Bandas da Copa do Mundo de 2022 - Grupo H

Chegamos ao fim da primeira fase da Copa do Mundo e, com o Brasil classificadíssimo para as oitavas de final, todas as atenções estão voltadas para a surpreendente adversária da nossa seleção: a Coreia do Sul.

Vindo do Grupo H, o time sul-coreano teve uma vitória heroica em seu último jogo para eliminar ninguém menos que o Uruguai, alcançando o segundo lugar do grupo e ganhando o “presente” de enfrentar a seleção brasileira. Além dos dois, o Grupo H também contava com Portugal e Gana.

Os europeus se classificaram em primeiro lugar do grupo, enquanto a seleção africana ficou para trás mas conseguiu uma pequena vingança ao segurar o Uruguai e impedir a classificação do time sul-americano, seu algoz em 2010 quando teve uma campanha histórica e foi até as quartas de final.

Enquanto esperamos esse jogo que tem tudo para ser sensacional, chegamos ao fim também do nosso especial de bandas da Copa do Mundo que, graças a uma grande parceria do TMDQA! com a Amazon Music, apresentou diversas bandas novas de países que costumam ser excluídos dos charts.

O tema da vez é justamente o Grupo H, e vamos mergulhar em artistas que vão do Rap ao Rock e mostram toda a pluralidade que esse grupo com Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul.

Antes disso, no entanto, não deixe de conferir as listas dos Grupos A a G clicando nos links abaixo caso ainda não tenha feito isso:

Agora sim, vem com a gente pra lista do Grupo H!

Três meses de Amazon Music Unlimited grátis

Três meses grátis de Amazon Music Unlimited
Crédito: Amazon Music

Garanta três meses de assinatura da Amazon Music Unlimited, com direito a áudio em alta qualidade, clicando aqui.

Portugal: Julinho KSD

Julinho KSD

A música de Portugal, assim como grande parte dos países mais à oeste da Europa, é muito dividida entre suas formas mais tradicionais — como o Fado, por exemplo — e as formas que vêm de seus imigrantes, geralmente de antigas (ou até atuais) colônias.

É claro que, no meio disso, surgem diversos grandes nomes que navegam entre esses dois fatores, muitas vezes importando influências. Caso da banda que é possivelmente a mais conhecida por aqui, o Xutos & Pontapés, que já tem até parceria com os Titãs no currículo e status de lenda em seu país de origem.

Ainda nesse sentido, vale muito a pena ressaltar nomes como Linda Martini e Ornatos Violeta, ambos referências do Rock português e que têm um som de fazer inveja em muita banda de sucesso internacional.

Mas, para esta lista, nossa escolha passa pelo som dos imigrantes. Mais especificamente dos cabo-verdianos, já que Julinho KSD é nascido em Portugal mas seus pais vieram de Cabo Verde. Por isso, chegou fazendo um sucesso estrondoso graças a uma sonoridade que passeia por influências de ambos os lados.

Com sucessos como “Vivi Good” e “Hoji N’ka ta Rola”, Julinho mistura o português com o crioulo cabo-verdiano e o inglês, fazendo com que sua voz soe quase como um instrumento à parte em meio a beats envolventes que vão mexer com qualquer brasileiro.

Gana: Shatta Wale

Shatta Wale Assim como boa parte dos outros países africanos, a música de Gana está muito ligada aos ritmos mais tradicionais do país. Porém, da mesma forma como em outros países, os últimos anos têm trazido artistas que conseguem ressignificar essas sonoridades dentro de uma proposta mais global, potencializando seu alcance internacional.

Entre os ganeses, o grande exemplo é Shatta Wale, que surgiu primeiro com o single de sucesso “Dancehall King” — como o próprio nome da música pode já ter deixado claro, a ostentação é um dos pontos fortes de Wale, que, vale a ressalva, tem uma boa parcela de polêmicas envolvendo seu nome.

Ao mesmo tempo, entretanto, acumula algumas parcerias surreais em sua carreira, como “ALREADY”, faixa que gravou com Beyoncé e Major Lazer para o álbum de trilha sonora de O Rei Leão assinado pela gigantesca artista norte-americana. Lá, aliás, viu seu estilo único de Reggae com Dancehall ganhar uma exposição merecida e aproveitou para surfar nesse sucesso.

A partir de então, outros de seus hits vieram à tona, e o mais recente deles é o mega sucesso “On God”, que mostra que Shatta está com as portas abertas para se tornar possivelmente o nome mais conhecido de Gana em muito tempo.

Aliás, o cara já tem quase 4 milhões de seguidores no Instagram!

Uruguai: Hablan por la Espalda

Hablan por la Espalda O Uruguai deu vexame dentro dos campos, sendo eliminado na primeira fase da Copa do Mundo depois de chegar com uma grande expectativa. Ainda assim, no quesito música, o país passa longe da vergonha e tem uma vasta gama de artistas que passam por diversos gêneros musicais.

O nome mais conhecido de lá é sem dúvidas Jorge Drexler, que tem uma relação muito especial com o Brasil e seria uma escolha quase óbvia para esta lista — justamente por isso, ficou de fora. Ainda há alguns artistas com origens super curiosas por lá, como Gabe Saporta.

Lembrou do nome? É o vocalista do famoso Cobra Starship, que nasceu em Montevidéu e fez carreira nos EUA com hits como “Good Girls Go Bad” e “You Make Me Feel…”. Mas uma cena que tem enorme força entre os uruguaios é o Rock, e o país inclusive exportou uma das maiores bandas do gênero do continente, o Motosierra.

Porém, para a nossa seleção, a escolha é de uma banda com longa estrada e muito menos destaque do que merecia ter. Falamos do Hablan por la Espalda, banda que se caracteriza por trazer uma mistura única de Rock com elementos do Candomblé e da psicodelia, o que ficou evidenciado desde sua estreia mas chegou a uma grande exposição com o disco Macumba (2009).

Sempre se reinventando e absorvendo novas influências de diferentes gêneros, os caras tiveram um segundo auge com o lançamento de Sangre em 2015, conseguindo talvez o maior sucesso da carreira com a música “Cabeza de Moto”. Merece sua atenção!

Coreia do Sul: Dreamcatcher

Dreamcatcher

Para fechar a nossa lista, nada mais justo do que um país que tem se tornado nova referência mundial em produção musical. A Coreia do Sul, pra quem (ainda?!) não sabe, é a responsável pelo grande fenômeno que é o K-Pop, tão polêmico quanto popular pelo seu formato de lançar artistas de sucesso mundial.

Novamente, havia algumas escolhas óbvias demais para entrarem aqui. O BTS, claro, é o nome mais conhecido do gênero; outros como TWICE BLACKPINK também estão entre as portas de entrada do K-Pop, o que não tira nem um pouco o mérito de seus trabalhos, naturalmente.

Mas a ideia aqui é ir um pouco mais a fundo. Não podemos deixar de citar a incrível BoA, que é uma verdadeira precursora de tudo que esse fenômeno do K-Pop representa, assim como é importante ressaltar que a produção musical do país vai além do mais popular, com uma cena Indie super interessante incluindo nomes como Triss.

Em meio a tantos artistas ligados ao K-Pop e suas vertentes, o Dreamcatcher se encontra em um lugar especial. Quem está familiarizado com as aberturas de animes vai sentir um elemento de conforto assim que chegar aos refrães de músicas como “You and I” e “Chase Me”, o que já diferencia o girl group de inúmeros outros.

Uma espécie de BABYMETAL light, o grupo tem um conceito super interessante e que pode agradar aqueles que ainda têm uma resistência à versão mais tradicional do K-Pop, servindo aqui como uma porta de entrada para que estes possam então apreciar a grandeza do trabalho dos maiores nomes do gênero.

Em 2022, inclusive, o Dreamcatcher lançou o excelente EP [Apocalypse : Follow us], e canções como “VISION” e “Fairytale” ajudam a entender o que torna esse grupo tão único. Você pode conferir abaixo pelo Amazon Music graças à parceria especial com o TMDQA! que te dá três meses grátis na plataforma!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!