Nick Carter
Nick Carter (Crédito: Diego Castanho)

Talvez seja verdade que as boy bands sumiram da grande mídia, hoje mais enxutas ou até inexistentes. Mas se há um caso que desafia todos os estereótipos do gênero é o dos Backstreet Boys, que seguem fazendo turnê com mais de 30 anos de carreira – com coreografia e tudo – e lotando estádios, como contamos há um ano aqui no TMDQA!.

Por isso, mesmo quando apenas um quinto do grupo aparece por aqui, isso já é motivo de mobilização de fãs, embora em menor escala. Foi o que aconteceu no Rio de Janeiro, quando Nick Carter fez a primeira parte de sua turnê no país – o mesmo show chega a São Paulo nesta quarta-feira, 17/01.

Continua após a foto

Nick Carter (Crédito: Diego Castanho)

Nick é tido por muitos como um backstreet boy protagonista. Por ser o mais novo dos integrantes, ele cresceu – literalmente – no quinteto, que o acompanhou desde os anos da pré-adolescência, passando por uma vida pessoal amplamente publicizada.

Seus relacionamentos, a família conturbada lavando a roupa no próprio reality show no canal E!, e as questões de saúde pautaram boa parte da sua carreira para além dos holofotes do BSB. Ainda assim, ou talvez por conta disso, ele se dedicou a uma trajetória solo em paralelo à do grupo, com muito mais afinco que seus colegas de equipe.

Embora sempre permaneça como um projeto de menor expressão, seu trabalho à parte nunca deixou de ter uma identidade, e aos poucos ele vem fazendo lançamentos mais consistentes e sempre fidelizando o público com mini turnês. É o caso desta, que passa ainda por Chile, Argentina, Uruguai, México, Peru, Colômbia e Equador.

Continua após a foto

Nick Carter (Crédito: Diego Castanho)

E, mesmo que não rendam shows esgotados – no Rio de Janeiro, algumas centenas de fãs compareceram, ainda assim -, eles mostram a potência de uma carreira de hits. A turnê Who I Am é uma viagem ao estilo túnel do tempo, que leva Nick e o público pelas canções que o formaram enquanto fã de música, antes de tudo.

Por isso, estão no repertório canções como “Don’t You Forget About Me”, dos Simple Minds, “Sunglasses at Night”, de Corey Hart, “You Shook Me All Night Long”, do AC/DC, “Wanted Dead or Alive”, do Bon Jovi, e “Faithfully”, do Journey. A maioria empolgou o público, que em sua maioria tem idade próxima à do artista – entre os 30 e tantos e 40 e poucos.

Continua após o vídeo

Mas é claro que a noite não poderia deixar de incluir sucessos dos Backstreet Boys, muitos deles combinados a esse mergulho pelo rock oitentista que Carter propôs. Se em alguns momentos faz total sentido cantar “Just Want You to Know”, uma das pérolas do esquecido álbum Never Gone e que já brinca com essa estética, em outros é de causar espanto uma interpretação roqueira de “Show Me the Meaning of Being Lonely” – talvez a música mais melancólica dos BSB – bem na sequência do vocal rasgado de um AC/DC.

“With or Without You”, do U2, combinou perfeitamente com “I Got You”, uma das próprias canções de Nick.

Continua após a foto

Nick Carter (Crédito: Diego Castanho)

As faixas autorais mostram um pouco da versatilidade que Carter quer atingir na carreira solo. Desde o pop rock do primeiro disco, Help Me, até o pop punk da divertida “Get Over Me”, com Avril Lavigne, e “19 in 99”, o setlist contou ainda com baladas ao piano em uma seção inteira destinada a canções como “I Need You Tonight” – a única faixa solo de Nick na discografia dos Backstreet Boys – e “Do I Have to Cry for You”

Mas o show brilha mesmo nos momentos em que Carter canta os hits dos BSB, como era de se esperar. A abertura é ao som de “Larger Than Life”, um hino dedicado aos fãs, e se encerra com “Everybody”, como não poderia deixar de ser. A sequência final de “As Long as You Love Me”, “Quit Playing Games” e “I Want It That Way” foi para cimentar o caráter apoteótico da noite!

Continua após a foto

Nick Carter (Crédito: Diego Castanho)

Quem duvidou que Carter desse conta de apresentar as canções do quinteto em formato solo saiu convencido. Primeiro, pela ótima banda que o acompanha; e, depois, pelas centenas de backing vocals a quem ele poderia recorrer caso precisasse. Com carisma, presença de palco e uma admiração real pelo público carioca, Nick Carter brindou seus fãs mais leais.

Você pode garantir os últimos ingressos para o show de São Paulo clicando neste link. Abaixo, veja mais um vídeo do show e confira o setlist completo!

Setlist – Nick Carter no Sacadura 154, Rio de Janeiro (14/01/2024)

  1. Intro/Big Trouble
  2. Larger Than Life
  3. Everybody Wants to Rule the World
  4. Sunglasses at Night
  5. Get Over Me
  6. Don’t You (Forget About Me)
  7. Dirty Laundry
  8. 80’s Movie
  9. I Got You
  10. With or Without You
  11. Shape of My Heart
  12. Wanted Dead or Alive
  13. 19 in 99
  14. You Shook Me All Night Long
  15. Sharp Dressed Man
  16. Just Want You to Know
  17. I Need You Tonight
  18. Do I Have to Cry for You
  19. Faithfully
  20. Superman
  21. Blow Your Mind
  22. Help Me
  23. As Long as You Love Me
  24. Quit Playing Games (With My Heart)
  25. Made for Us
  26. I Want It That Way
  27. Everybody (Backstreet’s Back)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!