IRONTOM
Foto por Amalia Irons

Por Cauê Paciornik

A passagem do Red Hot Chili Peppers na América Latina deu o que falar e isso não é segredo para ninguém. Mas quem chamou muita atenção e cativou o público também foi a banda de abertura IRONTOM.

A banda traz no seu repertório elementos de rock psicodélico, funk rock e pós punk que ajudam a criar uma sonoridade própria e bem interessante. Em seu projeto mais recente, GEL pt. 1, o grupo mostra bastante dessa inovação que desafia as normas do rock.

O TMDQA! teve a oportunidade de conversar um pouco com os integrantes durante a passagem deles pelo Brasil em um papo descontraído que rendeu até uma lista de músicas brasileiras e a possibilidade de uma nova cover durante os shows.

Confira a seguir, com direito a um pedido especial para quem curtiu as apresentações e quer vê-los de novo por aqui!

Continua após o vídeo

TMDQA! Entrevista IRONTOM

TMDQA!: Fala galera! Tudo bem? No projeto mais recente de vocês, GEL pt. 1, vocês trazem elementos de rock, punk, rock psicodélico e convidam o ouvinte para algumas reflexões. Tem uma faixa chamada “Common Chaos” que me chamou atenção e eu queria que vocês falassem um pouco desse “caos”. Como vocês construíram esse projeto?

Zach Irons: Olha, esse é o nosso estilo de vida. É o caos de viver os tempos que a gente vive. Quando a gente começou a escrever essa música, foi a primeira vez que a gente ultrapassou alguns limites que colocávamos para nós mesmos, sabe?

Então estávamos realmente empolgados para ouvir o resultado. Quando a gente começou a criar esse álbum, foi como mergulhar em algo novo.

Harry Hayes: Nós tinhamos um amigo que morava em uma mansão em Hollywood e ele viajou para outra cidade e nós ficamos na casa dele durante o processo de criação desse álbum. Até que um dia, a gente recebeu a notícia de que ele havia falecido e nós estávamos lá na casa dele.

“Common Chaos” foi um pouco dessa situação e o fator de sair na rua todos os dias. O mundo está um caos.

TMDQA!: Realmente, estamos vivendo em um caos. O mundo todo, né? E é interessante ouvir de vocês o caos que vocês viveram, acho que cada um tem vivido seus “caos particulares”. Inclusive, como tem sido viver esse caos no Brasil acompanhando o Red Hot Chili Peppers em turnê?

Zach Irons: Tem sido a melhor turnê que já fizemos em toda a nossa carreira! Com certeza a maior experiência que já tivemos. Foi a maior receptividade de público que a gente já teve com certeza. É um orgulho abrir o show dos nossos heróis todas essas noites.

TMDQA!: Eu estive no show de São Paulo e foi muito interessante ver o show de vocês ao vivo, vocês realmente deixaram o público bem animado antes do Red Hot começar! Me chamou atenção quando vocês cantaram “Be Bold Like Elijah” e uma cover de “Feel Good Inc.”, dos Gorillaz. A galera foi à loucura..

Dylan Williams: É muito legal ver a paixão, os apaixonados pela música e saber que a gente ama o rock assim como vocês amam! Isso não acontece em todo lugar, mas aqui nos sentimos em casa.

Continua após o vídeo

TMDQA!: Vocês tiveram tempo de aproveitar um pouco o Brasil? A gente sabe que o Chad Smith foi pra diversos lugares, mas e vocês? Teve algo que gostaram mais daqui? Tiveram tempo de ouvir um pouco de música brasileira?

Dylan Williams: Sim! Nós tivemos tempo de explorar um pouco, experimentamos comidas, visitamos Ipanema e a praia, tentamos fazer alguns amigos brasileiros. A gente queria descobrir os hinos e as músicas mais clássicas daqui…

TMDQA!: Uau. Que bom que se divertiram! Teve alguma música que chamou atenção de vocês?

Zach Irons: Olha, eu amo Sepultura. E eu tive essa ideia agora, nós deveríamos fazer uma cover de Sepultura no show. Nós estamos conversando aqui e eu pensei “deveríamos fazer cover de alguma música do Sepultura”. Não estou dizendo que nós iremos com certeza, mas é uma ideia.

TMDQA!: Com certeza é uma boa idéia. A gente ia adorar!

Dylan Williams: Olha, eu tenho uma lista aqui com algumas músicas. Perdoa o meu português: “You Don’t Know Me”, de Caetano Veloso; “Descobridor dos Sete Mares”, de Tim Maia; “Taj Mahal”, de Jorge Ben Jor e “Evidências”, de Chitãozinho e Xororó!

TMDQA!: Com certeza vocês tem uma bela lista aí! Aproveitem! Pessoal, muito obrigado pelo papo e espero que a gente veja vocês em breve novamente no Brasil.

IRONTOM: Obrigado e estamos trabalhando para voltar aqui no ano que vem! Adoramos a conversa!

Harry Hayes: Se vocês puderem incentivar as pessoas a comentarem pedindo para nós estarmos no Lollapalooza do ano que vem, comentem lá. A gente sabe que já foi anunciado, mas seria ótimo estar de volta em breve no festival!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!