Conheça Shonen Knife, banda japonesa favorita de Kurt Cobain 2
Imagens: Divulgação

Kurt Cobain era um grande amante de música sem nenhuma restrição de estilo, época ou nacionalidade, e sempre incorporou essas influências no Nirvana e em toda a estética que ajudou a criar para o Grunge e o Rock dos anos 90.

O vocalista estava ligado, por exemplo, em um trio feminino de Pop Punk formado em 1981 na cidade de Osaka, no Japão, chamado Shonen Knife. E não era só Kurt: algumas das maiores bandas noventistas admiravam o grupo que tem uma história incrível!

Continua após o vídeo

Shonen Knife

O Shonen Knife foi formado pelas colegas de escola Naoko Yamano e Michie Nakatani, que eram amantes dos Beatles, dos Ramones, de comidas gostosas e animais fofinhos. Sim, a grande maioria das músicas da banda fala de coisas banais e pequenos prazeres da vida, cantadas em japonês e inglês.

O álbum de estreia, Burning Farm, veio em 1983 e caiu nas graças de Calvin Johnson, fundador da gravadora K. Records – muito influente na cena alternativa de Washington – durante uma visita a Tóquio.

O americano convidou o Shonen Knife para lançar o disco nos Estados Unidos, e a versão especial, que saiu em 1985, contou com covers feitas por nomes como Sonic Youth e L7.

Continua após o vídeo

Nirvana convidou Shonen Knife para turnê do Nevermind

Seis anos depois, o Nirvana se maravilhou com o Shonen Knife e convidou as japonesas para uma turnê no final de 1991, justamente após o lançamento de Nevermind, quando a banda estava revolucionando o Rock e se tornando uma das maiores do planeta.

Em entrevista recente ao The Guardian, a vocalista e guitarrista Naoko Yamano relembrou as noites em que se apresentou junto com Kurt Cobain, e elogiou a entrega e energia do vocalista, mesmo que tenha sentido “medo” dele no início:

Eu não sabia o que era o Nirvana antes disso, mas eles pareciam selvagens e eu fiquei assustada, não queria fazer turnê com eles a princípio. Mas depois nos tornamos amigos. O Kurt dava tudo de si todas as noites, gritando e tocando guitarra tão forte, então eu respeitava muito a atitude do Nirvana ao fazer música. E como somos mulheres e tínhamos vindo de um país distante, o público nos tratava com respeito.

LEIA TAMBÉM: Kurt Cobain (Nirvana) e seu envolvimento com os movimentos LGBTQIA+ e Riot Grrrl

O próprio Kurt também celebrou aquela turnê ao lado do Shonen Knife. Em entrevista durante o Reading Festival em 1991, ele disse que a banda japonesa era “a melhor do mundo”. Depois, num papo com o jornal Melody Maker, ele se disse fã da sonoridade alegre das japonesas durante a abertura de seus shows:

Eu nunca fiquei tão animado em toda a minha vida. Elas tocam música pop, pop, muito pop!

Continua após a foto

Ouça Burning Farm, um dos discos preferidos de Kurt Cobain

Conheça Shonen Knife, banda japonesa favorita de Kurt Cobain
Foto: Divulgação (via The Guardian)

Após a morte de Kurt Cobain, uma anotação em seu diário em que ele listou seus 50 discos preferidos de todos os tempos ficou famosa, e adivinha só: Burning Farm, do Shonen Knife, está entre eles!

Vale ressaltar que aquele foi só o álbum de estreia de Naoko Yamano e companhia. A banda está em atividade até hoje, somando mais de 40 anos de carreira, 22 discos de estúdio e 6 álbuns ao vivo lançados, e elas continuam fazendo shows por todo o mundo. Que história!

Ouça abaixo Burning Farm, um dos álbuns favoritos de Kurt Cobain.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!