O público da capital paulista recebeu no dia 27 de Janeiro de 2023 o tão aguardado show dos Backstreet Boys cancelado ainda em 2020, no auge da pandemia de COVID-19. A espera parece ter valido a pena: de volta a São Paulo, agora com duas noites esgotadas no Allianz Parque, o grupo mostrou que ainda tem fôlego, mesmo celebrando três décadas juntos em 2023.

Há quem diga que eles já não são “boys” há um bom tempo, mas a jovialidade de Brian Littrell, Nick Carter, Howie Dorough, AJ McLean e Kevin Richardson no palco é contagiante até para a plateia, composta principalmente de mulheres acima dos 30.

O retorno do grupo ao Brasil vem na esteira de um bom momento musical, com a divulgação de seu mais recente disco, o elogiado DNA. Embora as novas faixas tenham recebido algum destaque no repertório, é nos sucessos antigos que os Backstreet Boys brilham.

Backstreet Boys em São Paulo

A apresentação ganha ares de superprodução, com quatro blocos de músicas. Entre uma troca e outra de figurino, vídeos cinematográficos no telão mantêm o público engajado para descobrir qual a próxima canção. O clima dançante guia a escolha do repertório, resgatando inclusive músicas menos usuais de cada fase da carreira. Porém, têm destaque justificado os quatro primeiros discos, quando o grupo dominava as paradas de sucesso e ditava os rumos da indústria do pop.

Depois de alguns esforços esquecíveis, como This Is Us e Unbreakable, DNA veio para reativar a veia inovadora dos Backstreet Boys, dialogando com tendências mais atuais do pop, mas sem abrir mão de suas origens. Consta no disco, por exemplo, a primeira música a capella do quinteto, um formato que utilizavam antes de conseguirem um contrato com gravadora e que só agora é eternizado na sua discografia.

No show, as novas canções surgem principalmente como transições de blocos, com apenas um dos cinco membros apresentando sua música favorita de DNA em formato reduzido. Esse momento solo é uma tradição nos espetáculos do BSB, quando mostram o ingrediente principal de uma boy band que dura 30 anos: talento vocal. “No Place” e “Don’t Go Breaking My Heart”, no entanto, foram cantadas na íntegra, como os singles de destaque do último trabalho.

Não poderiam faltar, é claro, as baladas que ajudaram a garantir a longevidade do grupo. “I Want It That Way”, “As Long As You Love Me”, “Quit Playing Games”, “I’ll Never Break Your Heart” e “All I Have To Give” dividiram espaço com uma versão anabolizada de “Everybody”, que continua sendo o ponto alto dos shows dos Backstreet Boys depois de tanto tempo.

As coreografias icônicas e reproduzidas à exaustão nos clipes dos anos 90 faziam parte da performance, com as fãs seguindo os movimentos nas pistas do Allianz Parque. Mesmo que seus membros tenham entre 43 e 50 anos, o grupo não deixa de usar este que é um de seus pontos fortes – e que hoje influencia até os numerosos grupos de k-pop, por exemplo.

“Isso significa que o Brasil ainda ama os Backstreet Boys?”

A idade não parece ser um fator para os BSB nem para seu público.

É bem verdade que o gogó angelical de Brian já não é mais a mesma coisa, mas em contrapartida a voz de AJ parece melhorar com o tempo. Kevin, que não costuma protagonizar vocais solo, teve seus momentos de brilhar. Howie segue explorando bem seu ponto forte, os falsetes. Nick continua com uma voz jovial que lembra muito o menino de 12 anos quando os Backstreet Boys começaram.

Como forma de contrabalancear algumas notas altas que Brian tinha dificuldade de alcançar, Nick e Howie entravam em cena como um trio à la Bee Gees, com agudos que não destoavam do estilo do grupo.

A cada oportunidade, os Backstreet Boys se mostravam gratos ao público por comparecer em peso depois de tanto tempo – de estrada, de distanciamento social.

Eram 45 mil pessoas no estádio, cantando e dançando como se fosse 1999. “Isso significa que o Brasil ainda ama os Backstreet Boys?”, Nick perguntou. Ele já sabia a resposta: um retumbante ‘sim’ da plateia, que mantém o orgulho do Backstreet vivo há décadas.

Abaixo, você confere fotos, vídeos e o setlist dessa noite inesquecível!

Fotos, vídeos e setlist do show do Backstreet Boys em São Paulo

SETLIST:
(Set A)
1. Everyone
2. I Wanna Be With You
3. The Call
4. Don’t Want You Back
5. Nobody Else (Brian solo)
6. New Love
7. Get Down (You’re the One for Me)
8. Chateau (Howie solo)
(Set B)
9. Show Me the Meaning of Being Lonely
10. Incomplete
11. Undone
12. More Than That
13. The Way It Was (Nick sozinho no palco até o refrão)
14. Chances
15. Shape of My Heart
16. Drowning
17. Passionate
(Set C)
18. Quit Playing Games (With My Heart)
19. As Long as You Love Me
20. No Place
21. Breathe
22. Don’t Wanna Lose You Now
23. I’ll Never Break Your Heart
24. All I Have to Give
(Set D)
25. Everybody (Backstreet’s Back)
26. We’ve Got It Goin’ On
27. It’s Gotta Be You
28. That’s the Way I Like It
29. Get Another Boyfriend
30. The One
31. I Want It That Way
Bis:
32. Don’t Go Breaking My Heart
33. Larger Than Life

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!