Bandas da Copa do Mundo: Grupo B

Passou tão rápido que nem parece ser verdade, mas a Copa do Mundo já vai começar neste final de semana.

Reunindo 32 seleções do mundo inteiro no Catar, a disputa terá início neste dia 20 de Novembro e, aqui no TMDQA!, já estamos nos preparando para essa temporada que envolve muito futebol e festa.

Para te ajudar a entrar ainda mais no clima, preparamos um especial onde mostraremos músicas de todos os países participantes da competição, tudo em uma parceria com a Amazon Music.

Indo da música instrumental contemporânea ao Hardcore e passando até por sonoridades mais experimentais, você poderá ouvir artistas e bandas de todo o planeta, já que indicaremos um nome de cada país de acordo com os grupos das seleções.

Hoje, te levamos ao Grupo B, que conta com Inglaterra, Irã, Estados Unidos e País de Gales.

Vem com a gente!

Três meses de Amazon Music Unlimited grátis

Três meses grátis de Amazon Music Unlimited
Crédito: Amazon Music

Garanta três meses de assinatura da Amazon Music Unlimited, com direito a áudio em alta qualidade, clicando aqui.

Inglaterra: Los Bitchos

Los Bitchos
Foto por Tom Mitchell

Falar da música inglesa é falar de um dos locais mais prolíficos de todos os tempos. É claro que poderíamos incluir aqui os Beatles ou até mesmo os Rolling Stones, ambos representantes gigantescos da influência duradoura e espetacular que a música inglesa tem sobre virtualmente todos nós.

Na verdade, poderíamos até mesmo trazer alguns exemplos mais recentes como Arctic MonkeysMuse, esta última bastante associada a eventos esportivos e responsável até mesmo por uma apresentação durante as Olimpíadas de Londres. Aliás, nesse sentido, nomes como o Oasis também trazem forte ligação com o futebol em si.

Mas a música inglesa vai muito além de tudo isso. O país tem uma produção extremamente diversa, e é impossível sequer se lembrar de todos os grandes nomes que vieram de lá — RadioheadPink FloydLed Zeppelin The Who são só alguns dos que lembramos mais facilmente, além dos já citados.

Escolher apenas um representante não foi fácil, ainda mais com a ascensão do Rap na região nos últimos anos, mas chegamos à excelente banda Los Bitchos pela inusitada influência de ritmos latinos em meio à pegada inglesa, que gera um som instrumental de primeiríssima qualidade.

Além disso, é um retrato do que hoje é a Inglaterra: um país multicultural e de diversas etnias, assim como a banda formada por apenas uma integrante inglesa ao lado de uma sueca, uma uruguaia e uma australiana.

Abaixo, você pode conferir Let the Festivities Begin!, a ótima estreia das garotas lançada em 2022.

Irã: Sevdaliza

Sevdaliza

Com bastante tradição na música e sendo reconhecido como influência para a cultura de países como a Turquia, o Irã enfrenta em seu regime a maior resistência à evolução natural de sua produção.

Ainda assim, são vários nomes de resistência no país, até mesmo tentando levar a cultura Hip Hop para lá — algo que, ao trazer influência dos EUA, desafia muitos dos preceitos do país.

O mesmo vale para o Metal, que enfrenta proibições mas, ainda assim, consegue exportar alguns bons nomes. É o caso da Angband, que em 2008 se tornou a primeira banda local a lançar músicas internacionalmente depois de assinar com um selo alemão.

Com tudo isso, não é à toa que a principal representante da música do país seja uma emigrante. Sevdaliza nasceu em Teerã, mas cresceu na Holanda e foi lá que absorveu novas influências para somar com a cultura tradicional de suas origens, criando um estilo único que a torna uma das artistas mais interessantes dos últimos tempos.

Abaixo, destacamos o excelente disco Shabrang, de 2020, que conta majoritariamente com composições em inglês mas também traz a excelente “Gole Bi Goldoon”, onde a artista canta na belíssima língua nativa iraniana, o persa — tudo isso em meio a bases instrumentais que são fundamentadas no som eletrônico e trazem diversas experimentações.

Estados Unidos: Turnstile

Turnstile
Divulgação

Sem dúvidas a escolha mais difícil de toda essa lista é a dos Estados Unidos. Maior exportador de música do planeta, o país norte-americano tem incontáveis opções que poderiam se encaixar por aqui.

Poucas coisas são mais estadunidenses do que Bruce Springsteen, por exemplo, e seus hinos como “Born in the U.S.A.” e tantos outros. O país também tem uma vasta gama de ícones do Rock, incluindo nomes como AerosmithGuns N’ RosesEagles e tantos outros, isso sem falar na cena Grunge que revelou fenômenos como Nirvana Pearl Jam.

Por aqui, a gente gosta dos movimentos que unem o underground e o mainstream e toda a cena Pop Punk e Emo se encaixa muito bem nessa definição. Nesse sentido, nomes como ParamoreFall Out Boy poderiam ser ótimas escolhas, ou mesmo outros que fizeram um sucesso absurdo por aqui como Simple PlanMy Chemical Romance.

No entanto, estamos em 2022 e você está aqui, muito provavelmente, para conhecer bandas e não apenas ser lembrado da existência das que já gosta. Ainda assim, são muitos nomes que poderiam entrar nessa lista: o Meet Me @ The Altar, por exemplo, foi um forte candidato e só ficou atrás de uma das nossas bandas preferidas dos últimos tempos.

Trata-se do Turnstile, que tem sido responsável por quebrar inúmeras barreiras e levar o som do Hardcore, antes tão preso ao underground, para grandes casas de show e até festivais como o Lollapalooza Brasil, que os recebeu em 2022.

Tudo isso é resultado do excelente disco GLOW ON (2021), uma evolução natural da sonoridade que começou a ser trabalhada por eles em projetos anteriores e atingiu um nível realmente impressionante e, até o momento, sem igual ao absorver elementos do Shoegaze e do Dream Pop.

País de Gales: The Joy Formidable

The Joy Formidable

Para fechar a lista de hoje, temos mais um lugar bastante rico musicalmente. O País de Gales é aquele tipo de local do qual você nem imagina que alguns de seus artistas favoritos podem ter vindo — caso de artistas gigantescos como Bonnie Tyler e Pino Palladino, um dos baixistas mais prolíficos da história que já trabalhou com John Mayer, Nine Inch Nails e muito mais.

Não à toa, uma cena bem única se criou por lá e chegou a furar bolhas. Alguns dos principais nomes até chegaram ao Brasil, como é o caso do Manic Street Preachers e, acima de tudo, do Stereophonics; em outros países, entretanto, vários outros também fizeram muito sucesso, como o Super Furry Animals e o Budgie, que tem música presente em repertórios de ninguém menos que o Metallica.

Nos tempos mais modernos, até o Metal tem um grande representante por lá com o Bullet for My Valentine (mais um que talvez você nem conhecesse as origens), mas o nosso destaque por aqui fica para o The Joy Formidable.

A banda ganhou destaque com a presença do single “Endtapes” na trilha sonora do filme Amanhecer – Parte 1, da saga Crepúsculo, mas tem uma discografia recheada de bons momentos onde navega por sonoridades como o Indie Pop e o Dream Pop com maestria, sempre com um toque de estilos diferentes como Post-Rock (“Whirring”, de The Big Roar) e até Stoner (“Liana”, do disco Hitch).

Nossa seleção é o excelente álbum The Big Roar, de 2011, mas o trio segue super ativo e lançou em 2021 o disco Into the Blue. Vale a pena mergulhar nesse catálogo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!