Leonardo DiCaprio, sobrevivesse.

Esta é uma das discussões mais populares nas redes sociais e volta aos holofotes de tempos em tempos. Mas, dessa vez, não tem mais jeito!

O experimento científico faz parte do documentário Titanic: 25 Years Later With James Cameron, que será lançado pelo National Geographic. A conclusão, no entanto, é um pouco vaga: Jack poderia ter sobrevivido, mas são muitas variáveis.

  • Para quem não se lembra, após o naufrágio do Titanic, alguns sobreviventes ficaram à deriva aguardando resgate.
  • Rose ficou em cima de uma porta quebrada que estava flutuando e Jack ficou ao seu lado, mas com o corpo dentro d’água.
  • O rapaz morreu congelado devido às baixíssimas temperaturas e Rose foi resgatada com vida. Mas será que dava para eles terem dividido melhor o espaço em cima da porta para os dois saírem bem?

Cameron recrutou dois dublês, convocou uma equipe de cientistas e simulou alguns cenários para responder essa pergunta.

Continua após a foto

dubles recriam cena titanic
Dublês recriando a icônica cena de Titanic (Foto: SPENCER STONER/NATIONAL GEOGRAPHIC)

Jack poderia ter sobrevivido em Titanic?

No primeiro caso, o mais óbvio, James Cameron imaginou que Jack simplesmente subiria com Rose na porta.

  • O resultado não foi bom, pois a porta afundou o suficiente para deixar os dois parcialmente submersos, em níveis complicados para uma água tão gelada. Seriam poucas as chances de sobrevivência para ambos.

No segundo cenário, eles ficariam em cima da porta, tentando elevar a parte superior do corpo para fora da água.

  • “(O corpo dele) Tremendo violentamente estava ajudando”, disse Cameron. O problema seria quanto tempo Jack aguentaria nessa posição em temperaturas tão baixas e com o corpo já desgastado pelas horas angustiantes que antecederam aquele momento.

No último teste, o diretor colocou os dublês para realizar atividades que os deixassem tão cansados quanto os personagens estariam.

  • Vale lembrar que eles já estavam na maior correria durante o naufrágio e, já na água, Jack chegou a trocar socos com outro sobrevivente que tentou afogar Rose.
  • Cameron adicionou ainda um outro elemento que não existe no filme: Rose daria seu colete salva-vidas para Jack. “Ele ficou estabilizado”, disse Cameron. “Ele entrou em um lugar onde poderia ter sobrevivido até que o bote salva-vidas chegasse”.

No fim das contas, Cameron comentou por que a decisão final que chegou ao filme foi tomada e justificou isso com a própria essência do personagem:

  • “Jack poderia ter sobrevivido, mas há muitas variáveis. Acho que o processo de pensamento dele foi: ‘Não vou fazer nada que coloque Rose em risco’, e isso é 100% do personagem”, explicou o diretor.

Titanic voltou aos cinemas brasileiros

Titanic voltou aos cinemas brasileiros no começo de fevereiro, justamente para comemorar os 25 anos do lançamento original.

James Cameron também retornou recentemente às telonas, com Avatar: O Caminho da Água.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!