Brian May, guitarrista do Queen, e Kurt Cobain
Fotos: Reprodução / YouTube e Wikimedia Commons

No início do ano, Brian May liderou uma lista com os 100 maiores guitarristas de todos os tempos do portal Guitar World. Ao comentar o feito, o integrante do Queen listou outros instrumentistas que colocaria em primeiro lugar.

Em entrevista ao The Howard Stern Show, Brian disse que tem “sensações misturadas” ao ver rankings desse tipo. Embora fique feliz pelo reconhecimento, ele considera que “não dá pra dizer quem é o melhor”.

O guitarrista do Queen justificou que cada pessoa toca o instrumento de uma forma diferente, e citou Jeff Beck, Eddie Van Halen, Steve Vai e mais exemplos disso:

É claro que eu também tenho meus favoritos, então o fato de que as pessoas me colocaram nessa posição me deixa feliz. Mas não dá pra dizer quem é o melhor. A coisa mais legal de tocar guitarra é que todo mundo é diferente. Todos os dias eu ouço guitarristas fazendo coisas que eu jamais conseguiria, o que não me incomoda, porque não é uma competição. O Nuno Bettencourt [Extreme], por exemplo, é tão bonito que me faz sorrir. A mesma coisa com Jeff Beck, que faz um som tão excepcional, tão diferente do que você poderia imaginar. Eddie Van Halen, nós trabalhamos juntos e foi a experiência mais maravilhosa. Meu queixo caía toda vez que ele encostava nas cordas. Steve Vai é simplesmente colossal. E claro que ainda tenho meus antigos heróis do instrumento, como Eric Clapton e Jimi Hendrix.

Brian May exalta Kurt Cobain

Mais à frente em sua resposta, Brian May teceu elogios especiais ao ex-líder do Nirvana, Kurt Cobain. Embora não tenha sido um virtuoso da guitarra, ele sempre foi reconhecido por reinventar a forma de tocar.

O integrante do Queen disse que se identifica com Kurt pela abordagem emocional que os dois têm para compor seus riffs e solos no instrumento:

Tudo que eu fiz, na verdade, foi tocar meus sentimentos como se a guitarra fosse a minha voz. Eu posso falar com a guitarra, posso fazê-la cantar. Kurt Cobain é um grande exemplo disso. Não tem muitas coisas técnicas nas músicas, e mesmo assim ele deixou um legado com algumas das maiores canções para guitarra de todos os tempos. Então não é sobre técnica, e sim como você se sente e faz esse sentimento transparecer na sua forma de tocar.

Demais, né?

Entrevista com Brian May, do Queen

Vale lembrar que no fim de 2022 o Queen lançou a inédita “Face It Alone”, primeira música com o saudoso Freddie Mercury nos vocais desde 2014, e a faixa chega a flertar com o Metal melódico.

Assista abaixo a Brian May falando sobre seus guitarristas preferidos, incluindo Kurt Cobain, Eric Clapton, Jimi Hendrix e Eddie Van Halen.

LEIA TAMBÉM: Será? Brian May explica por que o Queen pode ter sido pioneiro do Thrash Metal

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!