Rincon Sapiência lança novo single
Crédito: divulgação

O rapper paulista Rincon Sapiência disponibilizou nas plataformas digitais o single “Jogo de Cintura”, que chegou acompanhado de um clipe liberado no YouTube.

O vídeo dirigido pelo próprio Rincon traz uma perspectiva do seu olhar sobre o ambiente periférico de São Paulo, que combina momentos de dores e luta com encontros felizes e flertes envolventes.

Em comunicado para a imprensa, o artista deu detalhes de como a vivência preta foi introduzida no conceito do lançamento:

Quis mostrar uma vida periférica divertida, porém sem alegorias. A gente sempre trabalha com diferentes diretores, todos muito competentes, que colocam no audiovisual a minha obra musical em um patamar muito legal. Mas quando a gente consegue contar a nossa própria história a partir do nosso olhar, a gente acaba conseguindo explorar outras linguagens. No caso do videoclipe, tem uma inspiração totalmente no cinema. A textura lembra o cinema e a narrativa em nenhum momento tem eu cantando ou algum tipo de performance musical. A atmosfera é sobre o meu olhar, os ambientes que circulo, as coisas que se fazem no dia a dia. Então, trazer o meu olhar deu mais fidelidade para a música e o contexto que eu fiz a composição dela.

Confira o clipe de “Jogo de Cintura” ao final da matéria!

Rincon Sapiência libera o single “Jogo de Cintura”

A ideia de Rincon na canção é observar como os padrões de “modo de vida” e “sucesso” são ditados a partir de uma única perspectiva, geralmente baseada na sobreposição de uma raça, classe e cultura sobre a outra.

Em “Jogo de Cintura”, o rapper traça sua perspectiva sobre ser um corpo preto que vive o cotidiano da periferia em São Paulo:

A mensagem é propor para a gente contradizer algumas estatísticas e aquilo que a gente foi condicionado. Quando a gente vive nesse ambiente periférico, a gente é condicionado a seguir algumas diretrizes. E quando você tem essa virada de chave, entende que pode ter sim uma vida honesta e digna na própria periferia. Vivenciar lá, viver lá, consumindo, comprando, se divertindo. Também expandir os horizontes, mesmo residindo em ambiente periférico.

LEIA TAMBÉM: Teto explora suas dualidades no clipe do novo single “zumzumzum”; veja clipe

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!