10 grandes artistas que já passaram dos 80 anos e continuam fazendo shows
Imagens: Divulgação

Para a maioria de nós, chegar aos 80 anos de idade com saúde e autonomia já é uma meta bastante interessante. Imagine então continuar arrastando multidões em shows pelo planeta nessa etapa da vida?!

Felizmente, temos grandes exemplos de uma vida inteira dedicada à música aqui no Brasil e no exterior, como os imparáveis Gilberto Gil e Caetano Veloso, ou o cantor britânico Roger Daltrey, que surpreendeu muita gente com uma performance vocal recentemente.

Pensando nisso, o TMDQA! preparou uma lista para reverenciar artistas incansáveis que, mesmo depois de completar 80 anos, seguem nos presenteando com sua arte pelos palcos!

A amostra é tão grande que, mesmo selecionando 10 nomes, ainda precisamos deixar de fora gigantes brasileiros como Roberto Carlos e gringos como os Rolling Stones, Ringo Starr, Roger Waters, Dionne Warwick e Patti LaBelle – veja só!

LEIA TAMBÉM: Garotão: aos 80 anos, Mick Jagger dança “Moves Like Jagger” em bar e viraliza; assista

10 artistas que seguem fazendo shows após os 80 anos

Bob Dylan & Willie Nelson

Inauguramos a lista com duas lendas de uma vez só! Os mestres do Folk americano Willie Nelson e Bob Dylan estão em turnê conjunta neste momento, chamada de Outlaw Music Festival.

Algumas datas ainda terão a participação de Robert Plant, icônico ex-vocalista do Led Zeppelin que está com seus 75 aninhos.

Paulinho da Viola

Um dos maiores compositores do nosso Samba, Paulinho comemorou seus 80 anos na estrada em 2021, com uma turnê especial que vai virar DVD em breve.

O cantor não parou depois disso, e ainda tem shows marcados para todos os meses restantes de 2024, em que apresenta clássicos como “Timoneiro”, “Coração Leviano” e “Argumento”.

Diana Ross

Depois de revolucionar a indústria fonográfica nos anos 1960 com o The Supremes – até hoje o grupo feminino com mais músicas nº 1 nas paradas – e manter uma carreira solo de sucesso por mais de 50 anos, eu teria me aposentado, e você?

Mas a diva do Soul estadunidense Diana Ross está em plena atividade até hoje com sua Legacy Tour, em que toca todas as suas músicas que alcançaram o topo da Billboard. Icônico é pouco!

Ney Matogrosso

Os 80 anos também vieram acompanhados de muito trabalho para Ney Matogrosso, que lançou o disco Nu Com a Minha Música em 2021 e partiu para uma sequência de shows e festivais como Coala, João Rock e Rock in Rio, sempre garantindo a renovação de seu público.

Atualmente ele está com a turnê Bloco na Rua, que tem datas marcadas por todo o Brasil, no Uruguai e em Portugal até o fim do ano.

Roger Daltrey (The Who)

Como falamos na introdução desta matéria, um dos grandes vocalistas da história do Rock parece ter cuidado muito bem de sua voz ao longo de mais de 60 anos de carreira, o que permite que ele ainda apresente clássicos como “Baba O’Riley” por aí.

É claro que estamos falando de Roger Daltrey, do The Who, banda que também tem o guitarrista Pete Townshend com 79 aninhos e se apresentando em carreira solo.

Caetano Veloso & Gilberto Gil

Os dois mestres da MPB não estão em turnê conjunta atualmente, mas decidimos juntá-los aqui porque Gil e Caetano construíram suas carreiras em irmandade, culminando no genial DVD Dois Amigos, Um Século de Música, de 2015.

Após um breve hiato em 2023, Caetano retomou este ano a turnê do disco Meu Coco (2021) e ainda fez shows comemorativos do disco Transa (1972), enquanto Gil foi nomeado um imortal da ABL e manteve uma extensa agenda de shows e festivais.

Paul McCartney

É claro que Macca não poderia faltar nessa lista, afinal ele não para de fazer a alegria dos fãs brasileiros com suas vindas para a América Latina – e não é que os shows marcados para 2024 já estão perto de dar sold out?!

O ex-Beatle vai se apresentar em São Paulo e em Florianópolis em outubro com a turnê Got Back, que celebra diversas fases de sua carreira solo e com os Wings.

Joni Mitchell

No ano passado, quando completou 80 anos, a lenda da música Folk canadense se apresentou pela primeira vez no Grammy, meses depois de se recuperar de um aneurisma.

Mesmo com dificuldades de mobilidade, Joni manteve uma agenda de shows que se arrasta por 2024, incluindo duas datas em outubro no Hollywood Bowl que terão participação de Brandi Carlile e têm tudo para serem históricas.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL

Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!