Martin Scorsese abraça defesa ao povo indígena em novo filme
Reprodução/YouTube

Um dos maiores diretores da história do cinema americano, Martin Scorsese está recebendo uma chuva de elogios após a exibição de seu novo filme no Festival de Cannes, chamado Killers of the Flower Moon – ainda sem título em português.

Responsável por clássicos como Taxi Driver (1976), Os Bons Companheiros (1990) e O Lobo de Wall Street (2013), o cineasta se reinventou em 2023 ao tratar de um genocídio de povos originários que aconteceu nos Estados Unidos nos anos 1920.

A colunista Flavia Guerra, do UOL, destaca ainda que, além de abordar estes temas sensíveis que incluem questões racistas, a produção tem como um de seus grandes méritos não cair no clichê do white savior, o “herói branco que salva um povo oprimido e incapaz de lutar por si mesmo”.

Martin Scorsese ovacionado em Cannes

Exibido fora de competição, o filme recebeu a ovação mais longa desta edição de Cannes até agora, com nove minutos de aplausos na noite de sábado (20). Ele é estrelado por Leonardo DiCaprio, Robert De Niro e Lily Gladstone, atriz de origem indígena.

Killers of the Flower Moon acompanha o caso real de uma série de assassinatos na região de Osage Nation, em Oklahoma, depois que petróleo foi encontrado em terras ocupadas pelos indígenas. O longa é uma mega-produção que custou cerca US$ 200 milhões.

Em entrevista coletiva, Scorsese falou sobre correr riscos a essa altura da carreira e agradeceu a DiCaprio por ter encontrado o “coração desta história” (via UOL):

Se eu não correr riscos nesta idade, vou fazer o quê? Ficar em casa, confortável? Ou ir para o set e ficar comendo? […] Tentamos contar a história do ponto de vista da investigação, mas não sobre quem a fez. É sobre quem não a fez.

Em um certo ponto, o Leo [DiCaprio] me perguntou onde estava o coração desta história. Eu jantei algumas vezes com os líderes dos Osage. Aprendi com o povo, as histórias, ouvi sobre como se sentiram… Era ali que deveria estar o coração da história.

O novo filme de Martin Scorsese, Killers of the Flower Moon, está previsto para estrear nos cinemas dos EUA no dia 6 de outubro e você pode assistir ao teaser logo abaixo.

Martin Scorsese e documentário sobre lenda do Punk

Em abril desde ano, o diretor lançou um documentário sobre uma lenda do Punk, o vocalista David Johansen. A história do cantor que ganhou fama com o New York Dolls foi contada no filme Personality Crisis: One Night Only.

LEIA TAMBÉM: Austin Butler conta que recebeu dicas de Leonardo DiCaprio para atuar em “Elvis”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!