Bia Ferreira libera clipe de
Reprodução/YouTube

A incrível Bia Ferreira liberou um clipe muito especial para a faixa “A Conta Vai Chegar”, que integra seu álbum duplo Faminta, lançado em 2022.

O vídeo foi filmado em Lisboa durante a turnê mundial realizada pela cantora e multi-instrumentista no ano passado e contém uma série de simbologias que ajudam a reforçar a mensagem transmitida por Bia através desta música.

A filmagem foi realizada às margens do Rio Tejo, no Cais das Colunas, onde o primeiro navio negreiro da história aportou, em frente à Praça do Comércio, onde os africanos escravizados eram comercializados pelos portugueses. Sobre a reflexão proposta na letra da música, a cantora descreve em nota:

Essa música é uma profecia. É quando você profetiza coisas para um futuro não tão distante, sabe? ‘A Conta Vai Chegar’ fala sobre dívida histórica, sobre reparação, sobre como é importante que as pessoas negras e originárias, que sofreram com a colonização, consigam cobrar essa conta. A falta de oportunidades que temos na vida vem muito por essa dívida que o devedor não quer pagar. Então acho que essa canção vem como uma motivação, um ímpeto para que consigamos cobrar o que é nosso.

Além do local escolhido, o clipe também conta com importantes personagens expoentes do movimento afro-cultural de Portugal, como Dona Ilda Vaz, líder das batucadeiras Bandeirinhas Pan-Africanistas e também Cláudia Simões, mulher negra vítima da violência racista policial lusitana, além de atores e atrizes do coletivo Aura Negra.

Bia Ferreira e o movimento afro-cultural de Portugal

Bia Ferreira tem feito shows em Portugal desde 2018 e, a cada performance, a cantora leva ao país reflexões sobre as questões raciais, políticas e sociais que fazem parte de seu repertório.

A artista conta que, desde que começou a se apresentar por lá, percebeu que as discussões envolvendo o racismo ainda não estavam muito avançadas. A partir de 2023, ela conheceu ativistas do movimento afro-cultural português e recentemente falou sobre a importância deste trabalho:

Eles têm uma resistência muito bonita, são forjados com muita luta e com um processo de invisibilização da luta muito grande, sendo necessário de ser dito. No Brasil, ainda temos a maioria da população negra. Então, em algum lugar, conseguimos nos fazer sermos vistos e ouvidos, temos um Ministério da Igualdade Racial, por exemplo. Em Portugal, eles são invisibilizados. O movimento negro em Portugal é usado para pautas específicas e depois não é abraçado nesse lugar de necessidade de luta.

O clipe de “A Conta Vai Chegar” foi disponibilizado após a artista ter compartilhado no início deste ano o vídeo da música “Benção da Prosperidade”, que também foi gravado em Lisboa na mesma época do novo registro. Assista aqui.

Bia Ferreira tem 2024 agitado

Após um começo de 2024 bastante agitado, que incluiu três apresentações aclamadas no South by Southwest (SXSW), um dos maiores festivais de inovação e criatividade do mundo que aconteceu em Austin, no Texas (EUA), Bia Ferreira dá continuidade à sua agenda de shows passando neste mês de Abril por algumas cidades de Portugal e por São Paulo.

Em Maio, ela se apresenta na Bélgica, além de outras cidades de Portugal e por cidades na Alemanha. Em Junho e Julho a cantora continuará pela Alemanha e ainda irá passar por Curitiba, Colômbia, Espanha e Suíça. Acompanhe a agenda completa de shows de Bia através do perfil do Instagram da cantora.

A seguir, veja o resultado do belíssimo clipe de “A Conta Vai Chegar”!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!