Brian
Foto via Wikimedia Commons

O KoRn está entre algumas das primeiras bandas a serem citadas quando o assunto é Nu Metal.

Recentemente, o guitarrista do grupo, Brian “Head” Welch, conversou com a Metal Hammer (via Loudwire) sobre sua banda ser creditada como a criadora do gênero que teve sua origem no começo dos anos 90 mas explodiu de fato nos anos 2000.

“Ficamos orgulhosos por sermos vistos como pioneiros da cena”, afirmou Head antes de declarar que muitas bandas de Nu Metal — inclusive o próprio KoRn — não gostaram do rótulo quando ele surgiu, principalmente por ter sido algo que foi dado a elas ao invés de criado por elas mesmas. Ele explicou:

Quando você está em uma banda, você quer tomar as decisões, você quer estar no comando de sua marca, e foi outra pessoa que nos marcou. E então ficamos tipo, ‘Não, isso não é legal’. Então não gostamos.

Mas o Nu Metal, ame ou odeie, e o KoRn, resistiram ao teste do tempo. E estamos muito gratos por podermos ser vistos como os criadores e por termos começado algo que ainda reverbera todas essas décadas depois, e as pessoas ainda estão gostando.

Além do KoRn, o polêmico movimento do Nu Metal também gerou bandas como Limp Bizkit, Linkin Park, Slipknot, Papa Roach, entre outras.

KoRn e o Nu Metal

Na entrevista, Welch ainda comentou sobre a energia promovida pelo gênero que mistura guitarras pesadas com elementos do Hip Hop e descreveu o que o público encontra em um show como o do KoRn:

A era do Nu Metal foi uma época divertida. Eu vou te dizer, sabe, esses tipos de shows, não eram shows chatos. As pessoas podem dizer tudo o que quiserem sobre Nu Metal, ou qualquer outra coisa, mas você vai a um show do KoRn, você vai ver energia, você vai ver uma festa, e vai ser um momento divertido. Mesmo agora que estamos envelhecendo, cada show ainda é uma loucura. Nós amamos nossos fãs, amamos a energia e somos gratos pelo que criamos.

Na última semana, o KoRn disponibilizou a segunda prévia do seu próximo álbum, Requiem, que está previsto para ser lançado no dia 4 de Fevereiro. Ouça a inédita “Forgotten”.

LEIA TAMBÉM: De “merda completa” a “fantástico”: vídeo reúne opiniões de ícones da música sobre o polêmico Nu Metal

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!