Live de Gilberto Gil
Foto por Bibiana Reis
Ouça o novo disco de Diego Tavares!  

Gilberto Gil, icônico músico brasileiro, passa a ocupar a cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL), após ser eleito por maioria absoluta, na tarde da última quinta-feira (11).

Com 21 votos, Gil conquistou a vaga que também estava sendo concorrida pelo poeta Salgado Maranhão, que levou 7 votos, e o autor e crítico literário Ricardo Daunt, que não ganhou nenhum voto.

O lendário artista de 79 anos de idade se tornou, atualmente, o segundo negro a ocupar uma cadeira na ABL. O outro imortal é o escritor e professor Domício Proença Filho, que foi presidente da academia em 2016 e 2017.

Gilberto Gil na ABL

Através de sua conta do Instagram, o músico compartilhou uma mensagem falando sobre sua vitória e agradecendo ao público pela torcida. Ele disse:

Olha aí galera, academia é uma galerinha desse tamanho, são 40, mas representam tudo isso, as letras brasileiras, a cultura brasileira. Agora, com representação também desse campo da música, das comunicações, do teatro. Tem a Fernanda Montenegro que também chegou agora e agradeço a vocês pela torcida. Esperamos poder continuar fazendo muitas coisas, assim como já temos feito tantas ao longo da vida, agora na academia.

Confira o vídeo do cantor ao final da matéria.

Carreira

O multi-instrumentista, compositor e cantor baiano se consagrou ao longo de sua carreira como um dos maiores nomes da música brasileira.

Dono de clássicos como “Aquele Abraço”, “Vamos Fugir”, “Cálice”, “Esotérico” e tantas outras músicas especiais, Gil conta com uma extensa discografia com mais de 60 discos.

Além de explorar seu talento na música, o artista também escreveu e publicou alguns livros sozinho e junto com outros autores. Algumas de suas obras são: “Gilberto bem Perto”, “Disposições Amoráveis” e “Cultura pela palavra: artigos, entrevistas e discursos dos ministros da cultura 2003-2010”.

Em Julho, Gil recebeu o título de Doutor Honoris Causa da prestigiada Berklee College of Music e foi homenageado pelos estudantes do campus de Valência, na Espanha.

Vale lembrar, que Gil foi ministro da Cultura do Brasil, entre 2003 e 2008, durante dois mandatos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ter sido nomeado em 2001, como embaixador da ONU para agricultura e alimentação.

Gil na Academia Brasileira de Letras

Gilberto Gil deve assumir o posto na Academia Brasileira de Letras em Março de 2022, quando o órgão volta do recesso de fim de ano.

Sobre a entrada do cantor na Academia, o presidente da ABL, o acadêmico Marco Luschesi declarou (via g1):

Gilberto Gil traduz o diálogo entre a cultura erudita e a cultura popular. Poeta de um Brasil profundo e cosmopolita. Atento a todos os apelos e demandas de nosso povo. Nós o recebemos com afeto e alegria.

No início deste mês, a atriz Fernanda Montenegro, de 92 anos de idade, também foi eleita por maioria absoluta e passou a ocupar a cadeira de número 17 da ABL.

Ouça a nova música de Juliah!