AFROPUNK Bahia faz estreia histórica com grandes encontros da música negra
Foto por Lara Teixeira / TMDQA!

O projeto MC.Mulheres, do Movimento Cidade (CD), está com tudo preparado para a primeira edição do seu Festival.

O evento pensado por e para mulheres vai acontecer gratuitamente no Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, no Centro de Vitória (ES), nos dias 19 e 20 de Maio, com uma programação que inclui mostras audiovisuais, shows musicais, batalhas de poesia e dança e diversas intervenções artísticas.

De acordo com Isabella Baltazar, programadora do MC.Mulheres, o projeto foi criado a partir de recortes, sendo o primeiro deles o de gênero, priorizando pessoas de identidade de gênero femininas; depois, um recorte racial, buscando mulheres negras e/ou indígenas; e também um recorte territorial, buscando áreas invisibilizadas da cena artística, como o Espírito Santo e o Nordeste brasileiro.

Festival MC.Mulheres

A parte musical do Festival MC.Mulheres contará com um time de peso que inclui Luedji Luna, Bia Ferreira, Josyara, Budah, N.I.N.A, Gavi, Cronista do Morro e Caju. Em seus shows, as artistas apresentam canções com letras que empoderam e fortalecem questões de gênero, da negritude e do corpo feminino.

O evento realizado na capital do Espírito Santo também irá exibir as obras da inédita Mostra Audiovisual do MC.Mulheres, dividida em duas categorias: a “Mostra Carmélias”, em que são exibidos curtas-metragens que vão do gênero experimental ao documentário, com obras que celebram a diversidade e a força feminina, explorando visões sociais e pessoais enfrentadas pelas mulheres.

Já a segunda categoria é a “Mostra Mulheres de Voz”, que conta com uma seleção exclusiva de clipes e filmes musicais realizados e/ou protagonizados por mulheres negras.

A premiação do filme ganhador de cada categoria será realizada durante o festival. Você pode conferir os filmes selecionados aqui.

O festival também recebe intervenção artística com o grupo Rede Mulheres Urbanas do Espírito Santo, batalhas de dança e batalha de poesia com Slam Marielle e conta com a discotecagem das DJs capixabas Asiat e Madeusa.

Confira abaixo a programação completa do Festival MC.Mulheres 2023!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!