Lady Gaga
Foto: Wikimedia Commons

Lady Gaga uniu forças com o doutor Tedros Adhanom, diretor geral da Organização Mundial de Saúde, para publicar uma longa carta falando sobre o suicídio e o suporte à saúde mental no mundo.

A carta, publicada na última terça-feira (09) no The Guardian, aponta a falta de serviços confiáveis que oferecem esse suporte, e também pede pelo fim do estigma do tratamento.

Leia um trecho:

Quando você terminar de ler isto, pelo menos seis pessoas terão se suicidado ao redor do mundo. Essas seis são uma pequena fração das 800 mil pessoas que se matarão neste ano — mais do que a população de Washington DC, Oslo ou Cidade do Cabo. Às vezes eles são nomes famosos como Anthony Bourdain ou Kate Spade, que rendem manchetes, mas são todos filhos ou filhas, amigos ou colegas, membros valiosos de famílias e comunidades.

Gaga e Adhanom ainda citaram estatísticas que dizem que um em cada quatro ser humano passa por problemas com saúde mental em algum ponto da vida, e que o suicídio é mais comum entre pessoas mais jovens, dos 15 aos 29 anos de idade.

No entanto, apesar da universalidade da questão, ainda temos problemas para falar sobre isso abertamente ou oferecer cuidados ou recursos adequados. Dentro das famílias e comunidades, muitas vezes permanecemos silenciados por uma vergonha que nos diz que aqueles com doença mental são de alguma forma menos dignos ou culpados por seu próprio sofrimento. […] A pesquisa mostra que há um retorno de investimento quatro vezes maior para cada dólar gasto no tratamento da depressão e ansiedade, as condições mais comuns de saúde mental, fazendo com que o gasto seja um grande investimento para líderes políticos e empregadores, além de gerar economias no setor da saúde.

Leia a carta completa, em inglês, clicando aqui.

Procure ajuda

Vale sempre lembrar que aqui no Brasil nós temos o Centro de Valorização da Vida.

Se você está passando por momentos difíceis, pode encontrar ajuda 24 horas por dia, por telefone (com ligações gratuitas a partir de todo país), e-mail, chat e voip com total sigilo. Para encontrar mais informações é só clicar aqui.

LEIA TAMBÉM: Ouça a trilha sonora de “Nasce Uma Estrela”, filme com Lady Gaga e Bradley Cooper

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!