Reprodução / YouTube

2023 acabou há poucos dias, mas finalmente estamos todos começando a olhar para trás ao enxergar um dos anos mais movimentados dos últimos tempos no mundo da música. Com a chegada de 2024, podemos entender melhor tudo que aconteceu no ano passado através de estatísticas mais completas, como as do Spotify.

Sem dúvidas, uma das principais observações que podemos fazer é que o domínio do Pop estadunidense está finalmente sendo ameaçado. Ainda que Miley Cyrus tenha alcançado o topo dessa lista, com mais de 1,6 bilhão de reproduções no hit “Flowers”, o Top 5 não conta com mais nenhum artista dos EUA.

Aparecem por lá um representante do K-Pop (Jung Kook) e três da música latina, que teve cinco ao total no Top 10, mostrando que o Reggaeton e a música em espanhol, de forma geral, estão entre o que mais chamou atenção do público no ano de 2023.

Dentro do Rock, por outro lado, o primeiro nome a aparecer na lista que ao menos flerta com o estilo é Mitski, que colocou “My Love Mine All Mine” na 38ª colocação; outros nomes como Lana Del ReyJaden Hossler Gorillaz estão entre os mais ouvidos que mais se aproximam do gênero, mas a música mais ouvida a efetivamente ser classificada como Rock seria “GOSSIP”, do Måneskin, na 187ª posição.

Já a música brasileira, como era de se esperar, foi representada pelo Sertanejo logo abaixo do Top 50 – o hit “Nosso Quadro”, de Ana Castela, ocupou o 51º lugar. Veja o Top 10 completo logo abaixo e confira uma lista mais completa clicando aqui.

As 10 músicas lançadas em 2023 mais ouvidas do Spotify

10. Jimin – “Like Crazy”

9. David Kushner – “Daylight”

8. Grupo Frontera, Bad Bunny – “un x100to”

7. d4vd – “Here with Me”

6. Bizarrap, Shakira – “Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53”

5. Karol G, Shakira – “TQG”

4. Yng Lvcas, Peso Pluma – “La Bebe”

3. Eslabon Armado, Peso Pluma – “Ella Baila Sola”

2. Jung Kook – “Seven”

1. Miley Cyrus – “Flowers”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!