“A Festa”: relembre a trajetória de 30 anos de carreira de Ivete Sangalo antes de turnê histórica
Créditos: Rafael Mattei

Ivete Sangalo completou 30 anos de carreira no ano passado e preparou uma mega turnê em estádios para celebrar ao longo de 2024 este marco tão especial. Antes de acompanhar uma prévia do que vem por aí com a festa do BBB24 nesta sexta-feira (22), que tal relembrar essa trajetória incrível?

Considerada uma das maiores e mais populares cantoras do Brasil, Ivete conseguiu construir uma base de fãs consolidada através do seu jeito único de cantar e encantar a todos.

Desde 1993, quando se tornou nacionalmente conhecida como vocalista da Banda Eva, até os dias atuais, em que assume sua carreira solo com muita maestria, Veveta sempre busca se reinventar, seja através de seus lançamentos, com novas parcerias, com seus shows ou até mesmo se arriscando em outras áreas do entretenimento.

Ivete Sangalo é sinônimo de uma mulher arretada — expressão que, no Nordeste, muitas vezes, define uma pessoa determinada e que sabe exatamente o que quer. Além de ter acreditado no seu potencial como cantora e ter se tornando dona de uma série de hits, a artista conquistou muitos admiradores por sua simpatia e seu jogo de cintura, quando necessário.

Turnê “A Festa”

Para mostrar aos fãs a dimensão do que eles podem esperar da turnê “A Festa”, Veveta realizou em Dezembro do ano passado um Esquenta com um show sensacional no Maracanã, que contou com participações especiais de Ludmilla e Andreas Kisser e uma seleção impecável de músicas que marcaram a trajetória da artista até aqui.

Depois de ter deixado todos ainda mais ansiosos para sua comemoração de três décadas de carreira, Ivete anunciou em Fevereiro as datas das apresentações que começam em 1º de Junho, em Manaus, e depois seguem viagem por vários cantos do país em um total de 30 shows.

A excursão inclui passagens por cidades como Belém, Brasília, Recife, Salvador, Londrina, Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e muitas outras. Você pode conferir todas as datas da turnê e garantir os ingressos neste link.

Para você também já ir entrando no clima da nova turnê de Ivete Sangalo, confira a seguir uma linha do tempo com os principais marcos e algumas curiosidades sobre a carreira da cantora baiana!

Três décadas da carreira de Ivete Sangalo

1993 – 1999: Ivete Sangalo entra para a Banda Eva

Ivete Sangalo, que nasceu no dia 27 de maio de 1972 em Juazeiro, interior da Bahia, cresceu em uma família de músicos e começou a cantar no colégio ainda criança. Ao completar 17 anos, ela se mudou para Salvador e, ao atingir a maioridade, começou a cantar em barzinhos da capital baiana e em algumas cidades do interior da Bahia, onde um dia conheceu o produtor Jonga Cunha, fundador do Bloco Eva, que a convidou em 1993 para assumir os vocais da Banda Eva.

Depois do lançamento do disco de estreia do grupo, em Dezembro daquele mesmo ano, Ivete e a Banda Eva se tornaram conhecidos por uma série de músicas que passaram a embalar o Carnaval de Salvador por muitos e muitos anos — incluindo as faixas “Beleza Rara”, Alô Paixão”, “Levada Louca”, “Arerê” e muitas outras.

Seu último Carnaval como integrante da Banda Eva foi em 1999, quando a cantora passou seu posto de vocalista para Emanuelle Araújo e decidiu seguir carreira solo.

Continua após o vídeo

1999 – 2004: carreira solo e chuva de hits

Com o lançamento do seu primeiro disco solo homônimo em Julho de 1999, que contou com alguns hits como “Canibal”, “Tô Na Rua” e “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim”, Ivete Sangalo mostrou toda sua versatilidade aos fãs ao apresentar uma mistura intensa de ritmos que inclui samba-reggae, MPB, maracatu, forró e o que foi descrito por muitos como axé, que nada mais é do que essa mistura de gêneros.

Com este trabalho na rua, a baiana foi ganhando mais autonomia em relação à sua carreira e não parou mais. A cada ano, Veveta foi disponibilizando novos discos repletos de sucessos, que até hoje estão marcados na memória de diferentes gerações.

Entre as obras lançadas neste período estão Beat Beleza (2000), que inclui as faixas “Pererê” e “A Lua Q Eu T Dei”, o aclamado Festa (2001), que dá nome à atual turnê de Ivete e que apresentou hits como a faixa-título – hino do pentacampeonato da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA -, “Astral”, “Tum Tum Goiaba” e uma versão da faixa de R&B “Back at One”, em parceria com o cantor norte-americano Brian McKnight.

Logo após o sucesso conquistado por Festa, Ivete se aventurou em um álbum dedicado às suas canções românticas. Encabeçado pela faixa-título “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim”, o trabalho foi acompanhado por outras músicas como “Por Causa De Você, Menina”, parceria com Jorge Ben Jor, “O Sal Da Terra”, com o Roupa Nova, “Loucuras De Uma Paixão”, com Jorge Aragão, e muitas outras.

Em 2003, a cantora disponibilizou seu quarto disco solo, Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso, que apresentou ao público a música “Sorte Grande” – mais famosamente conhecida como “Poeira” devido ao seu refrão marcante.

No final daquele mesmo ano, Ivete celebrou os 10 anos de estrada com a gravação do seu primeiro disco e DVD ao vivo, MTV Ao Vivo, registrado no Estádio Fonte Nova em Salvador. O show especial contou com participações de Gilberto Gil, Sandy e Júnior, Margareth Menezes, Tatau, líder do Ara Ketu, Daniela Mercury e Davi Moraes, guitarrista e marido de Ivete na época.

O álbum, lançado em 2004, recebeu certificação de diamante e foi o terceiro disco mais vendido de 2004. Naquele mesmo ano, a cantora começou a ganhar projeção internacional ao participar do Rock in Rio Lisboa.

Continua após o vídeo

2005 – 2011: do Maracanã ao Madison Square Garden

Falou em lançamento, é só chamar Ivete Sangalo! Em 2005, a baiana apresentou aos fãs seu mais novo disco de inéditas, As Super Novas, que mais uma vez entregou uma série de sucessos como “Abalou”, “A Galera”, “Chorando Se Foi” e muitos outros. O trabalho rendeu para Ivete uma certificação de diamante com mais de 1 milhão de vendas, fazendo com que ela se consolidasse como uma das maiores cantoras com sucesso de vendas de discos no Brasil.

No ano seguinte, Ivete recebeu ninguém menos que o cantor irlandês Bono, vocalista do U2, em seu trio do Carnaval de Salvador. Ele havia se apresentado em São Paulo naquele mesmo período. Em Junho, a artista voltou a se apresentar no Rock in Rio Lisboa, com um público de mais de 100 mil pessoas.

Em Dezembro de 2006, Ivete reuniu aproximadamente 60 mil pessoas no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para a gravação do seu novo álbum ao vivo e filme-concerto, lançado em parceria com o canal pago Multishow. Entre os artistas convidados estão nomes como Alejandro Sanz, Samuel Rosa, Saulo Fernandes, Durval Lelys e MC Buchecha, reforçando mais uma vez sua pluralidade e alcance.

Continua após o vídeo

Atenta ao sucesso que Ivete Sangalo estava obtendo, a TV Globo convidou a artista para apresentar o programa musical Estação Globo, que entre 2005 e 2008 recebeu nas tardes de domingo grandes atrações como Calypso, Charlie Brown Jr., Leonardo e mais. O programa foi cancelado em 2009 após Veveta ter engravidado do seu primeiro filho Marcelo, fruto do seu relacionamento com o nutricionista Daniel Cady.

Entre Outubro de 2008 e Março de 2009, Ivete ainda recebeu no estúdio de sua casa, em Salvador, vários artistas que participaram do CD e DVD Multishow Registro: Pode Entrar. Além das belíssimas músicas “Muito Obrigado Axé” com Maria Bethânia, “Quanto Ao Tempo” com Carlinhos Brown, “Brumário” com Lulu Santos e outras, o material conta com a emocionante faixa “Agora Eu Já Sei”, que foi posteriormente dedicada ao filho da cantora, já que ela ficou sabendo de sua primeira gestação ao longo da gravação do projeto.

Já em 2010, Veveta voltou a fortalecer sua carreira internacional ao abrir os shows da turnê “I Am”, da cantora norte-americana Beyoncé, no Brasil. E, mais ainda, por ter gravado seu terceiro DVD ao vivo no prestigiado Madison Square Garden, nos Estados Unidos.

Entre os convidados do shows estavam simplesmente Juanes, Seu Jorge, Nelly Furtado e Diego Torres. O projeto garantiu à artista duas indicações na 12ª edição dos Prêmios Grammy Latino, nas categorias de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro e Melhor Canção Brasileira.

Continua após o vídeo

2012 – 2017: Disco com Gil e Caetano e 20 anos de carreira

Em Abril de 2012, Ivete se uniu a outras duas lendas da música brasileira: Gilberto Gil e Caetano Veloso. O resultado foi o lançamento do disco Ivete, Gil e Caetano, que reuniu alguns dos maiores sucessos dos três artistas.

O álbum colaborativo surgiu após uma performance dos músicos em um especial exibido pela Rede Globo, e sua repercussão foi tanta que o álbum conquistou o prêmio Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira de 2012, além de ter sido indicado ao Grammy Latino de Álbum do Ano. Com três gigantes, não poderia ser diferente.

No final daquele mesmo ano, a cantora disponibilizou um novo disco de inéditas, Real Fantasia, que voltou a apostar na fusão de vários estilos. O ano seguinte, 2013, viu Veveta gravar um novo DVD para celebrar os 20 anos de sua carreira – novamente na Arena Fonte Nova, em Salvador, com um público de 50 mil pessoas, participação de Bell Marques na faixa “Pra Você” e outros hits como “Tempo de Alegria”, “Acelera Aê (Noite do Bem)” e “Dançando”.

Em 2014, o ano começou com outro marco muito importante na história de Ivete. A artista foi homenageada no Festival de Verão de Salvador após se tornar a única artista a ter participado de todas as quinze edições do evento. Para celebrar o feito, a artista dançou valsa durante seu show no festival com quinze cantores que fizeram parte de sua história, incluindo Gilberto Gil, Saulo Fernandes, Carlinhos Brown, Xanddy e muitos outros.

Ainda naquele ano, Ivete foi convidada para se apresentar no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, na festa da Final da Copa do Mundo, onde cantou seus sucessos “Festa” e “Sorte Grande”. Ela dividiu o palco com Alexandre Pires, Shakira, Carlinhos Brown, Carlos Santana e Wyclef Jean.

Continua após o vídeo

Entre 2015 e 2017, a carreira de Ivete passou por lugares inesperados: uma turnê em homenagem a Tim Maia, feita em conjunto com Criolo, deu início a esse ciclo; depois, veio o Acústico em Trancoso, com participações de Luan Santana e muito mais; por fim, em 2017, veio a “dose dupla” no Rock in Rio Lisboa, com Veveta substituindo Ariana Grande de última hora.

Além disso, naquele ano, a cantora fez um show compacto no encerramento das Paraolimpíadas, no Rio de Janeiro, acompanhada pela participação especial de Calum, que a chamou de “Beyoncé brasileira”.

Continua após o vídeo

2018 – 2022: Lançamentos pré-pandemia e aniversário de 50 anos

Produzindo a todo momento, Ivete Sangalo apostou mais uma vez em uma mega produção para a gravação do seu DVD Live Experience.

Em um show realizado no estádio Allianz Parque, em São Paulo, a cantora reuniu canções novas e grandes sucessos, além de receber Léo Santana, Ferrugem, Claudia Leitte, Marília Mendonça e Alejandro Sanz na apresentação. Depois de ter sido gravado em Dezembro de 2018, a cantora fez o lançamento oficial do material em Abril de 2019.

Em 2020, antes de imaginar que viveríamos uma pandemia naquele ano, Ivete presenteou seus fãs em Janeiro com o EP O Mundo Vai, e usou a faixa-título como sua aposta para o Carnaval daquele ano. Mas se engana quem pensa que a COVID-19 fez a cantora parar.

Muito pelo contrário: em Abril, Veveta alegrou os corações de milhares de brasileiros com uma live histórica, fazendo um país passando por algo tão difícil vibrar com seu alto astral característico, além de permitir que as pessoas dessem uma “espiada” em sua vida íntima, já que se apresentou vestida de pijama e ao lado do filho, Marcelo, e do marido, Daniel Cady.

Sempre inovando, Ivete seguiu o caminho nos últimos anos apostando em parcerias com artistas mais jovens, como Jão, e aparecendo também como apresentadora do The Masked Singer Brasil. O programa se tornou um sucesso e segue no ar desde então, já na sua quarta temporada.

Ainda na TV, Ivete também gravou uma série documental (Onda Boa com Ivete), na qual mostrou o processo criativo de um EP totalmente autoral, no qual contou com a colaboração de nomes como Gloria Groove, Vanessa da Mata, Carlinhos Brown, Agnes Nunes e Iza. Os episódios foram lançados em 2022.

Continua após o vídeo

2023 – 2024: Retorno do Carnaval de Salvador e turnê “A Festa”

Com o Carnaval de Salvador de 2022 cancelado devido à preocupação com a variante ômicron da COVID-19, Ivete Sangalo esperou as coisas melhorarem e voltou com tudo em 2023. Depois de dois anos afastada da avenida, a artista se emocionou ao encontrar a multidão no Farol da Barra de Salvador, local em que começa o circuito do carnaval.

A artista abriu o evento com as músicas do seu EP mais recente Chega Mais, incluindo “Cria da Ivete”, “Só Love Na Cabeça”, “Rua da Saudade”, “Se Saia” e “Batucada”. Para encerrar o ano, veio a prova cabal de que o tempo só torna Ivete cada vez mais relevante: o hit “Macetando”, em parceria com Ludmilla, que foi inquestionavelmente o hit do Carnaval 2024.

Parte do EP ReIvete-se 3.0, que deu início à era das comemorações dos seus 30 anos de carreira, o sucesso é simbólico ao mostrar uma artista que não se deixa envelhecer musicalmente, apreciando a maturidade do passar dos tempos e absorvendo cada vez mais conhecimento sem perder a classe e, principalmente, a essência do que lhe torna uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos.

Como falamos no início deste editorial, Ivete Sangalo anunciou a turnê A Festa para celebrar sua história nos palcos. Após o Esquenta realizado no Maracanã em Dezembro do ano passado, o Brasil inteiro poderá viver essa história a partir do dia 1º de junho deste ano — e a grande festa vai até 2025.

Confira após o vídeo a lista de todas as datas divulgadas da turnê e acesse os ingressos que já estão à venda através do site da Eventim!

Ivete Sangalo e a turnê A FESTA

01 de Junho – Manaus – Arena da Amazônia
29 de Junho – Belém – Estádio Olímpico do Pará
06 de Julho – Palmas – Estádio Nilton Santos
13 de Julho – Brasília – Arena BRB Mané Garrincha
20 de Julho – Goiânia – Estádio Serra Dourada
27 de Julho – Barreiras – Estádio Municipal Geraldão
03 de Agosto – Aracaju – Estádio Lourival Baptista
10 de Agosto – Maceió – Estádio Rei Pelé
17 de Agosto – João Pessoa – Estádio José Américo de Almeida Filho
24 de Agosto – Recife – Arena de Pernambuco
31 de Agosto – Natal – Arena das Dunas
07 de Setembro – São Luis – Estádio Governador João Castelo (Castelão)
14 de Setembro – Teresina – Estádio de Futebol Albertão
21 de Setembro – Juazeiro do Norte – Arena Romeirão
28 de Setembro – Vitória – Estádio Kleber Andrade
12 de Outubro – Salvador – Arena Fonte Nova
19 de Outubro – Juiz de Fora – Estádio Municipal Radialista Mário Helênio
26 de Outubro – Presidente Prudente – Estádio Paulo Constantino (Prudentão)
02 de Novembro – São José do Rio Preto – Estádio Benedito Teixeira (Teixeirão)
09 de Novembro – Londrina – Estádio do Café
16 de Novembro – Porto Alegre – Beira Rio
23 de Novembro – Curitiba – EM BREVE
30 de Novembro – Jundiaí – Estádio Doutor Jayme Cintra
07 de Dezembro – Ribeirão Preto – Arena Nicnet Eurobike
14 de Dezembro – Belo Horizonte – Arena MRV
21 de Dezembro – São Paulo – Allianz Parque
01 de Fevereiro de 2025 – Florianópolis – Estádio Orlando Scarpelli
29 de Março de 2025 – Fortaleza – Arena Castelão
05 de Abril de 2025 – Juazeiro – Estádio Adauto Moraes
12 de Abril de 2025 – Rio de Janeiro – Estádio Nilton Santos (Engenhão)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!