American Idiot Green Day
Imagem: Divulgação

Em 2024, um dos discos mais importantes da carreira do Green Day, o emblemático American Idiot, está completando 20 anos do seu lançamento.

O vocalista Billie Joe Armstrong conversou recentemente com a Guitar World e compartilhou detalhes sobre o período que antecedeu a gravação do sétimo álbum de estúdio da banda, que chegou após o lançamento de Warning (2000) – disco que não empolgou muito os fãs ao trazer o trio explorando uma sonoridade mais voltada ao pop e folk.

Após Armstrong e seus companheiros Mike Dirnt e Tré Cool terem cogitado até encerrar as atividades do Green Day, o grupo ouviu os conselhos do produtor de longa data da banda, Rob Cavallo, que, segundo as lembranças de Billie, apontou que eles precisavam trabalhar em “algo que seja simplesmente monumental” e que eles nunca tivessem feito antes.

Green Day e o lançamento de American Idiot

Definido pela própria banda como uma “ópera punk rock”, American Idiot passeava entre canções rápidas como “St. Jimmy” até as épicas “Jesus of Suburbia” e “Homecoming”, com respectivamente 9:08 e 9:19 de duração.

Ainda assim, um dos seus maiores destaques é a faixa-título, que se tornou um dos maiores hinos de contracultura dos Estados Unidos. Nela, Billie e seus companheiros fizeram uma crítica aos ideais republicanos e conservadores e ainda abordaram temas como a ira dos cidadãos dos EUA com George W. Bush e a Guerra do Iraque.

Ao refletir sobre o sucesso de American Idiot e comparando o disco com o elogiado terceiro álbum de estúdio Dookie, Billie Joe Armstrong trouxe uma comparação de seu trabalho com a carreira dos Beatles:

Com ‘Dookie’, éramos tão jovens, e a parte do sucesso me deixou tão confuso que eu não sabia como responder a isso. A vida mudou tão rapidamente que eu sempre pensava: ‘Será que aproveitei aquele momento o suficiente?’ Então eu acho que com ‘Idiot’ foi: ‘Vamos tirar o máximo que pudermos deste momento, no que diz respeito a sentir gratidão e sentir que fizemos algo especial’.

Porque sempre quisemos ter o que nossos heróis tinham, como o The Who fazendo ‘Tommy’ ou algo nesse sentido. Toda banda quer ter um ‘Sgt. Pepper’s’ . E ‘Idiot’ foi esse momento para nós.

Em tempo, o Green Day irá revisitar as músicas do disco na turnê em apoio ao seu novo álbum Saviours, que acontece ainda neste ano. O show também contará com uma celebração aos 30 anos de lançamento de Dookie. É muita comemoração!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!