Pearl Jam
Foto por Danny Clinch

Depois do baterista Matt Cameron confirmar que o próximo álbum do Pearl Jam já está pronto, agora o guitarrista Mike McCready falou sobre a sonoridade do disco e disse que ele “é muito mais pesado do que você esperaria”.

Em entrevista à revista Classic Rock, o músico revelou que gravou a guitarra principal em algumas faixas – algo que normalmente é função de Stone Gossard – e por isso se sentiu como na época do Temple of the Dog, projeto com Chris Cornell que precedeu o Pearl Jam no início dos anos 1990.

McCready também comparou as linhas de bateria de Cameron no novo disco com o que ele fez no Soundgarden, outra banda que tinha Cornell nos vocais.

O guitarrista do Pearl Jam creditou esse resgate da sonoridade antiga da banda ao produtor Andrew Watt, dizendo que ele incentivou todos os integrantes a tocarem de forma “enérgica e melódica” (via Guitar.com):

[O som do novo disco] é muito mais pesado do que você esperaria. Tem as melodias e a energia dos nossos primeiros discos. Andrew nos incentivou a tocar da forma mais intensa, melódica e consciente, como não fazíamos havia muito tempo.

Eu sinto que a bateria de Matt Cameron tem elementos do que ele fazia no Soundgarden. E para o bem ou para o mal, vocês vão ouvir muito mais guitarra principal da minha parte, algo que eu não fazia há tempos.

Eu fui à loucura como fiz com Chris Cornell na música ‘Reach Down’ [1991] tantos anos atrás. Eu fiz de novo, e geralmente o primeiro ou o segundo take são os melhores. Depois eu começo a pensar demais e não tem o mesmo sentimento. Mas Andrew conseguiu uma verdadeira façanha, como dizem.

Eita! Você pode ir aquecendo para essa novidade ao som de “Reach Down”, música mencionada acima, que está disponível ao final da matéria através da playlist TMDQA! Classics.

Novo disco do Pearl Jam foi produzido por Andrew Watt

Mike McCready ainda foi mais a fundo sobre o trabalho com Andrew Watt, que se tornou o queridinho de gigantes do Rock e só nos últimos anos produziu discos renomados dos Rolling Stones, Ozzy Osbourne, Iggy Pop, Post Malone e mais.

O guitarrista do Pearl Jam brincou dizendo que o produtor tem uma “cara mais Pop”, mas tem o Rock no coração e muito foco para fazer as sessões de estúdio fluírem bem:

Andrew Watt é tipo um produtor de Pop mais jovem, mas ele é um cara do Rock no coração – eu acho que somos a banda favorita dele. Quando estivemos no estúdio com ele no último ano, ele botou a gente pra ralar mesmo, nos deixou focados e tocando música após música. Demoramos um tempão pra fazer o ‘Gigaton’, mas o novo disco não demorou nada. Andrew ficava tipo: ‘Vocês demoram demais pra gravar disco, vamos fazer isso agora!’.

Ainda não há informações sobre o nome e a data de lançamento do sucessor de Gigaton (2020), mas espera-se que seja em 2024 e que o Pearl Jam saia para mais uma turnê mundial depois disso. As primeiras datas, inclusive, já foram anunciadas, mas o Brasil ainda não está na rota.

As expectativas estão altíssimas, hein?!

LEIA TAMBÉM: Que encontro! Guitarrista do Pearl Jam toca “Paradise City” com Slash em show do Guns N’ Roses

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!