cena da serie cangaco novo
Foto: Divulgação/Amazon Prime Video

O ano de 2023 foi marcante por causa de encerramentos de séries consagradas, estreias de megaproduções, adaptações muito aguardadas e grandes surpresas que ninguém estava esperando, mas entraram no gosto do público e da crítica.

Apontamos alguns dos destaques positivos, mesmo que seja difícil o desafio de escolher apenas dez séries. Dessa vez, teve espaço para produções brasileiras, animações, adaptações e histórias originais.

Confira quais você já assistiu! Afinal, em uma época com tantos serviços de streaming disponíveis, é sempre bom ter um ponto de partida.

10. One Piece (Netflix)

Os fãs de One Piece estavam arrepiados só de pensar que sairia uma adaptação em live action do mangá/anime tão popular. Depois de experiências recentes terríveis com clássicos como Cavaleiros do Zodíaco (no cinema) e Cowboy Bebop (na própria Netflix), foi um alívio perceber que One Piece fugiu desse padrão e gerou uma série muito legal. Fiel ao original, engraçado na medida certa e atrativa tanto para fãs antigos como novos, a série virou um fenômeno e teve ótimas – e merecidas – avaliações da crítica e do público.

9. Treta (Netflix)

Olha a A24 aí de novo… em Treta, acompanhamos dois personagens – interpretados por Steven Yeun e Ali Wong -, que se desentendem em uma briga de trânsito. Nada de mais, a princípio, mas a proporção que isso toma é absurda e acaba sendo hilário ver como as coisas podem escalonar por causa de uma picuinha, uma peleja que poderia ter sido resolvida facilmente e virou uma bola de neve. O humor ácido é a marca registrada da produção, que foi uma grata surpresa em 2023.

8. The Last of Us (HBO Max)

Já no começo do ano, The Last of Us finalmente foi lançada e tinha um grande desafio: adaptar o jogo com uma das histórias mais legais já feitas até hoje no mundo dos games. Para nossa sorte, foi uma ótima série e deixou uma grande expectativa para as próximas temporadas, que já estão confirmadas.

7. Samurai de Olhos Azuis (Netflix)

Muita gente sequer tinha ouvido falar sobre Samurai de Olhos Azuis, mas que beleza de animação recebemos da Sra. Netflix. Trata-se de uma história de vingança que tem como protagonista Mizu, espadachim que viu sua mãe ser explorada por estrangeiros que queriam dominar o Japão.

A série reserva críticas sociais poderosas, sejam literais, no contexto apresentado, ou metaforicamente aplicadas ao nosso mundo contemporâneo. E tudo isso materializado em um estilo de animação lindo, com coreografias de luta muito boas e desenhadas a partir de pessoas de verdade para contribuir com o realismo dos combates.

6. Jury Duty (Amazon Prime Video)

Isso aqui é maluquice de tão criativo. Jury Duty (Na Mira do Júri) acompanha Ronald Gladden, um cara que decide participar de um júri aberto. Só que ele não está ciente de que TUDO envolvendo o julgamento é falso, que as pessoas envolvidas são atores e atrizes (desde o juiz até os seguranças) e que tudo foi tramado para que a história fosse desenvolvida a partir das escolhas que ele fazia. Sensacional!

5. Cangaço Novo (Amazon Prime Video)

É do Brasil!!! Mariana Bardan e Eduardo Melo criaram e escreveram uma das melhores séries brasileiras de todos os tempos. Cangaço Novo é inspirada em uma história real e acompanha Ubaldo, um bancário que herda uma fortuna inesperada no Ceará. Mas a qualidade da produção não está apenas no enredo: o barato está no retrato de um Brasil das peculiaridades culturais, destacando também a regionalização de tramas tradicionais de gangues de assaltantes. Imperdível!

4. O Urso, 2ª temporada (Star+)

Depois de uma temporada inicial surpreendente, O Urso retornou para seu segundo ano com o foco em questões diferentes das abordadas anteriormente, dando mais atenção ao lado pessoal dos personagens e desenvolvendo melhor as conexões entre eles. O resultado foi incrível e a série parece ter potencial para só melhorar!

3. Silo (Apple TV+)

Ficção científica ambientada em um futuro distópico é um subgênero bastante prolífico, então sempre aparece alguma obra que se destaca e mostra uma visão criativa sobre o fim do mundo e a reorganização da sociedade. Em Silo, toda a humanidade está confinada em um silo subterrâneo devido às condições críticas da superfície, mas há quem questione essa “verdade oficial”. É tudo bem amarrado, desde a apresentação desse mundo novo até as revelações dos mistérios, e acabou sendo uma das grandes surpresas da indústria neste ano.

2. Succession, 4ª temporada (HBO Max)

Certamente Succession já virou um clássico contemporâneo da televisão. As temporadas anteriores haviam sido primorosas e o arco de encerramento da trama envolvendo a família Roy foi simplesmente impecável.

As atuações foram um destaque à parte, especialmente os “irmãos” Jeremy Strong, Sarah Snook e Kieran Culkin – qualquer premiação aqui seria justa. Mas a riqueza de detalhes no roteiro, nos figurinos, nos cenários… Succession terminou antes de se desgastar e foi uma escolha mais do que acertada.

1. Vale o Escrito (Globoplay)

A série documental do Globoplay é uma verdadeira aula de história do Brasil – mais especificamente, do Rio de Janeiro.

Vale o Escrito conta como o Jogo do Bicho se tornou parte integrante da cultura carioca, mesmo sendo uma contravenção penal. Por meio de entrevistas atuais e registros de arquivos jornalísticos de mais de 60 anos da Rede Globo, a série faz um raio-x da escalada de violência envolvendo as famílias da cúpula e como essa guerra está longe de acabar.

Trata-se de uma obra histórica e, para nossa sorte, já tem uma 2ª temporada garantida.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!