Billie Joe Armstrong, do Green Day, e Johnny Ramone, dos Ramones
Fotos de Billie Joe Armstrong e Johnny Ramone via Shutterstock

O Punk nunca foi conhecido por sua virtuosidade. A proeza técnica dos músicos do estilo, na maior parte do tempo, é questionável. Então, por que é que tantos dos maiores nomes de toda a história vieram justamente desse gênero? É claro que a resposta está na força de suas composições, que, em certas ocasiões, literalmente alteraram o curso da história.

Sem dúvidas um dos movimentos mais emblemáticos de todos os tempos, o Punk colocou a guitarra como um símbolo de contracultura. Por isso, bandas lendárias como Bad Brains, Sex PistolsRamones logo se estabeleceram como sinônimos de resistência, de uma luta constante da classe trabalhadora, e deram origem a tantos outros grupos e subgêneros.

Eleger os melhores guitarristas do Punk, então, é uma tarefa que passa muito mais pela influência de seus alcances do que por questões técnicas ou qualquer outra coisa do tipo. E que jeito seria melhor de fazer isso do que montando uma votação popular?

Os 5 melhores guitarristas do Punk

Há algum tempo, depois de uma pré-seleção que escolheu 250 gênios da guitarra, a revista Guitar World montou uma lista geral e a dividiu entre gêneros específicos, que receberam votações populares e tiveram suas posições definidas pelos leitores.

Nós já te contamos por aqui como ficou a seleção final dos músicos ligados ao Rock de maneira mais geral e também daqueles nomes mais conectados ao Metal, além de ícones do Rock Alternativo e Indie.

Na vez do Punk, apenas 5 guitarristas do estilo foram efetivamente ranqueados pela revista. Outros 11 nomes estavam na disputa, mas acabaram ficando sem uma posição definida.

São eles: Ron Asheton (Stooges), Joan JettTom Verlaine (Television), Greg Ginn (Black Flag), Johnny Thunders (New York Dolls), Chris Stein (Blondie), David Byrne (Talking Heads), Geordie Walker (Killing Joke), Rowland S. Howard (The Birthday Party), John McGeoch (Magazine, PIL, etc.) e Andy Gill (Gang of Four).

Abaixo, você confere como ficou o Top 5! A lista original na íntegra está disponível neste link.

5. Billie Joe Armstrong (Green Day)

4. Ian MacKaye & Guy Pucciotto (Fugazi)

3. Mick Jones (The Clash)

2. Steve Jones (Sex Pistols)

1. Johnny Ramone (Ramones)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!