Eddie Van Halen
Foto de Eddie Van Halen via Shutterstock

O lendário e saudoso Eddie Van Halen deixou sua marca na história da música e principalmente do Rock ao longo de sua brilhante trajetória como guitarrista.

As obras irretocáveis do fundador do Van Halen, que nos deixou aos 65 anos em 2020, sempre foram admiradas por outros grandes artistas, incluindo David Gilmour, do Pink Floyd, Ozzy Osbourne, John Frusciante e tantos outros, como também por amantes do Rock que tinham o músico como forte referência.

Eddie uniu sua habilidade natural com ritmos alucinantes e ajudou a popularizar a técnica de solo de guitarra conhecida como tapping, que se tornou uma herança musical eterna.

Durante os anos que esteve na estrada, o músico revelou em algumas ocasiões alguns dos guitarristas que influenciaram seu estilo monumental de tocar e enalteceu o nome de outros grandes músicos.

Confira a seguir a lista e alguns depoimentos do icônico fundador do Van Halen (via Far Out) sobre seus sete guitarristas preferidos!

Os 7 guitarristas preferidos de Eddie Van Halen

Eric Clapton

Apesar de admirar uma série de guitarristas, Eric Clapton foi o único citado por Eddie Van Halen como seu maior ídolo. Em uma entrevista à Rolling Stone, o músico declarou que o astro britânico de blues rock foi um dos grandes responsáveis por sua relação com o instrumento:

Eric Clapton é basicamente o único guitarrista que me influenciou – mesmo que eu não pareça com ele. Ele me fez pegar uma guitarra.

Em outro momento, Van Halen revelou que a única banda que ele acompanhou de fato foi o trio psicodélico formado por Clapton, o Cream:

Nunca fui muito fã de bandas além do Cream. Eu era mais fã da interação deles ao vivo. Eles foram um exemplo de ‘Qual é a diferença entre jazz e rock and roll? Nós apenas tocamos mais alto’. Isso é tudo. Nós temos 12 notas… faça o que quiser com elas.

Allan Holdsworth

Entre as grandes referências de Eddie também está o lendário Allan Holdsworth, que chegou até a influenciar uma das músicas do Van Halen. Em entrevista à Guitar Player, em 1980, o músico declarou:

Allan Holdsworth, esse filho da puta é fantástico, eu o amo. Ele tem o som do rock. No primeiro álbum do U.K., ‘In The Dead of Night’, adoro o solo dele. Eu o amo, ele é o melhor pra mim. Quer dizer, posso tocar como ele, mas não combina com nosso estilo de música. Mas ele é um verdadeiro artista.

Mas Holdsworth, eu também ouvi todos os outros tipos de guitarristas de jazz, que são muito competentes, muito bons, mas não têm sensibilidade. Eles simplesmente não me tiram do sério.

Cerca de um ano depois, Eddie apontou que o guitarrista de jazz fusion influenciou a música “And the Cradle Will Rock…”, lançada no terceiro disco de estúdio do Van Halen, Women and Children First, de 1980:

O solo de ‘Cradle Will Rock’ é diferente. Um guitarrista que respeito e considero o melhor é Allan Holdsworth. Eu faço uma pequena parte em ‘Cradle’ que é muito espontânea. Isso saiu porque eu tenho ouvido esse cara. No segundo álbum, ampliei um pouco mais os harmônicos.

Tony Iommi

Eddie Van Halen também deixou muito claro sua admiração pela obra do icônico Tony Iommi e ainda revelou que sua banda quase se chamou “Rat Salad” em homenagem à música de mesmo nome do Black Sabbath, que integra o disco Paranoid, de 1970. Em entrevista à Guitar World, ele explicou:

Tocamos quase todas as músicas do Black Sabbath. Eu costumava cantar todas as músicas do Black Sabbath que tocávamos – coisas como ‘Into the Void’, ‘Paranoid’ e ‘Lord of This World’. Quando saímos em turnê com o Black Sabbath em 1978, eles nos assustaram pra caralho.

Para mim, Tony é o mestre dos riffs. Isso é o que eu amava. Não estou criticando Ozzy ou sua forma de cantar, mas ouça ‘Into the Void’. Esse riff é uma coisa absurda. Foi além do surf music e do jazz. Foi além de qualquer outra coisa que eu já tinha ouvido. Foi tão pesado.

Ritchie Blackmore

Entre os mestres do Metal, um forte nome que moldou o estilo de tocar de Eddie Van Halen foi Ritchie Blackmore, do Deep Purple e Rainbow, conhecido como um dos pioneiros do whammy bar, técnica usada com frequência pelo músico do Van Halen e popularmente conhecida como alavanca no Brasil. Em entrevista à Rolling Stone em 2011, ele comentou:

Gostava de Ritchie Blackmore por causa de seu uso da whammy bar em ‘Deep Purple in Rock’ (1970). Além disso, eles têm ótimos riffs. Sabe, vamos lá, ‘Smoke on the Water’ é um que está na história.

Eddie ainda havia confirmado há alguns anos que Blackmore foi o responsável por deixá-lo “viciado em whammy bar”.

Apesar de Ritchie ter criticado Van Halen em 1991 ao Guitar World por iniciar o “movimento tapping”, após o falecimento do artista, ele compartilhou uma bela homenagem em que o chamou de “maior herói da guitarra” e disse que Eddie “foi um guitarrista brilhante que iniciou uma técnica de tocar guitarra que foi imitada por toda uma geração de guitarristas”.

Tudo em paz, né?!

Pete Townshend

Assim como muitos outros guitarristas, Eddie Van Halen não resistiu à intensidade e habilidade rítmica do líder do The Who, o incrível Pete Townshend. À Rolling Stone, em 2011, ele apontou as características do britânico que chamaram sua atenção e o motivaram a trabalhar em sua própria forma de tocar:

Pete Townshend foi uma influência como guitarrista de base. Foi simplesmente o poder e a intensidade e, novamente, a simplicidade. Sabe, nada era muito complicado. Tipo, ouça ‘My Generation’ (canta o riff principal). Mesmo as últimas coisas de ‘Who’s Next’ são todas baseadas em power chords.

Jimi Hendrix

Apesar de considerar o falecido e lendário Jimi Hendrix, pioneiro guitarrista psicodélico, um pouco “desleixado” e criticar seu estilo de tocar repleto de efeitos, Eddie Van Halen admitiu em 1981 à Guitar World que o saudoso guitarrista lhe ensinou uma técnica importante:

Jimi Hendrix me influenciou em como segurar a palheta quando faço os harmônicos. Vi o filme do Hendrix e descobri para onde vai a palheta quando desaparece. Ele o segura entre as juntas do dedo médio. Eu palheto de um jeito estranho também. Eu uso o polegar e o dedo médio.

Angus Young

Por último, mas não menos importante, um nome que não poderia faltar na lista dos guitarristas preferidos de Eddie é o do lendário Angus Young.

O astro do AC/DC disse à Forbes, em 2020, que “Down Payment Blues” e “Riff Raff”, do disco Powerage de 1978, eram duas músicas de sua banda que Van Halen tinha um apreço especial. Young explicou:

Lembro-me daquela época porque Eddie gostava de sair com Mal, Brian e Cliff. Eles gostavam de sair e tomar uma bebida no bar e outras coisas. Mas Malcolm costumava dizer: ‘Eddie fica me perguntando o tempo todo, ‘você vai tocar’Down Payment Blues”?

Ele adorava aquela música. Na verdade, a última vez que o vi foi quando estávamos em turnê. Brian disse: ‘Venha para os shows’. E essa foi a primeira coisa que ele disse: ‘Você tem que tocar ‘Down Payment Blues’!’ Ele gostava muito de ‘Riff Raff’ e faixas assim.

Em 2015, Van Halen chegou a mencionar em entrevista à Billboard que “Down Payment Blues” era um de seus riffs preferidos de todos os tempos, afirmando que aquela música “faz você vibrar”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!